Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre o processo de Psicodiagnóstico, é CORRETO afirmar:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) é uma tarefa do psicólogo clínico e a única que lhe é privativa.

     

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"O psicodiagnóstico é uma tarefa do psicólogo clínico e a única que lhe privativa. É, pois, de fundamental importância que consiga exercê-la e exercê-la bem.

 

(...)

 

Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos; portanto, não abarca todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais (Cunha et alii, 1993; Cunha, 1996).

 

(...)

 

Numa perspectiva clínica, a avaliação que é feita comumente é chamada de psicodiagnóstico, porque procura avaliar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia.

 

(...)

 

Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.

 

Caracterizamos o psicodiagnóstico como um processo científico, porque deve partir de um levantamento prévio de hipóteses que serão confirmadas ou infirmadas através de passos predeterminados e com objetivos precisos. Tal processo é limitado no tempo, baseado num contrato de trabalho entre paciente ou responsável e o psicólogo, tão logo os dados iniciais permitam estabelecer um plano de avaliação e, portanto, uma estimativa do tempo necessário (número aproximado de sessões de exame)."

 

Fonte: "Psicodiagnóstico-V" (Cunha)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra D.

 

a)  é uma avaliação psicológica, que abarca todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais.

 

b)  procura avaliar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, sempre buscando validar a existência de psicopatologias.

 

c)  as técnicas utilizadas nesse processo são exclusivamente projetivas.

 

d)  é uma tarefa do psicólogo clínico e a única que lhe é privativa.

 

e)  é um processo científico, limitado no tempo, que não exige a utilização de técnicas e testes psicológicos.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *