Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Psicologia da Educação - Psicologia - concurso

Continua após a publicidade..

Questão 91

A aprendizagem é um complexo processo influenciado por inúmeras condições, entre as quais está a lei da intensidade, segundo a qual

  • A)a frequência das práticas e exercícios tende a servir de reforço para a aprendizagem.
  • B)aprender algo novo significa esquecer algo velho.
  • C)a intensidade dos exercícios e das práticas determina a aprendizagem.
  • D)os estímulos, incentivos ou recompensas são impor tantes para manter o aprendiz motivado.
  • E)o comportamento, recompensador ao olhar do indivíduo, mas que não lhe traz benefício algum, tende a descontinuar-se, prejudicando a aprendizagem.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

A aprendizagem é um complexo processo influenciado por inúmeras condições, entre as quais está a lei da intensidade, segundo a qual

  • A)a frequência das práticas e exercícios tende a servir de reforço para a aprendizagem.
  • B)aprender algo novo significa esquecer algo velho.
  • C)a intensidade dos exercícios e das práticas determina a aprendizagem.
  • D)os estímulos, incentivos ou recompensas são impor tantes para manter o aprendiz motivado.
  • E)o comportamento, recompensador ao olhar do indivíduo, mas que não lhe traz benefício algum, tende a descontinuar-se, prejudicando a aprendizagem.

Além disso, é fundamental considerar que a aprendizagem é um processo contínuo e dinâmico, que envolve a interação entre o indivíduo e o seu ambiente. Nesse sentido, a lei da intensidade desempenha um papel crucial, pois estabelece que a intensidade dos estímulos e das práticas é diretamente proporcional à aprendizagem.

Isso significa que, quanto mais intensas forem as práticas e os exercícios, mais eficaz será a aprendizagem. Além disso, a lei da intensidade também sugere que a frequência e a duração dos estímulos e das práticas também influenciam na aprendizagem.

Portanto, para que a aprendizagem seja eficaz, é necessário que o indivíduo esteja exposto a estímulos e práticas intensas e frequentes, que o motivem e o mantenham engajado no processo de aprendizagem.

Além disso, é importante considerar que a aprendizagem também é influenciada por fatores como a motivação, a atenção e o estado emocional do indivíduo. Por exemplo, um indivíduo motivado e concentrado tende a aprender mais eficazmente do que alguém que está distraído ou desmotivado.

Assim, a aprendizagem é um processo complexo que envolve a interação entre o indivíduo e o seu ambiente, e que é influenciado por uma variedade de fatores, incluindo a lei da intensidade, a motivação, a atenção e o estado emocional.

Portanto, é fundamental que os educadores e os profissionais da educação compreendam esses fatores e os integrem em suas práticas pedagógicas, a fim de criar um ambiente de aprendizagem eficaz e eficiente.

Além disso, é importante que os indivíduos também sejam conscientes desses fatores e os utilizem para seu próprio benefício, a fim de maximizar seu potencial de aprendizagem e alcançar seus objetivos.

Questão 92

Assinale a alternativa que contempla os pressupostos filosóficos que tratam do processo de aprendizagem.

  • A)No Cognitivismo, o aprender é direcionado exclusivamente para a observação, integração e processamento de informações.
  • B)No Interacionismo social, a inteligência é definida como capacidade cognitiva construída ao longo das interações sociais, afetivas e culturais e como um substrato genético.
  • C)No Construtivismo, o aprendizado é caracterizado apenas como uma reprodução do interno, onde o aluno desenvolve, apenas, o que traz inato, sem a presença da criatividade.
  • D)No Associacionismo, o conhecimento é gerado como uma resposta mecanizada ao ambiente (condicionamento, reação estímulo-resposta), em que a aprendizagem é a tradução do externo.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

Assinale a alternativa que contempla os pressupostos filosóficos que tratam do processo de aprendizagem.

  • A)No Cognitivismo, o aprender é direcionado exclusivamente para a observação, integração e processamento de informações.
  • B)No Interacionismo social, a inteligência é definida como capacidade cognitiva construída ao longo das interações sociais, afetivas e culturais e como um substrato genético.
  • C)No Construtivismo, o aprendizado é caracterizado apenas como uma reprodução do interno, onde o aluno desenvolve, apenas, o que traz inato, sem a presença da criatividade.
  • D)No Associacionismo, o conhecimento é gerado como uma resposta mecanizada ao ambiente (condicionamento, reação estímulo-resposta), em que a aprendizagem é a tradução do externo.

Agora que você já conhece as alternativas, vamos analisar cada uma delas com mais detalhes. Começaremos pelo Cognitivismo, que é uma corrente filosófica que se concentra na maneira como as pessoas processam as informações. Segundo essa perspectiva, o aprender é um processo ativo em que o indivíduo constrói seu próprio conhecimento a partir da observação, integração e processamento de informações.

Em seguida, temos o Interacionismo social, que destaca a importância das interações sociais, afetivas e culturais no desenvolvimento da inteligência. Nessa perspectiva, a inteligência não é vista como algo inato, mas sim como uma capacidade cognitiva construída ao longo do tempo.

Outra corrente filosófica importante é o Construtivismo, que defende que o conhecimento é construído pelo indivíduo a partir de sua própria experiência e percepção da realidade. No entanto, é importante notar que essa perspectiva não considera que o aprendizado seja apenas uma reprodução do interno, como afirma a alternativa C.

Por fim, temos o Associacionismo, que é a corrente filosófica que mais se aproxima da alternativa correta. Segundo essa perspectiva, o conhecimento é gerado como uma resposta mecanizada ao ambiente, em que a aprendizagem é a tradução do externo.

Portanto, a resposta certa é a alternativa D) No Associacionismo, o conhecimento é gerado como uma resposta mecanizada ao ambiente (condicionamento, reação estímulo-resposta), em que a aprendizagem é a tradução do externo.

É importante notar que cada uma dessas correntes filosóficas tem suas próprias críticas e limitações, e que a compreensão do processo de aprendizagem é um tema complexo e multifacetado. No entanto, ao entendermos as principais perspectivas filosóficas que tratam do tema, podemos ter uma visão mais completa e crítica da aprendizagem.

Questão 93

Existem diversos tipos de modelos de técnicas de ensino/aprendizagem em Administração. Assinale a alternativa que contempla os mais comuns.

  • A)Modelos de interação social: classificam padrões de personalidade dos estudantes e a relação destes padrões com o aprendizado.
  • B)Modelos de processamento das informações: analisam como o aluno capta e utiliza as informações que lhe são repassadas.
  • C)Modelos de preferência de instrução: classificam o comportamento dos alunos em sala de aula.
  • D)Modelos psicológicos: indicam a atividade que mais facilita o envolvimento do aluno com o que está sendo ensinado.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

Existem diversos tipos de modelos de técnicas de ensino/aprendizagem em Administração. Assinale a alternativa que contempla os mais comuns.

  • A)Modelos de interação social: classificam padrões de personalidade dos estudantes e a relação destes padrões com o aprendizado.
  • B)Modelos de processamento das informações: analisam como o aluno capta e utiliza as informações que lhe são repassadas.
  • C)Modelos de preferência de instrução: classificam o comportamento dos alunos em sala de aula.
  • D)Modelos psicológicos: indicam a atividade que mais facilita o envolvimento do aluno com o que está sendo ensinado.

É importante notar que cada modelo tem sua própria abordagem e foco, mas todos eles compartilham o objetivo de melhorar a forma como os alunos aprendem e como os professores ensinam. Os modelos de processamento das informações, por exemplo, buscam entender como os alunos processam as informações e como elas são armazenadas na memória.

Já os modelos de interação social, por outro lado, se concentram na análise das relações sociais entre os alunos e como elas influenciam no processo de aprendizado. Eles podem ajudar a identificar líderes de grupo, alunos que trabalham bem em equipe e aqueles que precisam de apoio adicional.

Os modelos de preferência de instrução, como o nome sugere, buscam entender como os alunos preferem aprender. Isso pode incluir a análise de seus estilos de aprendizado, como visual, auditivo ou cinestésico, e como eles respondem a diferentes métodos de ensino.

Por fim, os modelos psicológicos buscam entender a motivação e o engajamento dos alunos. Eles podem ajudar a identificar quais são os principais motivadores dos alunos e como eles podem ser envolvidos no processo de aprendizado de forma mais eficaz.

No final, a escolha do modelo mais adequado dependerá das necessidades específicas do aluno e do professor. Cada modelo tem sua própria força e fraqueza, e é importante que os professores tenham uma compreensão clara de cada um deles para poder escolher o que melhor se adapte às suas necessidades.

Além disso, é importante lembrar que a educação é um processo dinâmico e que os alunos estão constantemente se desenvolvendo e mudando. Isso significa que os professores precisam estar sempre dispostos a adaptar e ajustar seus métodos de ensino para atender às necessidades dos alunos.

Em resumo, os modelos de técnicas de ensino/aprendizagem em Administração são ferramentas valiosas que podem ajudar os professores a melhorar a forma como eles ensinam e como os alunos aprendem. Cada modelo tem sua própria abordagem e foco, e é importante que os professores tenham uma compreensão clara de cada um deles para poder escolher o que melhor se adapte às suas necessidades.

Questão 94

As teorias da aprendizagem podem ser enquadradas em mecanicistas ou orgânicas. Assinale a alternativa que apresenta as características relacionadas com o enfoque orgânico.

  • A)Sistema de ensino que admite interferências nos programas e conteúdo. A imprevisibilidade está sempre presente.
  • B)Sistema de ensino focado na modelagem predeterminada de conteúdos e programas. A previsibilidade e controle predominam.
  • C)A ênfase é dada no que é de interesse do aluno. Só se aprende o que se ensina.
  • D)A ênfase está no resultado supostamente "correto", não se levando em consideração a forma de construção do pensamento.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

As teorias da aprendizagem podem ser enquadradas em mecanicistas ou orgânicas. Assinale a alternativa que apresenta as características relacionadas com o enfoque orgânico.

  • A)Sistema de ensino que admite interferências nos programas e conteúdo. A imprevisibilidade está sempre presente.
  • B)Sistema de ensino focado na modelagem predeterminada de conteúdos e programas. A previsibilidade e controle predominam.
  • C)A ênfase é dada no que é de interesse do aluno. Só se aprende o que se ensina.
  • D)A ênfase está no resultado supostamente "correto", não se levando em consideração a forma de construção do pensamento.

O enfoque orgânico se caracteriza por uma abordagem mais flexível e adaptável, que considera a individualidade dos alunos e as suas necessidades específicas. Nesse sentido, a alternativa A) é a que melhor se enquadra nesse enfoque, pois permite a flexibilidade e a adaptabilidade no processo de ensino.

Já as demais alternativas apresentam características que se relacionam mais com o enfoque mecanicista. A alternativa B) destaca a previsibilidade e o controle, o que é típico de uma abordagem mais rígida e predeterminada. A alternativa C) parece confundir a ênfase no interesse do aluno com a ideia de que só se aprende o que se ensina, o que não é necessariamente verdade. E a alternativa D) se concentra no resultado "correto", sem considerar a forma de construção do pensamento, o que é característico de uma abordagem mais focada em resultados do que em processos.

É importante notar que as teorias da aprendizagem orgânicas se baseiam na ideia de que o conhecimento é construído pelo próprio aluno, mediante a interação com o meio e a reflexão sobre as experiências. Nesse sentido, o enfoque orgânico busca criar condições para que os alunos possam construir seu próprio conhecimento de forma autônoma e significativa.

Além disso, o enfoque orgânico também se relaciona com a ideia de que a aprendizagem é um processo contínuo e que os alunos devem ser capazes de se adaptar às mudanças e às novas informações. Isso requer uma abordagem mais flexível e dinâmica, que leve em consideração as necessidades e os interesses dos alunos.

Em resumo, a alternativa A) é a que melhor se enquadra no enfoque orgânico, pois permite a flexibilidade e a adaptabilidade no processo de ensino e se concentra na construção do conhecimento pelo próprio aluno.

Questão 95

Em relação às diversas teorias da Aprendizagem, assinale a alternativa CORRETA.

