Sobre as Teorias da transferência e a de disciplina formal é INCORRETO afirmar:
Sobre as Teorias da transferência e a de disciplina formal é INCORRETO afirmar:
- A)As teorias da transferência da aprendizagem tiveram sua origem nas críticas à teoria da disciplina formal.
- B)A teoria da disciplina formal concebia a mente composta de faculdades, tais como: memória, raciocínio, vontade, atenção. Assim, bastava que estas “faculdades da mente” fossem, adequadamente, treinadas para que funcionassem igualmente bem em todas as situações, exceto em situações em que a aprendizagem houvesse ocorrido em uma situação particular.
- C)Na teoria da disciplina formal, a ênfase não se vinculava, de maneira específica, na matéria. Era mais importante para a educação a forma da atividade do que o conteúdo em si mesmo. A educação, seria então, em grande medida, uma questão de exercitar ou disciplinar a mente, de acordo com rigorosos exercícios mentais nos autores clássicos, em lógica, matemática, etc.
- D)Contudo, William James(1890), em um trabalho experimental conclui que a melhora da memória consistia, não em qualquer melhora na retenção, mas no aperfeiçoamento do método de memorizar.
- E)O experimento de James foi o ponto de partida para experiências posteriores, cujos resultados vieram contrariar a doutrina da disciplina formal.
Resposta:
A alternativa correta é B)
Sobre as Teorias da transferência e a de disciplina formal é INCORRETO afirmar:
- A)As teorias da transferência da aprendizagem tiveram sua origem nas críticas à teoria da disciplina formal.
- B)A teoria da disciplina formal concebia a mente composta de faculdades, tais como: memória, raciocínio, vontade, atenção. Assim, bastava que estas “faculdades da mente” fossem, adequadamente, treinadas para que funcionassem igualmente bem em todas as situações, exceto em situações em que a aprendizagem houvesse ocorrido em uma situação particular.
- C)Na teoria da disciplina formal, a ênfase não se vinculava, de maneira específica, na matéria. Era mais importante para a educação a forma da atividade do que o conteúdo em si mesmo. A educação, seria então, em grande medida, uma questão de exercitar ou disciplinar a mente, de acordo com rigorosos exercícios mentais nos autores clássicos, em lógica, matemática, etc.
- D)Contudo, William James(1890), em um trabalho experimental conclui que a melhora da memória consistia, não em qualquer melhora na retenção, mas no aperfeiçoamento do método de memorizar.
- E)O experimento de James foi o ponto de partida para experiências posteriores, cujos resultados vieram contrariar a doutrina da disciplina formal.
A alternativa B) é a resposta INCORRETA, pois a teoria da disciplina formal não parte do princípio de que as "faculdades da mente" possam funcionar igualmente bem em todas as situações. Ao contrário, essa teoria defende que a mente deve ser treinada e disciplinada para que possa ser aplicada em diferentes contextos.
Já as outras alternativas apresentam informações corretas sobre as teorias da transferência e da disciplina formal. A teoria da disciplina formal surgiu como uma resposta às críticas à educação tradicional, que se baseava na memorização e na repetição. Essa teoria defendia que a mente humana é composta de faculdades, como memória, raciocínio e vontade, que devem ser treinadas e disciplinadas para que possam ser aplicadas em diferentes contextos.
Em relação à teoria da transferência, é importante destacar que ela surgiu como uma crítica à teoria da disciplina formal. Os teóricos da transferência argumentavam que a aprendizagem não é uma questão de treinar faculdades mentais, mas sim de aprender conceitos e habilidades que possam ser transferidos para diferentes contextos.
O experimento de William James, mencionado na alternativa D), é um exemplo de como a teoria da transferência começou a questionar a doutrina da disciplina formal. James demonstrou que a melhora da memória não depende de uma melhora na retenção, mas sim do aperfeiçoamento do método de memorizar. Isso significa que a aprendizagem é mais eficaz quando se foca em como aprender, e não apenas em o que aprender.
Em resumo, a teoria da disciplina formal defende que a mente deve ser treinada e disciplinada para que possa ser aplicada em diferentes contextos, enquanto a teoria da transferência argumenta que a aprendizagem é mais eficaz quando se foca em como aprender, e não apenas em o que aprender. A alternativa B) é a resposta INCORRETA porque não apresenta uma visão precisa sobre a teoria da disciplina formal.
Deixe um comentário