Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Segundo Philippe Ariès, a aprendizagem social deixou de se realizar por meio do convívio direto com os adultos, sendo substituída, a partir do século XVII, pela educação

Segundo Philippe Ariès, a aprendizagem social deixou de se realizar por meio do convívio direto com os adultos, sendo substituída, a partir do século XVII, pela educação

Resposta:

A alternativa correta é D)

Segundo Philippe Ariès, a aprendizagem social deixou de se realizar por meio do convívio direto com os adultos, sendo substituída, a partir do século XVII, pela educação

  • A) comunitária.
  • B) filosófica.
  • C) religiosa.
  • D) escolar.
  • E) moral.

O gabarito correto é D). Isso significa que, ao longo dos séculos, a educação formal tornou-se cada vez mais importante na formação das crianças e jovens, substituindo o aprendizado por meio da observação e imitação dos adultos.

Essa mudança pode ser vista como uma transformação fundamental na forma como as sociedades ocidentais se organizam e como elas transmitiam valores, habilidades e conhecimentos de uma geração para outra.

Antes do século XVII, as crianças aprendiam por meio da participação ativa em atividades práticas, como agricultura, artesanato e comércio, ao lado dos adultos. Elas aprendiam fazendo, observando e imitando os adultos em seu dia a dia.

Com a ascensão da educação formal, no entanto, as crianças começaram a ser separadas dos adultos e a aprender em ambientes específicos, como escolas, com professores e currículos pré-definidos.

Essa mudança teve implicações profundas na forma como as sociedades se organizam e como elas se reproduzem. A educação formal passou a ser vista como um processo essencial para a formação de cidadãos capazes de contribuir para o desenvolvimento social e econômico.

Além disso, a educação formal também trouxe uma série de consequências, como a criação de uma hierarquia social mais rígida, com base na idade e no nível de escolaridade, e a criação de uma cultura de competitividade e individualismo.

Portanto, a substituição da aprendizagem social pelo convívio direto com os adultos pela educação formal teve implicações profundas na forma como as sociedades se organizam e como elas se reproduzem.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *