Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre os passos do processo psicodiagnóstico, assinale a alternativa correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) O plano de avaliação é um passo importante do processo psicodiagnóstico, visto que por meio deste se procura identificar os instrumentos e recursos que permitirão estabelecer a relação entre as perguntas iniciais e as possíveis respostas das hipóteses levantadas.

Gabarito Letra A

 

Sobre os passos do processo psicodiagnóstico, assinale a alternativa correta.

 

a)  O plano de avaliação é um passo importante do processo psicodiagnóstico, visto que por meio deste se procura identificar os instrumentos e recursos que permitirão estabelecer a relação entre as perguntas iniciais e as possíveis respostas das hipóteses levantadas.

Certo!

“Essencialmente, o plano de avaliação é um processo pelo qual se procura identificar recursos que permitam estabelecer uma relação entre as perguntas iniciais e suas possíveis respostas. O encaminhamento de um caso freqüentemente sugere um objetivo para o exame psicológico. Por vezes, propõe algumas questões, que permitem ao psicólogo estabelecer alguns pressupostos, que podem ser provisórios ou não. Via de regra, somente após um contato com os fatos, o clínico poderá definir com mais precisão as perguntas iniciais e os objetivos do psicodiagnóstico, isto é, após complementar e confrontar os dados do encaminhamento com informações subjetivas e objetivas sobre o caso, estará em condições de estabelecer seu plano de avaliação”

 

b)  A formulação de perguntas básicas e hipóteses, a serem confirmadas ou não durante o processo psicodiagnóstico, não deve ser considerada parte do processo psicodiagnóstico, mas sim parte do encaminhamento realizado para o processo.

Errado. A formulação de perguntas básicas e hipóteses é parte do processo psicodiagnóstico, um ponto de partida deste.

 

c)  É recomendado que a bateria de testes utilizada envolva apenas testes psicométricos em detrimento de técnicas projetivas, visto que estas últimas possuem menor fidedignidade em seus resultados.

Errado. Uma bateria de testes é útil porque envolve vários testes, abrangendo melhor as informações coletadas. Na maioria dos casos, é necessário que haja testes psicométricos e projetivos na bateria.

 

d)  Uma vez esclarecidos as hipóteses e objetivos do processo psicodiagnóstico, o psicólogo deve iniciar imediatamente o processo e, no decorrer deste, ir estabelecendo os informes necessários ao examinando (número de sessões, duração das sessões, honorários e outros).

Errado. Essas informações são acordadas no início do processo.

“O contrato de trabalho envolve um comprometimento de ambas as partes de cumprir certas obrigações formais. O psicólogo compromete-se a realizar um exame, durante certo número de sessões, cada uma com duração prevista, em horário predeterminado, definindo com o paciente ou responsável os tipos de informes necessários e quem terá acesso aos dados do exame. Eventualmente, tal informação já está determinada pelo encaminhamento, mas sempre convém examinar se existe uma aceitação tácita do interessado a respeito.”

 

e)  A interpretação dos dados coletados durante a entrevista não deve ser relacionada com a história

clínica do paciente, a fim de evitar erros de interpretação dos conteúdos coletados no material de testagem.

Errado. Pelo contrário, todos os dados colhidos devem ser relacionados com a história clínica e pessoal do paciente.

 

Nosso gabarito é Letra A.

 

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico-V. 5a ed. Porto Alegre: Artmed, 2003

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *