Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre o Processo de Psicodiagnóstico Clínico, marque V(verdadeiro) ou F(falso).

(   ) Apesar de possibilitar uma avaliação global da personalidade do paciente, esse processo não permite diferenciar níveis de funcionamento ou natureza da patologia.

(   ) Pode ser compreendido como uma forma específica de avaliação psicológica, limitada no tempo, que utiliza técnicas e testes psicodiagnósticos.

(   ) Um dos objetivos do diagnóstico diferencial dentro do processo é identificar alternativas diagnósticas de acordo com os sintomas apresentados.

(   ) Os documentos psicológicos devem apresentar descrições literais dos atendimentos realizados, principalmente quando tais descrições se justificam tecnicamente.

(   ) O foco da atenção durante o processo de psicodiagnóstico deve estar exclusivamente em torno do instrumento de avaliação.

A sequência correta é:

Continua após a publicidade..

Resposta:

ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

QUESTÃO ANULADA

   

Sobre o Processo de Psicodiagnóstico Clínico, marque V(verdadeiro) ou F(falso).

 

( F ) Apesar de possibilitar uma avaliação global da personalidade do paciente, esse processo não permite diferenciar níveis de funcionamento ou natureza da patologia.

  

Incorreto. O psicodiagnóstico permite, sim, diferenciar níveis de funcionamento ou natureza da patologia (através do diagnóstico diferencial).

 

"Diagnóstico Diferencial - São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia."

 

Fonte: "Psicodiagnóstico-V" (Cunha)

 

( V ) Pode ser compreendido como uma forma específica de avaliação psicológica, limitada no tempo, que utiliza técnicas e testes psicodiagnósticos.

  

Correto. Contudo tem um pequeno erro que pode abrir margem para questionamentos. Veja:

 

"Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso."

 

Fonte: "Psicodiagnóstico-V" (Cunha)

 

F ) Um dos objetivos do diagnóstico diferencial dentro do processo é identificar alternativas diagnósticas de acordo com os sintomas apresentados.

  

Incorreto. Conforme vimos acima, o diagnóstico diferencial permite diferenciar alternativas diagnósticas.

 

( F ) Os documentos psicológicos devem apresentar descrições literais dos atendimentos realizados, principalmente quando tais descrições se justificam tecnicamente.

  

Incorreto. Os documentos psicológicos devem apresentar apenas as informações necessárias.

 

( F ) O foco da atenção durante o processo de psicodiagnóstico deve estar exclusivamente em torno do instrumento de avaliação.

 

Incorreto. O foco da atenção é no sujeito que está sendo avaliado.

 

Portanto, a sequência ficou F V F F F. Não encontramos essa sequência. A banca optou por anular a questão.

 

A sequência correta é:


a)  F, V, F, V, V.
b)  V, V, F, F, V.
c)  V, F, V, F, F.
d)  F, V, V, F, F.
e)  V, F, V, V, F.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *