Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

De acordo com Heloísa Kaefer, no livro Transtornos da Aprendizagem – Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar (2006), a escala Wechsler de Inteligência para Crianças e Adolescentes (WISC- III) permite identificar o funcionamento intelectual do indivíduo como um todo, as habilidades cognitivas específicas e a potencialidade para formular raciocínios abstratos e planejar estratégias mentais de ação. As funções cognitivas avaliadas distribuem-se em 15 subtestes, divididos em duas áreas: área verbal e área de performance ou de execução. Qual das funções cognitivas abaixo é avaliada pelos subtestes verbais?

De acordo com Heloísa Kaefer, no livro Transtornos da Aprendizagem – Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar (2006), a escala Wechsler de Inteligência para Crianças e Adolescentes (WISC- III) permite identificar o funcionamento intelectual do indivíduo como um todo, as habilidades cognitivas específicas e a potencialidade para formular raciocínios abstratos e planejar estratégias mentais de ação. As funções cognitivas avaliadas distribuem-se em 15 subtestes, divididos em duas áreas: área verbal e área de performance ou de execução. Qual das funções cognitivas abaixo é avaliada pelos subtestes verbais?

Resposta:

A alternativa correta é B)

Em se tratando da escala Wechsler de Inteligência para Crianças e Adolescentes (WISC-III), é importante destacar que os subtestes verbais avaliam as habilidades linguísticas e de processamento de informações verbais do indivíduo. Dentre as opções apresentadas, a resposta correta é B) Raciocínio aritmético.Os subtestes verbais da WISC-III incluem tarefas como a compreensão de histórias, a memória de dígitos, a realização de cálculos mentais e a resolução de problemas que envolvem raciocínio lógico e matemático. Portanto, o raciocínio aritmético é uma das funções cognitivas avaliadas pelos subtestes verbais.Já as outras opções não são avaliadas pelos subtestes verbais. A orientação e mapeamento espacial (A) é avaliada pela área de performance ou de execução, que inclui tarefas que envolvem habilidades visoespaciais e motoras. A síntese ou integração perceptiva (C) também é avaliada pela área de performance, que envolve a capacidade de integrar informações visuais e espaciais.A opção D) Ritmo de execução visomotora associado à concentração visual é avaliada pelo subteste de Codificação, que faz parte da área de performance. Já a opção E) Percepção de detalhes comuns ou análise perceptiva é avaliada pelo subteste de Figuras Completas, também parte da área de performance.Em resumo, a escala Wechsler de Inteligência para Crianças e Adolescentes (WISC-III) é um instrumento importante para avaliar as habilidades cognitivas de crianças e adolescentes, e os subtestes verbais são fundamentais para avaliar as habilidades linguísticas e de processamento de informações verbais do indivíduo.
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *