Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

As inter-relações entre o conhecimento psicológico e aeducação se constituem em uma área de grande interesse paraa ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir,que expressam teorizações importantes e que têm influência naeducação e na compreensão de processos educacionais. Segundo a teoria de Wallon, os estágios de desenvolvimento se imbricam, interpenetram-se de maneira complexa, descontinuada, pontuada pelas crises, pelos conflitos e mutações. A passagem de um estágio a outro representa um remanejo, uma transformação brusca que implica conflitos entre o antigo e o novo tipo de atividade.

As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a
educação se constituem em uma área de grande interesse para
a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir,
que expressam teorizações importantes e que têm influência na
educação e na compreensão de processos educacionais.

Segundo a teoria de Wallon, os estágios de desenvolvimento se imbricam, interpenetram-se de maneira complexa, descontinuada, pontuada pelas crises, pelos conflitos e mutações. A passagem de um estágio a outro representa um remanejo, uma transformação brusca que implica conflitos entre o antigo e o novo tipo de atividade.

Resposta:

A alternativa correta é C)

As inter-relações entre o conhecimento psicológico e a
educação se constituem em uma área de grande interesse para
a ciência do desenvolvimento humano. Julgue os itens a seguir,
que expressam teorizações importantes e que têm influência na
educação e na compreensão de processos educacionais.

Segundo a teoria de Wallon, os estágios de desenvolvimento se imbricam, interpenetram-se de maneira complexa, descontinuada, pontuada pelas crises, pelos conflitos e mutações. A passagem de um estágio a outro representa um remanejo, uma transformação brusca que implica conflitos entre o antigo e o novo tipo de atividade.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

A teoria de Wallon é uma das abordagens mais importantes no estudo do desenvolvimento humano, pois destaca a complexidade e a dinâmica dos processos de mudança e crescimento. Além disso, sua teoria também destaca a importância da interação entre o ambiente e o indivíduo no processo de desenvolvimento.

Outra teoria importante é a de Piaget, que propõe que o desenvolvimento humano ocorre através de uma série de estágios, cada um caracterizado por uma forma única de pensar e de se relacionar com o mundo. Segundo Piaget, os estágios de desenvolvimento são:

  • sensoriomotor;
  • pré-operatório;
  • operatório concreto;
  • operatório formal.

Cada estágio é caracterizado por uma forma única de pensar e de se relacionar com o mundo, e a passagem de um estágio a outro é marcada por uma mudança significativa na forma como o indivíduo entende e interage com o ambiente.

A teoria de Vygotsky, por outro lado, destaca a importância da interação social no processo de desenvolvimento. Segundo Vygotsky, o desenvolvimento humano ocorre através da internalização de ferramentas culturais e sociais, como a linguagem e os símbolos. A interação com os outros é fundamental para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos.

Essas teorizações, entre outras, têm uma grande influência na educação, pois ajudam a entender como os alunos aprendem e se desenvolvem. Além disso, elas também fornecem diretrizes para a elaboração de estratégias de ensino mais eficazes e para a criação de ambientes de aprendizado que favoreçam o desenvolvimento dos alunos.

Portanto, é fundamental que os educadores tenham conhecimento dessas teorizações e as apliquem em sua prática pedagógica, para que possam criar ambientes de aprendizado que sejam adequados às necessidades dos alunos e que favoreçam o seu desenvolvimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *