No que se refere aos princípios básicos e às contribuições dobehaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes. A contiguidade, a repetição e a contingência são mecanismos associativos empregados em situações de aquisição de novos repertórios comportamentais.
No que se refere aos princípios básicos e às contribuições do
behaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes.
A contiguidade, a repetição e a contingência são mecanismos associativos empregados em situações de aquisição de novos repertórios comportamentais.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
Além disso, é importante ressaltar que o behaviorismo também contribuiu para a compreensão de como os estímulos ambientais influenciam o comportamento humano. Nesse sentido, a teoria do condicionamento clássico, desenvolvida por Ivan Pavlov, demonstrou como os estímulos neutros podem se tornar associados a estímulos naturais, levando a respostas condicionadas.
O condicionamento operante, por sua vez, desenvolvido por B.F. Skinner, enfatizou a importância da consequência do comportamento, como reforço ou punição, na aquisição e manutenção de repertórios comportamentais. Essas contribuições teóricas tiveram um impacto significativo na área educacional, uma vez que ajudaram a compreender como os alunos aprendem e como os professores podem influenciar esse processo.
Julgue os itens seguintes:
- A teoria do condicionamento clássico é mais relevante para a compreensão do aprendizado humano do que a teoria do condicionamento operante.
- C) CERTO
- E) ERRADO
- O comportamento humano é completamente determinado pelo ambiente.
- C) CERTO
- E) ERRADO
- A aplicação de reforços positivos é uma estratégia eficaz para promover o aprendizado.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é E).
O gabarito correto é E).
O gabarito correto é C).
Em resumo, o behaviorismo forneceu importantes contribuições para a compreensão do comportamento humano e do processo de aprendizado, destacando a importância dos estímulos ambientais e das consequências do comportamento na aquisição de novos repertórios comportamentais.
Deixe um comentário