Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre os princípios gerais do diagnóstico em Psicologia, considere as seguintes assertivas:

 

I. O diagnóstico de um transtorno psiquiátrico é baseado, preponderantemente, nos dados clínicos. Ademais, dosagens laboratoriais, exames de neuroimagem estrutural e funcional, testes psicológicos ou neuropsicológicos auxiliam o diagnóstico diferencial entre um transtorno primário e uma doença neurológica funcional ou sistêmica.

 

II. O diagnóstico psicopatológico, com exceção dos quadros psico-orgânicos (delirium, demências, síndromes focais etc.) é baseado em possíveis mecanismos etiológicos supostos pelo entrevistador.

 

III. De modo geral, não existem sintomas psicopatológicos totalmente específicos de um determinado transtorno mental.

 

É CORRETO o que se afirma em:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) I e III, apenas.

Análise dos itens:

I. O diagnóstico de um transtorno psiquiátrico é baseado, preponderantemente, nos dados clínicos. Ademais, dosagens laboratoriais, exames de neuroimagem estrutural e funcional, testes psicológicos ou neuropsicológicos auxiliam o diagnóstico diferencial entre um transtorno primário e uma doença neurológica funcional ou sistêmica. CORRETO.

 

II. O diagnóstico psicopatológico, com exceção dos quadros psico-orgânicos (delirium, demências, síndromes focais etc.) é baseado em possíveis mecanismos etiológicos supostos pelo entrevistador. INCORRETO.

 

Podemos encontrar a justificativa do item no livro de Dalgalarrondo (2008), que afirma exatamente o contrário da ideia acima. O autor explica que o diagnóstico psicopatológico é baseado principalmente no perfil de sintomas e sinais demonstrados pelo paciente considerando o histórico da doença e o instante da entrevista.

 

III. De modo geral, não existem sintomas psicopatológicos totalmente específicos de um determinado transtorno mental. CORRETO.

 

 


Podemos dizer que é correto o que se afirma em I e III.

 

 

Fonte: DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Artmed, 2008.

 

 

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *