Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Segundo Vieira (2012), os objetivos de um psicodiagnóstico variam muito. Considerando essa delimitação, assinale a alternativa que NÃO corresponde aos objetivos de um psicodiagnóstico.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Avaliar um paciente para atender demandas trabalhistas de uma empresa.

Gabarito Letra C

Segundo Vieira (2012), os objetivos de um psicodiagnóstico variam muito. Considerando essa delimitação, assinale a alternativa que NÃO corresponde aos objetivos de um psicodiagnóstico.

 

Pra responder essa questão, da forma que as afirmativas foram construídas, é preciso saber apenas o que é um psicodiagnóstico. Vamos revisar:

O psicodiagnóstico é um dos tipos de avaliação psicológica realizada com objetivos clínicos, portanto, não abrange todas as formas de avaliação psicológica. Atualmente, a avaliação psicológica é entendida como um processo que permite descrever e compreender a pessoa em suas diferentes características, investigando tanto aspectos da personalidade quanto aspectos cognitivos, abordando possíveis sintomas, questões do desenvolvimento, questões neuropsicológicas, características adaptativas e desadaptativas, entre outros, permitindo, assim, que se chegue a um prognóstico e à melhor estratégia e/ou à abordagem terapêutica necessária. De modo geral, pode-se afirmar que o psicodiagnóstico é um processo bipessoal (psicólogo – avaliando/grupo familiar), de duração limitada no tempo, com um número aproximadamente definido de encontros, que procura descrever e compreender as forças e as fraquezas do funcionamento psicológico de um indivíduo, tendo foco na existência ou não de uma psicopatologia (Cunha, 2000). Assim, o psicodiagnóstico pode ser entendido como um processo com início, meio e fim, que utiliza entrevistas, técnicas e/ou testes psicológicos para compreender as potencialidades e as dificuldades apresentadas pelo avaliando, tendo por base uma teoria psicológica e buscando, assim, coletar dados mais substanciais para a realização de um encaminhamento mais apropriado. Então, possibilita descrever o funcionamento atual, confirmar, refutar ou modificar impressões; realizar diagnóstico diferencial de transtornos mentais, comportamentais e cognitivos; identificar necessidades terapêuticas e recomendar a intervenção mais adequada, levando em conta o prognóstico (Witternborn, 1999)”

 

Com a definição de psicodiagnóstico, vamos relembrar alguns de seus objetivos:

“Os objetivos do psicodiagnóstico variam muito, dentre eles: a) descrever e compreender a personalidade do paciente (Ocampo e Arzeno, 1990); b) responder às questões formuladas a partir do encaminhamento e das entrevistas iniciais (Cunha, 2000); c) elucidar o significado das perturbações e buscar compreensão psicológica globalizada do paciente – forças intrapsíquicas, forças intrafamiliares e forças socioculturais (Trinca, 1984). As queixas, as dúvidas, os quesitos a serem respondidos, o contexto e a orientação para resolução de problemas e tomada de decisões serão integrantes centrais na definição dos objetivos de cada psicodiagnóstico em particular. “


a)  Descrever e compreender a personalidade de um paciente.

Certo! Compreender a personalidade de um paciente é importante em uma avaliação com objetivos clínicos.


b)  Elucidar o significado de perturbações psicológicas.

Certo! O conhecimento desses significados também é importante para a prática clínica.

 

c)  Avaliar um paciente para atender demandas trabalhistas de uma empresa.

Errado. Demandas trabalhistas não são objetivos clínicos. O psicodiagnóstico é um tipo específico de avaliação, realizado apenas no contexto clínico.


d)  Responder às questões formuladas por encaminhamentos e/ou entrevistas iniciais.

Certo! Esse é um objetivo fundamental do psicodiagnóstico.


e)  Buscar compreensão psicológica globalizada do paciente.

Certo! Mais um objetivo importante.

 

Assim, nosso gabarito é Letra C

 

Fonte: HUTZ, C. S. et al. (Org.). Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *