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Sobre o Psicodiagnóstico é INCORRETO afirmar:

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Resposta:

A alternativa correta é letra C) Pode-se avaliá-lo como um conceito amplo, e se refere ao modo de conhecer fenômenos e processos psicológicos por meio de procedimentos de diagnósticos e prognósticos, criando as condições para a coleta de dados e permitindo dimensionar esse conhecimento.

 

Sobre o Psicodiagnóstico é INCORRETO afirmar:

 
  

As proposições trazidas por esta questão têm por base as contribuições de vários autores da área pertinente ao tema psicodiagnóstico. Tendo por fundamento as literaturas destacadas, vamos à análise dos itens apresentados.

 
 

a)  O psicodiagnóstico pode ser compreendido como uma forma específica de avaliação psicológica, conduzida com propósitos clínicos e visando identificar forças e fraquezas no funcionamento psíquico, tendo como expectativa a descrição e compreensão, o mais profunda e completamente possível da personalidade do paciente ou do grupo familiar.

CORRETA. Conforme Cunha (2005, p.23):

“Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos e, portanto, não abrange todos os modelos de avaliação psicológica de diferenças individuais. É um processo que visa a identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia”

 

b)  É um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicodiagnósticos (input), seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), a partir dos quais são propostas soluções.

CORRETA. Segundo Cunha (2005, p.26):

“Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso”

 

c)  Pode-se avaliá-lo como um conceito amplo, e se refere ao modo de conhecer fenômenos e processos psicológicos por meio de procedimentos de diagnósticos e prognósticos, criando as condições para a coleta de dados e permitindo dimensionar esse conhecimento.

INCORRETA. A informação trazida pela alternativa não encontrou respaldo nas literaturas consultadas pertinentes ao assunto, portanto, opção FALSA.

 

d)  O psicodiagnóstico possibilita uma avaliação global da personalidade do paciente, determinação da natureza, intensidade e relevância dos distúrbios, fornecimento de subsídios a demais profissionais, definição do tipo de intervenção terapêutica, prognóstico da evolução terapêutica e pesquisa psicológica.

CORRETA. Dentre as possibilidades do processo psicodiagnóstico, Trinca (1984) destaca:

“...a avaliação global da personalidade, a determinação da natureza e intensidade de um distúrbio, a orientação psicológica, o fornecimento de subsídios, indicações e encaminhamentos terapêuticos, o planejamento terapêutico, o prognóstico da evolução terapêutica e a pesquisa psicológica”

  

e)  Caracteriza-se por ser bi-pessoal (psicólogo – examinando), cujo propósito é investigar alguns aspectos em particular, de acordo com a sintomatologia e informações da indicação ou queixa, ou ainda favorecer a identificação de recursos potenciais e possibilidades do examinando.

CORRETA. Silva (2011) citando Nascimento (2005) menciona:

“...a avaliação psicológica ou psicodiagnóstico configura uma situação com papéis bem definidos, e com um contrato no qual uma pessoa (o paciente) pede ajuda, e o outro (o psicólogo) aceita o pedido e se compromete a satisfazê-lo dentro de suas possibilidades. É um processo bi-pessoal (psicólogo-examinando ou paciente e/ou grupo familiar), cujo objetivo é investigar alguns aspectos em particular, de acordo com a sintomatologia e informações da indicação ou queixa. Abrange aspectos passados, presentes (diagnóstico) e futuros (prognóstico) do paciente

 

_______________

Fonte consultada:

Cunha, J. A. (2005). Psicodiagnóstico V – 5a edição revisada e ampliada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul

Trinca, W. (Ed.) (1984). Diagnóstico Psicológico: a Prática Clínica. São Paulo: EPU.

Silva, A. C. D. (2011). Defectologia soviética e a deficiência intelectual: contribuições para a formação e atuação do psicólogo para o atendimento educacional especializado. Disponível em https://bit.ly/446WRDH

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