  • A)Na Teoria do Aprendizado Experiencial, há uma percepção compartilhada de professores e alunos, bem como do uso da empatia e do melhor aproveitamento de potencialidades.
  • B)Na Teoria da Inclusão, o foco é na percepção do grau de evolução interacional entre professores, alunos, pais e comunidade, observando a Zona de Desenvolvimento Proximal.
  • C)Na Teoria da Flexibilidade Cognitiva, parte-se do conhecimento assimilado e compreendido do aluno, o que lhe permite a criação de âncoras que favorecerão seu maior aprendizado.
  • D)Na Teoria Construtivista, o foco é na percepção do grau de habilidades e capacidades interativas no desenvolvimento das representações de conteúdo.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

Em relação às diversas teorias da Aprendizagem, assinale a alternativa CORRETA.

  • A)Na Teoria do Aprendizado Experiencial, há uma percepção compartilhada de professores e alunos, bem como do uso da empatia e do melhor aproveitamento de potencialidades.
  • B)Na Teoria da Inclusão, o foco é na percepção do grau de evolução interacional entre professores, alunos, pais e comunidade, observando a Zona de Desenvolvimento Proximal.
  • C)Na Teoria da Flexibilidade Cognitiva, parte-se do conhecimento assimilado e compreendido do aluno, o que lhe permite a criação de âncoras que favorecerão seu maior aprendizado.
  • D)Na Teoria Construtivista, o foco é na percepção do grau de habilidades e capacidades interativas no desenvolvimento das representações de conteúdo.

É importante lembrar que, ao longo da história, as teorias da aprendizagem têm evoluído e se diversificado, buscando compreender como os seres humanos processam e consolidam conhecimentos. Cada teoria apresenta suas próprias contribuições e limitações, e é fundamental conhecer e compreender essas diferenças para que possamos desenvolver estratégias mais eficazes de ensino.

No caso da alternativa A, a Teoria do Aprendizado Experiencial, defendida por David Kolb, destaca a importância da experiência e da reflexão na construção do conhecimento. Segundo Kolb, a aprendizagem é um processo que envolve a experimentação, a observação, a reflexão e a conceptualização. Nessa perspectiva, o papel do professor é criar oportunidades para que os alunos explorem e descubram conceitos e princípios, em vez de simplesmente transmitir conhecimentos.

Já a alternativa B, a Teoria da Inclusão, busca promover a participação e a inclusão de todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou necessidades. Essa abordagem reconhece que os alunos têm diferentes estilos de aprendizagem e que é necessário criar ambientes que atendam às necessidades individuais. A Zona de Desenvolvimento Proximal, conceito desenvolvido por Lev Vygotsky, é fundamental nessa teoria, pois destaca a importância da interação entre os alunos e os professores para promover a aprendizagem.

A alternativa C, a Teoria da Flexibilidade Cognitiva, defendida por Howard Gardner, destaca a importância da diversidade de habilidades e capacidades humanas. Segundo Gardner, a inteligência é multifacetada e envolve diferentes tipos de habilidades, como a linguística, a lógico-matemática, a espacial, entre outras. Nessa perspectiva, o professor deve criar oportunidades para que os alunos explorem e desenvolvam suas habilidades e capacidades individuais.

Por fim, a alternativa D, a Teoria Construtivista, defendida por Lev Vygotsky e Jerome Bruner, destaca a importância do papel ativo do aluno na construção do conhecimento. Segundo esses autores, o conhecimento não é transmitido pelo professor, mas construído pelo aluno a partir de suas experiências e interações. Nessa perspectiva, o professor deve criar oportunidades para que os alunos construam suas próprias representações de conteúdo, em vez de simplesmente transmitir conhecimentos.

Portanto, considerando as características de cada teoria, a alternativa A, a Teoria do Aprendizado Experiencial, é a mais adequada para a questão proposta.

Questão 96

Julgue os itens que se seguem, relativos ao papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde.

O psicólogo educacional planeja programas de educação em prevenção e promoção de saúde da criança -, relativos à educação sexual – e da mulher – nos cuidados com a gravidez e com os filhos – e delega aos agentes a atuação junto à comunidade, organizando atividades de lazer, eventos contra estresse e atividades relativas à qualidade de vida na terceira idade.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

Julgue os itens que se seguem, relativos ao papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde.

