Segundo Philippe Ariès, a aprendizagem social deixou de se realizar por meio do convívio direto com os adultos, sendo substituída, a partir do século XVII, pela educação
Segundo Philippe Ariès, a aprendizagem social deixou de se realizar por meio do convívio direto com os adultos, sendo substituída, a partir do século XVII, pela educação
- A)comunitária.
- B)filosófica.
- C)religiosa.
- D)escolar.
- E)moral.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Segundo Philippe Ariès, a aprendizagem social deixou de se realizar por meio do convívio direto com os adultos, sendo substituída, a partir do século XVII, pela educação
- A) comunitária.
- B) filosófica.
- C) religiosa.
- D) escolar.
- E) moral.
O gabarito correto é D). Isso significa que, ao longo dos séculos, a educação formal tornou-se cada vez mais importante na formação das crianças e jovens, substituindo o aprendizado por meio da observação e imitação dos adultos.
Essa mudança pode ser vista como uma transformação fundamental na forma como as sociedades ocidentais se organizam e como elas transmitiam valores, habilidades e conhecimentos de uma geração para outra.
Antes do século XVII, as crianças aprendiam por meio da participação ativa em atividades práticas, como agricultura, artesanato e comércio, ao lado dos adultos. Elas aprendiam fazendo, observando e imitando os adultos em seu dia a dia.
Com a ascensão da educação formal, no entanto, as crianças começaram a ser separadas dos adultos e a aprender em ambientes específicos, como escolas, com professores e currículos pré-definidos.
Essa mudança teve implicações profundas na forma como as sociedades se organizam e como elas se reproduzem. A educação formal passou a ser vista como um processo essencial para a formação de cidadãos capazes de contribuir para o desenvolvimento social e econômico.
Além disso, a educação formal também trouxe uma série de consequências, como a criação de uma hierarquia social mais rígida, com base na idade e no nível de escolaridade, e a criação de uma cultura de competitividade e individualismo.
Portanto, a substituição da aprendizagem social pelo convívio direto com os adultos pela educação formal teve implicações profundas na forma como as sociedades se organizam e como elas se reproduzem.
Deixe um comentário