O desenvolvimento adulto se constitui em uma área de grandeimportância para a atuação do psicólogo escolar que atua naeducação superior. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes. Considerando-se a necessidade atual dos adultos em continuar aprendendo — tanto dentro como fora da escola e dentro e fora do local de trabalho —, a natureza particular da aprendizagem do adulto e seus atributos de desenvolvimento não podem ser ignorados.
O desenvolvimento adulto se constitui em uma área de grande
importância para a atuação do psicólogo escolar que atua na
educação superior. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
Considerando-se a necessidade atual dos adultos em continuar aprendendo — tanto dentro como fora da escola e dentro e fora do local de trabalho —, a natureza particular da aprendizagem do adulto e seus atributos de desenvolvimento não podem ser ignorados.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
O desenvolvimento adulto se constitui em uma área de grande
importância para a atuação do psicólogo escolar que atua na
educação superior. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
Considerando-se a necessidade atual dos adultos em continuar aprendendo — tanto dentro como fora da escola e dentro e fora do local de trabalho —, a natureza particular da aprendizagem do adulto e seus atributos de desenvolvimento não podem ser ignorados.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Essa afirmação destaca a importância do psicólogo escolar em reconhecer as necessidades específicas dos adultos em sua formação contínua. Isso porque, ao contrário dos jovens, os adultos possuem experiências prévias e conhecimentos adquiridos que influenciam em sua maneira de aprender.
Além disso, os adultos enfrentam desafios específicos, como a conciliação entre a vida pessoal e profissional, o que pode afetar sua motivação e disponibilidade para aprender. Portanto, é fundamental que o psicólogo escolar esteja preparado para lidar com essas particularidades e desenvolva estratégias que atendam às necessidades específicas dos adultos.
Outro aspecto importante a ser considerado é que os adultos possuem objetivos claros e definidos para sua formação contínua, como por exemplo, melhorar sua carreira ou desenvolver habilidades específicas. Isso significa que o psicólogo escolar deve estar apto a identificar esses objetivos e criar planos de desenvolvimento que os atendam.
Ademais, a aprendizagem do adulto é influenciada por fatores como a auto-motivação, a auto-confiança e a experiência prévia. O psicólogo escolar deve estar ciente desses fatores e saber como eles afetam o processo de aprendizagem do adulto.
Em resumo, a aprendizagem do adulto apresenta particularidades que devem ser consideradas pelo psicólogo escolar. É fundamental que ele esteja preparado para lidar com essas peculiaridades e desenvolva estratégias que atendam às necessidades específicas dos adultos.
Portanto, a afirmação é CERTA, pois a natureza particular da aprendizagem do adulto e seus atributos de desenvolvimento não podem ser ignorados pelo psicólogo escolar que atua na educação superior.
Deixe um comentário