O psicólogo educacional planeja programas de educação em prevenção e promoção de saúde da criança -, relativos à educação sexual - e da mulher - nos cuidados com a gravidez e com os filhos - e delega aos agentes a atuação junto à comunidade, organizando atividades de lazer, eventos contra estresse e atividades relativas à qualidade de vida na terceira idade.

Essa afirmação é equivocada, pois o papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde não se limita a planejar programas de educação em prevenção e promoção de saúde, nem a delegar tarefas a outros profissionais. O psicólogo tem um papel mais amplo e abrangente, envolvendo a avaliação e intervenção em problemas emocionais e psicológicos, além de trabalhar em equipe com outros profissionais de saúde.

O psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde deve ter uma abordagem mais holística, considerando as necessidades físicas, emocionais e sociais do paciente. Além disso, eles devem trabalhar em estreita colaboração com outros profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e assistentes sociais, para proporcionar uma abordagem integral ao paciente.

Portanto, é errado afirmar que o psicólogo educacional se limita a planejar programas de educação em prevenção e promoção de saúde e delegar tarefas a outros profissionais. O papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde é muito mais amplo e complexo do que isso.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é E).

Questão 97

Segundo Philippe Ariès, a aprendizagem social deixou de se realizar por meio do convívio direto com os adultos, sendo substituída, a partir do século XVII, pela educação

  • A)comunitária.
  • B)filosófica.
  • C)religiosa.
  • D)escolar.
  • E)moral.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

Segundo Philippe Ariès, a aprendizagem social deixou de se realizar por meio do convívio direto com os adultos, sendo substituída, a partir do século XVII, pela educação

  • A) comunitária.
  • B) filosófica.
  • C) religiosa.
  • D) escolar.
  • E) moral.

O gabarito correto é D). Isso significa que, ao longo dos séculos, a educação formal tornou-se cada vez mais importante na formação das crianças e jovens, substituindo o aprendizado por meio da observação e imitação dos adultos.

Essa mudança pode ser vista como uma transformação fundamental na forma como as sociedades ocidentais se organizam e como elas transmitiam valores, habilidades e conhecimentos de uma geração para outra.

Antes do século XVII, as crianças aprendiam por meio da participação ativa em atividades práticas, como agricultura, artesanato e comércio, ao lado dos adultos. Elas aprendiam fazendo, observando e imitando os adultos em seu dia a dia.

Com a ascensão da educação formal, no entanto, as crianças começaram a ser separadas dos adultos e a aprender em ambientes específicos, como escolas, com professores e currículos pré-definidos.

Essa mudança teve implicações profundas na forma como as sociedades se organizam e como elas se reproduzem. A educação formal passou a ser vista como um processo essencial para a formação de cidadãos capazes de contribuir para o desenvolvimento social e econômico.

Além disso, a educação formal também trouxe uma série de consequências, como a criação de uma hierarquia social mais rígida, com base na idade e no nível de escolaridade, e a criação de uma cultura de competitividade e individualismo.

Portanto, a substituição da aprendizagem social pelo convívio direto com os adultos pela educação formal teve implicações profundas na forma como as sociedades se organizam e como elas se reproduzem.

Questão 98

A terapia comportamental utiliza uma variedade de técnicas. Entre elas está a terapia aversiva, que corresponde

  • A)ao pareamento de um estímulo aversivo com um comportamento indesejável.
  • B)à estimulação de reforços positivos que podem levar ao enfraquecimento e ao desaparecimento de um comportamento adequado.
  • C)à abstenção de realização de rituais.
  • D)à remoção de algo desagradável como forma de estimular o comportamento desejável.
  • E)à demonstração de um comportamento desejável pelo terapeuta.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

A terapia comportamental utiliza uma variedade de técnicas. Entre elas está a terapia aversiva, que corresponde ao pareamento de um estímulo aversivo com um comportamento indesejável.

Essa técnica é utilizada para ajudar os pacientes a superar comportamentos negativos ou indesejáveis, como por exemplo, o vício em substâncias ou comportamentos autodestrutivos. O objetivo é associar o comportamento indesejável com um estímulo desagradável, de forma que o paciente aprenda a evitar esse comportamento.

