Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Um psiquiatra encaminhou um de seus pacientes adultos, diagnosticado com um transtorno mental grave e possível quadro de delírio, para a realização de uma avaliação psicológica. Nesse caso, o psicólogo a quem a solicitação foi feita deve, inicialmente,

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) realizar um contato direto com o psiquiatra que solicitou a avaliação, para esclarecer os dados que motivaram o encaminhamento.

Gabarito Letra C
 

Um psiquiatra encaminhou um de seus pacientes adultos, diagnosticado com um transtorno mental grave e possível quadro de delírio, para a realização de uma avaliação psicológica. Nesse caso, o psicólogo a quem a solicitação foi feita deve, inicialmente,

  

a)  entrevistar o paciente e informá-lo a respeito do pedido encaminhado pelo psiquiatra que está acompanhando o seu caso.

b)  entrevistar os familiares ou responsáveis pelo paciente, porque este foi diagnosticado com um transtorno mental grave.

c)  realizar um contato direto com o psiquiatra que solicitou a avaliação, para esclarecer os dados que motivaram o encaminhamento.

d)  entrar em contato com o paciente, para que este decida com quem ele acha mais apropriado que seja estabelecido o primeiro contato.

e)  entrevistar o psiquiatra que solicitou a avaliação, para levantar com ele as hipóteses que nortearão o processo de avaliação.

  

Hutz e cols dividem o processo psicodiagnóstico em 8 etapas:

 

“1. Determinar os motivos da consulta e/ou do encaminhamento e levantar dados sobre a história pessoal (dados de natureza psicológica, social, médica, profissional, escolar).

2. Definir as hipóteses e os objetivos do processo de avaliação. Estabelecer o contrato de trabalho (com o examinando e/ou responsável).

3. Estruturar um plano de avaliação (selecionar instrumentos e/ou técnicas psicológicas).

4. Administrar as estratégias e os instrumentos de avaliação.

5. Corrigir ou levantar, qualitativa e quantitativamente, as estratégias e os instrumentos de avaliação.

6. Integrar os dados colhidos, relacionados com as hipóteses iniciais e com os objetivos da avaliação.

7. Formular as conclusões, definindo potencialidades e vulnerabilidades.

8. Comunicar os resultados por meio de entrevista de devolução e de um laudo/relatório psicológico. Encerrar o processo de avaliação.”

 

Como o paciente foi encaminhado, o primeiro passo é determinar os motivos do encaminhamento,

entrando em contato com o psiquiatra que o fez. Isso é importante porque:

 

“O processo tem início no encaminhamento, que é o que justifica a sua realização. Vários são os profissionais que podem solicitar a avaliação psicológica, como neurologistas, psiquiatras, pedagogos, entre outros. No entanto, muitas vezes o encaminhamento é vago, cabendo ao psicólogo o seu esclarecimento prévio, para então ter certeza de que a indicação é, de fato, para um psicodiagnóstico.”

 

A alternativa que traz corretamente essa resposta é a Letra C, realizar um contato direto com o psiquiatra que solicitou a avaliação, para esclarecer os dados que motivaram o encaminhamento.

 

A alternativa E também diz que o primeiro contato deve ser com quem fez o encaminhamento, entretanto, pede que o psicólogo levante hipóteses junto com o psiquiatra, o que não seria adequado no processo.

 

Nosso gabarito fica, então, Letra C.

 

Referência

HUTZ, C. S. BANDEIRA, D.R; TRENTINI, C. M.; KRUG, J. S. Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *