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Caso clínico 1A1-I

Artur, com 7 anos de idade, tem desenvolvido crises de raiva e irritabilidade. Durante a avaliação psicológica, sua mãe relatou que ele tem histórico de problemas escolares, com queixas de heteroagressividade entre os colegas, professores e assistentes da escola e, ainda, que não atende a comandos, possui baixa tolerância a frustrações e reação extrema quando da imposição de regras e limites. A mãe contou que ela e o pai de Artur são separados desde quando a criança tinha dois anos de idade; eles tinham muitos conflitos e divergiam sobre a criação do filho. Atualmente, ela tem a guarda unilateral de Artur. Por fim, informou que, havia 15 dias, Artur iniciou medicação prescrita pelo psiquiatra, que o encaminhou para o psicodiagnóstico.

No que se refere ao caso clínico 1A1-I e à avaliação psicodiagnóstica, julgue os itens a seguir.

I A hora de jogo diagnóstica constitui um instrumento técnico que poderá ser utilizado para melhor compreender a realidade de Artur.

II Por não constituir uma demanda psicoterápica, a entrevista com professores ou equipe escolar de Artur não é recomendada.

III A entrevista lúdica pode ser utilizada no caso de Artur, sendo um processo estruturado e sistematizado de avaliação psicodiagnóstica infantil.

IV O rapport é uma condição fundamental no processo de avaliação psicológica de Artur.

Estão certos apenas os itens

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Resposta:

A alternativa correta é letra B) I e IV.

Gabarito: Letra B

I A hora de jogo diagnóstica constitui um instrumento técnico que poderá ser utilizado para melhor compreender a realidade de Artur.

Certo! Como as crianças não dominam ainda a capacidade de se comunicar verbalmente, as atividades lúdicas são ótimos recursos para compreender a realidade delas.

“Iniciar com uma sessão mais livre e menos estruturada contendo uma atividade mais lúdica é sempre um bom começo. Nela, é possível observar como a criança se comporta, como lida com a frustração e como estabelece o vínculo, podendo ainda, verificar certos comportamentos diante de uma tarefa simples, como por exemplo, sensação de ansiedade, desatenção nas instruções, impulsividade, cansaço e/ou desinteresse. Ao utilizar brinquedos, fantoches, massinhas e desenhos como mediadores, a criança se expressa e vivencia experiências do cotidiano num espaço acolhedor através do brincar espontâneo (Arzeno, 1995). A hora do jogo diagnóstica, como também é intitulada esta técnica, propicia acesso ao mundo interno consciente e inconsciente da criança (Aberastury, 1992).”

 

II Por não constituir uma demanda psicoterápica, a entrevista com professores ou equipe escolar de Artur não é recomendada.

 Errado. É importante que o psicólogo colete informações de diversas fontes, que conheçam Artur em contextos variados, por isso, a entrevista com os professores pode ser útil ao processo.

 

III A entrevista lúdica pode ser utilizada no caso de Artur, sendo um processo estruturado e sistematizado de avaliação psicodiagnóstica infantil.

  Errado. A entrevista lúdica não é estruturada ou sistematizada.

 

IV rapport é uma condição fundamental no processo de avaliação psicológica de Artur.

Certo! O rapport é fundamental para a condução de uma avaliação psicológica, seja de adultos ou crianças.

  

Assim, apenas I e IV estão corretas.

Nosso gabarito é Letra B.

Referência

Lins, M. R. C., & Borsa, J. C. (Eds.). (2017). Avaliação Psicológica: Aspectos teóricos e práticos. Petrópolis, RJ: Vozes.

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