É importante destacar que a terapia aversiva é apenas uma das técnicas utilizadas na terapia comportamental e que seu uso deve ser feito com cuidado e supervisão de um profissional qualificado. Além disso, é fundamental que o paciente seja informado sobre os objetivos e os métodos utilizados na terapia, e que ele esteja ciente dos possíveis efeitos colaterais.

Outras técnicas utilizadas na terapia comportamental incluem a terapia de exposição, a terapia cognitivo-comportamental, a terapia de aceitação e compromisso, entre outras. Cada técnica tem seu próprio objetivo e abordagem, mas todas elas compartilham o mesmo objetivo final: ajudar os pacientes a mudar seus comportamentos e melhorar sua qualidade de vida.

Portanto, é fundamental que os pacientes trabalhem em estreita colaboração com seus terapeutas para identificar a técnica mais adequada para suas necessidades específicas. Com a ajuda de um profissional qualificado e a utilização das técnicas certas, é possível superar os comportamentos negativos e alcançar uma vida mais saudável e feliz.

Questão 99

Uma aprendizagem normal supõe uma modalidade de aprendizagem na qual se produza um equilíbrio entre os movimentos assimilativos e os acomodativos. Na hipoacomodação observa-se

  • A)pobreza de contato com a subjetividade, superestimulação da imitação, falta de iniciativa, obediência acrítica às normas, submissão.
  • B)predomínio da subjetivação, desrealização do pensamento, dificuldade para resignar-se.
  • C)pobreza de contato com o objeto, dificuldade na internalização de imagens e que a criança sofreu a falta de estimulação ou o abandono.
  • D)pobreza de contato com o objeto que redunda em esquemas de objeto empobrecidos, déficit lúdico e criativo.
  • E)movimento do processo de adaptação pelo qual os elementos do ambiente alteram-se para serem incorporados à estrutura do organismo.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Uma aprendizagem normal supõe uma modalidade de aprendizagem na qual se produza um equilíbrio entre os movimentos assimilativos e os acomodativos. Na hipoacomodação observa-se

  • A)pobreza de contato com a subjetividade, superestimulação da imitação, falta de iniciativa, obediência acrítica às normas, submissão.
  • B)predomínio da subjetivação, desrealização do pensamento, dificuldade para resignar-se.
  • C)pobreza de contato com o objeto, dificuldade na internalização de imagens e que a criança sofreu a falta de estimulação ou o abandono.
  • D)pobreza de contato com o objeto que redunda em esquemas de objeto empobrecidos, déficit lúdico e criativo.
  • E)movimento do processo de adaptação pelo qual os elementos do ambiente alteram-se para serem incorporados à estrutura do organismo.

Já na hiperacomodação, ocorre o contrário, pois há um predomínio dos movimentos acomodativos sobre os assimilativos. Isso pode levar a uma falta de estrutura, à desorganização e à incoerência. Nesse caso, a criança pode apresentar comportamentos como:

  • falta de disciplina e de limites;
  • dificuldade em seguir regras e normas;
  • desorganização e incoerência no pensamento;
  • falta de estrutura e de planejamento;
  • dificuldade em se adaptar às mudanças e às situações novas.

É importante ressaltar que ambos os casos, hipoacomodação e hiperacomodação, são considerados anormais, pois não há um equilíbrio entre os movimentos assimilativos e acomodativos. Já a aprendizagem normal é caracterizada pelo equilíbrio entre esses dois movimentos.

Além disso, é fundamental que os pais e os educadores estejam atentos às necessidades das crianças e ofereçam um ambiente que propicie o desenvolvimento saudável e equilibrado. Isso pode ser feito mediante:

  • estimulação adequada;
  • oferta de oportunidades para a exploração e a descoberta;
  • estabelecimento de limites e regras claras;
  • fomento à autonomia e à iniciativa;
  • acompanhamento e apoio contínuos.

Dessa forma, é possível criar um ambiente que favoreça a aprendizagem normal e saudável, e que permita às crianças desenvolverem suas habilidades e competências de forma equilibrada.

Continua após a publicidade..
1 8 9 10