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Caso clínico 1A1-I
Artur, com 7 anos de idade, tem desenvolvido crises de raiva e irritabilidade. Durante a avaliação psicológica, sua mãe relatou que ele tem histórico de problemas escolares, com queixas de heteroagressividade entre os colegas, professores e assistentes da escola e, ainda, que não atende a comandos, possui baixa tolerância a frustrações e reação extrema quando da imposição de regras e limites. A mãe contou que ela e o pai de Artur são separados desde quando a criança tinha dois anos de idade; eles tinham muitos conflitos e divergiam sobre a criação do filho. Atualmente, ela tem a guarda unilateral de Artur. Por fim, informou que, havia 15 dias, Artur iniciou medicação prescrita pelo psiquiatra, que o encaminhou para o psicodiagnóstico.
No que se refere ao caso clínico 1A1-I e à avaliação psicodiagnóstica, julgue os itens a seguir.
I A hora de jogo diagnóstica constitui um instrumento técnico que poderá ser utilizado para melhor compreender a realidade de Artur.
II Por não constituir uma demanda psicoterápica, a entrevista com professores ou equipe escolar de Artur não é recomendada.
III A entrevista lúdica pode ser utilizada no caso de Artur, sendo um processo estruturado e sistematizado de avaliação psicodiagnóstica infantil.
IV O rapport é uma condição fundamental no processo de avaliação psicológica de Artur.
Estão certos apenas os itens
- A) I e III.
- B) I e IV.
- C) II e III.
- D) I, II e IV.
- E) II, III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) I e IV.
Gabarito: Letra B
I A hora de jogo diagnóstica constitui um instrumento técnico que poderá ser utilizado para melhor compreender a realidade de Artur.
Certo! Como as crianças não dominam ainda a capacidade de se comunicar verbalmente, as atividades lúdicas são ótimos recursos para compreender a realidade delas.
“Iniciar com uma sessão mais livre e menos estruturada contendo uma atividade mais lúdica é sempre um bom começo. Nela, é possível observar como a criança se comporta, como lida com a frustração e como estabelece o vínculo, podendo ainda, verificar certos comportamentos diante de uma tarefa simples, como por exemplo, sensação de ansiedade, desatenção nas instruções, impulsividade, cansaço e/ou desinteresse. Ao utilizar brinquedos, fantoches, massinhas e desenhos como mediadores, a criança se expressa e vivencia experiências do cotidiano num espaço acolhedor através do brincar espontâneo (Arzeno, 1995). A hora do jogo diagnóstica, como também é intitulada esta técnica, propicia acesso ao mundo interno consciente e inconsciente da criança (Aberastury, 1992).”
II Por não constituir uma demanda psicoterápica, a entrevista com professores ou equipe escolar de Artur não é recomendada.
Errado. É importante que o psicólogo colete informações de diversas fontes, que conheçam Artur em contextos variados, por isso, a entrevista com os professores pode ser útil ao processo.
III A entrevista lúdica pode ser utilizada no caso de Artur, sendo um processo estruturado e sistematizado de avaliação psicodiagnóstica infantil.
Errado. A entrevista lúdica não é estruturada ou sistematizada.
IV O rapport é uma condição fundamental no processo de avaliação psicológica de Artur.
Certo! O rapport é fundamental para a condução de uma avaliação psicológica, seja de adultos ou crianças.
Assim, apenas I e IV estão corretas.
Nosso gabarito é Letra B.
Referência
Lins, M. R. C., & Borsa, J. C. (Eds.). (2017). Avaliação Psicológica: Aspectos teóricos e práticos. Petrópolis, RJ: Vozes.
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