Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre o psicodiagnóstico, é CORRETO afirmar que:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos , em nível individual ou não, seja para entender problemáticas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados, na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.

Gabarito: Letra B

Sobre o psicodiagnóstico, é CORRETO afirmar que:
a)  Fazer um diagnóstico psicológico significa necessariamente o mesmo que fazer um psicodiagnóstico.

Errado. Diagnóstico psicológico e psicodiagnóstico não são sinônimos. O primeiro é mais abrangente, e o segundo se restringe ao contexto clínico.


b)  Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos , em nível individual ou não, seja para entender problemáticas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados, na base dos quais são propostas soluções, se for o caso

Certo! Essa é a definição de psicodiagnóstico para Jurema Alcides Cunha.


c)  Psicodiagnóstico é um termo que designa um tipo de avaliação psicológica com propósitos clínicos, em que não há a utilização de testes, há a utilização de outras estratégias, para avaliar um sujeito de forma sistemática, científica, orientada para a resolução de problemas.

Errado. Dependendo do autor, você pode encontrar que necessariamente há a aplicação de testes no psicodiagnóstico, enquanto em outros pode ou não haver, mas nenhum afirma que nesse tipo de avaliação não possa ter a utilização de testes.


d)  No processo de psicodiagnóstico obrigatoriamente ocorrem entrevistas livres ou totalmente abertas, além da aplicação de testes e também técnicas projetivas.

Errado. A escolha dos instrumentos a serem utilizadas deve ser feita de acordo com os objetivos e particularidades do avaliando.

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *