Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Na história da humanidade, o estudo da criança é bastanterecente. Até o século XVII, a criança era vista como um adulto emminiatura e participava integralmente das atividades relativas àvida da comunidade, inclusive orgias e execuções. Com oaparecimento da infância como categoria, surgiu a psicologia dodesenvolvimento, trazendo importantes elementos para acompreensão particularizada da infância e seus processos.Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgueos itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento. Os conhecimentos da psicologia do desenvolvimento podem auxiliar o educador a escolher metodologias e programas de ensino adequados a cada faixa etária.

Na história da humanidade, o estudo da criança é bastante
recente. Até o século XVII, a criança era vista como um adulto em
miniatura e participava integralmente das atividades relativas à
vida da comunidade, inclusive orgias e execuções. Com o
aparecimento da infância como categoria, surgiu a psicologia do
desenvolvimento, trazendo importantes elementos para a
compreensão particularizada da infância e seus processos.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue
os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.

Os conhecimentos da psicologia do desenvolvimento podem auxiliar o educador a escolher metodologias e programas de ensino adequados a cada faixa etária.

Resposta:

A alternativa correta é C)

Na história da humanidade, o estudo da criança é bastante
recente. Até o século XVII, a criança era vista como um adulto em
miniatura e participava integralmente das atividades relativas à
vida da comunidade, inclusive orgias e execuções. Com o
aparecimento da infância como categoria, surgiu a psicologia do
desenvolvimento, trazendo importantes elementos para a
compreensão particularizada da infância e seus processos.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue
os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento.

Os conhecimentos da psicologia do desenvolvimento podem auxiliar o educador a escolher metodologias e programas de ensino adequados a cada faixa etária.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

Além disso, a psicologia do desenvolvimento também pode contribuir para a compreensão das necessidades específicas de cada fase do desenvolvimento infantil, como a formação de habilidades sociais, emocionais e cognitivas. Isso pode ajudar os educadores a criar ambientes de aprendizado mais eficazes e apropriados para cada grupo de alunos.

Outro ponto importante é que a psicologia do desenvolvimento pode ajudar a identificar problemas de desenvolvimento em crianças, como déficits de atenção ou transtornos de comportamento. Isso pode permitir que os educadores proporcionem apoio adicional e intervenções personalizadas para essas crianças, aumentando suas chances de sucesso.

Além disso, a compreensão dos processos de desenvolvimento infantil pode ajudar os educadores a estabelecer metas e objetivos realistas para cada faixa etária, evitando expectativas irrealistas e reduzindo o estresse em alunos e professores.

Por fim, a psicologia do desenvolvimento pode ajudar a promover uma abordagem mais holística da educação, considerando a criança como um todo e não apenas suas habilidades acadêmicas. Isso pode levar a uma educação mais integral e completa, que prepare os alunos para uma vida saudável e feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *