Com relação à perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, julgueos itens seguintes. Na obra de Vygostky, adquire maior destaque o aspecto social, uma vez que, para esse autor, toda função psicológica é um acontecimento social, ao passo que a cultura figura em segundo plano.
Com relação à perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, julgue
os itens seguintes.
Na obra de Vygostky, adquire maior destaque o aspecto social, uma vez que, para esse autor, toda função psicológica é um acontecimento social, ao passo que a cultura figura em segundo plano.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
Com relação à perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, julgue
os itens seguintes.
Na obra de Vygostky, adquire maior destaque o aspecto social, uma vez que, para esse autor, toda função psicológica é um acontecimento social, ao passo que a cultura figura em segundo plano.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Vygotsky defende que as funções psicológicas superiores, como a linguagem, a memória e a resolução de problemas, são construídas socialmente. Ou seja, elas surgem a partir da interação entre os indivíduos e seu ambiente social. Nesse sentido, a cultura desempenha um papel fundamental na formação dessas funções, pois é através da cultura que os indivíduos aprendem a linguagem, os valores, as normas e as práticas sociais que caracterizam sua sociedade.
Portanto, é incorreto afirmar que, na obra de Vygotsky, a cultura figura em segundo plano. Ao contrário, a cultura é um elemento central na construção das funções psicológicas superiores. É a cultura que fornece os instrumentos simbólicos e as ferramentas cognitivas que os indivíduos utilizam para construir seu conhecimento e suas habilidades.
Além disso, Vygotsky destaca a importância da interação social na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo. Ele argumenta que os indivíduos aprendem e se desenvolvem mais rapidamente quando estão envolvidos em atividades sociais, como discussões, debates e jogos, do que quando estão sozinhos.
É importante notar que a perspectiva sociointeracionista de Vygotsky não nega a existência de processos psicológicos individuais, como a percepção e a memória. No entanto, ele defende que esses processos são influenciados e moldados pela cultura e pela interação social.
Em resumo, a afirmação de que, na obra de Vygotsky, a cultura figura em segundo plano é incorreta. A cultura é um elemento fundamental na construção das funções psicológicas superiores e na aprendizagem e desenvolvimento cognitivo.
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