Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Lygia OhlWeiler, no livro “Transtornos da Aprendizagem- Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar” (2006) , afirma que a base da aprendizagem se localiza nas modificações estruturais e funcionais do neurônio e suas conexões. As funções cerebrais são estruturadas por um conjunto de neurônios formando sistemas funcionais. Luria, em 1976, dividiu os sistemas funcionais em quantas unidades?

Lygia OhlWeiler, no livro “Transtornos da Aprendizagem- Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar” (2006) , afirma que a base da aprendizagem se localiza nas modificações estruturais e funcionais do neurônio e suas conexões. As funções cerebrais são estruturadas por um conjunto de neurônios formando sistemas funcionais. Luria, em 1976, dividiu os sistemas funcionais em quantas unidades?

Resposta:

A alternativa correta é B)

De acordo com Luria, em 1976, os sistemas funcionais do cérebro podem ser divididos em três unidades funcionais principais. Essas unidades são responsáveis por diferentes processos cognitivos e motoros, e trabalham em conjunto para possibilitar a aprendizagem e o desenvolvimento. Essas unidades são:

A primeira unidade funcional é responsável pela recepção, processamento e armazenamento das informações sensoriais. É nessa unidade que as informações do meio ambiente são percebidas e processadas, e isso ocorre graças à atuação dos sentidos, como a visão, o ouvido, o tato, o paladar e o olfato.

A segunda unidade funcional é responsável pela programação, regulagem e controle das ações motoras. É nessa unidade que as informações processadas são transformadas em ações concretas, como movimentos, fala, escrita, entre outras.

A terceira unidade funcional é responsável pela regulação da atividade mental, incluindo a atenção, a memória, a linguagem e a resolução de problemas. É nessa unidade que as informações são analisadas, sintetizadas e relacionadas, permitindo a tomada de decisões e a resolução de problemas.

Essas três unidades funcionais trabalham em conjunto para possibilitar a aprendizagem e o desenvolvimento. Qualquer dificuldade em uma dessas unidades pode levar a transtornos da aprendizagem, como a dislexia, a discalculia, a disgrafia, entre outros.

Portanto, a resposta correta é B) 3. É importante lembrar que a compreensão dos sistemas funcionais do cérebro é fundamental para a abordagem neurobiológica e multidisciplinar dos transtornos da aprendizagem, como defende Lygia OhlWeiler em seu livro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *