O processo de ensino-aprendizagem, assim como oconhecimento de outras questões pedagógicas, faz-se necessáriopara os profissionais que atuam em interface com a educação.A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. Cabe ao professor decidir acerca das bases tecnológicas/conteúdos, das habilidades e das competências que devem ser adquiridas/desenvolvidas pelo aluno, independentemente do prévio estabelecimento dos objetivos de ensino.
O processo de ensino-aprendizagem, assim como o
conhecimento de outras questões pedagógicas, faz-se necessário
para os profissionais que atuam em interface com a educação.
A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
Cabe ao professor decidir acerca das bases tecnológicas/conteúdos, das habilidades e das competências que devem ser adquiridas/desenvolvidas pelo aluno, independentemente do prévio estabelecimento dos objetivos de ensino.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
O processo de ensino-aprendizagem, assim como o
conhecimento de outras questões pedagógicas, faz-se necessário
para os profissionais que atuam em interface com a educação.
A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
Cabe ao professor decidir acerca das bases tecnológicas/conteúdos, das habilidades e das competências que devem ser adquiridas/desenvolvidas pelo aluno, independentemente do prévio estabelecimento dos objetivos de ensino.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O professor não pode decidir sozinho sobre as bases tecnológicas, conteúdos, habilidades e competências a serem adquiridas pelo aluno, pois isso deve ser feito em consonância com os objetivos de ensino pré-estabelecidos. É fundamental que haja uma articulação entre o que se pretende alcançar e como se alcançará.
Além disso, a definição dos objetivos de ensino é um passo fundamental no processo de ensino-aprendizagem, pois eles servem de guia para o professor e para o aluno, ajudando a direcionar os esforços e a avaliar o progresso. Sem objetivos claros, o ensino pode se tornar desfocado e ineficaz.
É importante lembrar que o professor não é o único responsável pela definição dos objetivos de ensino. É necessário considerar as necessidades e os interesses dos alunos, assim como as diretrizes curriculares e as políticas educacionais.
O professor tem um papel fundamental na definição dos objetivos de ensino, mas não pode fazer isso de forma isolada. É necessário um trabalho colaborativo entre os professores, os alunos, os pais e a comunidade escolar para estabelecer objetivos que sejam relevantes, alcançáveis e que atendam às necessidades de todos os envolvidos.
Portanto, a afirmação de que o professor pode decidir sozinho sobre as bases tecnológicas, conteúdos, habilidades e competências a serem adquiridas pelo aluno, independentemente do prévio estabelecimento dos objetivos de ensino, é ERRADA.
Deixe um comentário