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Sobre Psicodiagnóstico Compreensivo, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

 

I. Busca encontrar um sentido para o conjunto das informações disponíveis, tomar aquilo que é relevante e significativo da personalidade, entrar empaticamente em contato emocional com alguém e conhecer os motivos profundos da vida emocional da pessoa.

 

II. Sobre o aspecto interventivo, pode ser entendido como uma forma de avaliação psicológica, subordinada ao pensamento clinico, para apreensão da dinâmica intrapsíquica, compreensão da problemática do indivíduo e intervenção nos aspectos relevantes ou determinantes dos desajustamentos responsáveis por seu sofrimento psíquico.

 

III. No tipo compreensivo, o trabalho do psicólogo tem como principal foco a compreensão do paciente e a dinâmica familiar. A investigação da estrutura familiar e do significado do sintoma dentro desse contexto.

 

IV. Nesse psicodiagnóstico o Ludodiagnóstico tem fundamental importância. Muito mais do que um instrumento para o estabelecimento do rapport. Pode-se dizer que a atividade lúdica é a forma de expressão típica da criança, e essa técnica é um instrumento para o conhecimento inicial.

 

V. Nesse modelo o psicólogo se afasta do lugar de técnico ou especialista detentor do saber e estabelece com o paciente uma relação de cooperação, em que a capacidade de ambas as partes, de observarem, aprenderem e compreenderem, constitui a base indispensável ao trabalho.

 

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Resposta:

A alternativa correta é letra C) Apenas I, II e IV estão corretas.

Gabarito Letra C

 

Sobre Psicodiagnóstico Compreensivo, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

 

I. Busca encontrar um sentido para o conjunto das informações disponíveis, tomar aquilo que é relevante e significativo da personalidade, entrar empaticamente em contato emocional com alguém e conhecer os motivos profundos da vida emocional da pessoa.

Verdadeiro! Veja o que diz Trinca sobre o psicodiagnóstico compreensivo:

“Processo compreensivo. A idéia de um processo de tipo compreensivo decorreu da necessidade de um a designação bastante abrangente, que abarcasse a multiplicidade de fatores em jogo na realização de estudos de casos, tal como a encontramos hoje em nosso meio. O termo deriva de compraehendere que, em latim, significa abraçar, tom ar e apreender o conjunto. Designa, presentem ente, no diagnóstico psicológico, um a série de situações que inclui, entre outros aspectos, o de encontrar um sentido para o conjunto das informações disponíveis, tom ar aquilo que é relevante e significativo na personalidade, entrar empaticamente em contato emocional e, tam­bém, conhecer os motivos profundos da vida emocional de alguém.”

 

II. Sobre o aspecto interventivo, pode ser entendido como uma forma de avaliação psicológica, subordinada ao pensamento clinico, para apreensão da dinâmica intrapsíquica, compreensão da problemática do indivíduo e intervenção nos aspectos relevantes ou determinantes dos desajustamentos responsáveis por seu sofrimento psíquico.

Verdadeiro! Encontramos essa informação em Affonso (2012), citando Paulo (2004):

“Finalmente, pensando no aspecto interventivo do psicodiagnóstico, pode -se dizer que este pode ser entendido como uma forma de avaliação psicológica, subordinada ao pensamento clínico, para apreensão da dinâmica intrapsíquica, compreensão da problemática do indivíduo e intervenção nos aspectos emergentes, relevantes e/ou determinantes dos desajustamentos responsáveis por seu sofrimento psíquico e que, ao mesmo tempo, e por isso, permite uma intervenção eficaz (Paulo, 2004)”

 

III. No tipo compreensivo, o trabalho do psicólogo tem como principal foco a compreensão do paciente e a dinâmica familiar. A investigação da estrutura familiar e do significado do sintoma dentro desse contexto.

Errado. Essa é a entrevista familiar diagnóstica.

 

IV. Nesse psicodiagnóstico o Ludodiagnóstico tem fundamental importância. Muito mais do que um instrumento para o estabelecimento do rapport. Pode-se dizer que a atividade lúdica é a forma de expressão típica da criança, e essa técnica é um instrumento para o conhecimento inicial.

Certo! Ainda em Affonso:

“Dentro do psicodiagnóstico compreensivo, o ludodiagnóstico tem fundamental importância. Muito mais do que um instrumento para o estabelecimento do rapport (para o que também é indicado), pode -se dizer que a atividade lúdica é a forma de expressão típica da criança, e essa técnica é um instrumento para o conhecimento inicial.”

 

V. Nesse modelo o psicólogo se afasta do lugar de técnico ou especialista detentor do saber e estabelece com o paciente uma relação de cooperação, em que a capacidade de ambas as partes, de observarem, aprenderem e compreenderem, constitui a base indispensável ao trabalho.

Errado. Isso acontece no modelo fenomenológico.

 

Dessa forma, Apenas I, II e IV estão corretas.

 

Referência

AFFONSO, Rosa Maria Lopes. Ludodiagnóstico: investigação clínica através do brinquedo. Porto Alegre: Artmed, 2014.

TRINCA, Walter. Diagnóstico psicológico: prática clínica. São Paulo: EPU, 1984.

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