Uma aprendizagem normal supõe uma modalidade de aprendizagem na qual se produza um equilíbrio entre os movimentos assimilativos e os acomodativos. Na hipoacomodação observa-se
Uma aprendizagem normal supõe uma modalidade de aprendizagem na qual se produza um equilíbrio entre os movimentos assimilativos e os acomodativos. Na hipoacomodação observa-se
- A)pobreza de contato com a subjetividade, superestimulação da imitação, falta de iniciativa, obediência acrítica às normas, submissão.
- B)predomínio da subjetivação, desrealização do pensamento, dificuldade para resignar-se.
- C)pobreza de contato com o objeto, dificuldade na internalização de imagens e que a criança sofreu a falta de estimulação ou o abandono.
- D)pobreza de contato com o objeto que redunda em esquemas de objeto empobrecidos, déficit lúdico e criativo.
- E)movimento do processo de adaptação pelo qual os elementos do ambiente alteram-se para serem incorporados à estrutura do organismo.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Uma aprendizagem normal supõe uma modalidade de aprendizagem na qual se produza um equilíbrio entre os movimentos assimilativos e os acomodativos. Na hipoacomodação observa-se
- A)pobreza de contato com a subjetividade, superestimulação da imitação, falta de iniciativa, obediência acrítica às normas, submissão.
- B)predomínio da subjetivação, desrealização do pensamento, dificuldade para resignar-se.
- C)pobreza de contato com o objeto, dificuldade na internalização de imagens e que a criança sofreu a falta de estimulação ou o abandono.
- D)pobreza de contato com o objeto que redunda em esquemas de objeto empobrecidos, déficit lúdico e criativo.
- E)movimento do processo de adaptação pelo qual os elementos do ambiente alteram-se para serem incorporados à estrutura do organismo.
Já na hiperacomodação, ocorre o contrário, pois há um predomínio dos movimentos acomodativos sobre os assimilativos. Isso pode levar a uma falta de estrutura, à desorganização e à incoerência. Nesse caso, a criança pode apresentar comportamentos como:
- falta de disciplina e de limites;
- dificuldade em seguir regras e normas;
- desorganização e incoerência no pensamento;
- falta de estrutura e de planejamento;
- dificuldade em se adaptar às mudanças e às situações novas.
É importante ressaltar que ambos os casos, hipoacomodação e hiperacomodação, são considerados anormais, pois não há um equilíbrio entre os movimentos assimilativos e acomodativos. Já a aprendizagem normal é caracterizada pelo equilíbrio entre esses dois movimentos.
Além disso, é fundamental que os pais e os educadores estejam atentos às necessidades das crianças e ofereçam um ambiente que propicie o desenvolvimento saudável e equilibrado. Isso pode ser feito mediante:
- estimulação adequada;
- oferta de oportunidades para a exploração e a descoberta;
- estabelecimento de limites e regras claras;
- fomento à autonomia e à iniciativa;
- acompanhamento e apoio contínuos.
Dessa forma, é possível criar um ambiente que favoreça a aprendizagem normal e saudável, e que permita às crianças desenvolverem suas habilidades e competências de forma equilibrada.
Deixe um comentário