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Questões Sobre Psicologia Educacional - Psicologia - concurso

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1) De acordo com Visca, a Psicopedagogia foi inicialmente uma ação subsidiada da Medicina e da Psicologia, perfilando-se posteriormente como um conhecimento independente e complementar, possuída de um objeto de estudo, denominado de processo de aprendizagem, e de recursos diagnósticos, corretores e preventivos próprios.

(VISCA apud BOSSA, 2000, p. 2.1.)

Todo campo de saber possui história, que, bem compreendida, fornece àqueles que se aventuram uma consciência bem forjada de sua atuação. Portanto, o resgate dos aspectos historiográficos da Psicopedagogia possibilita-nos situá-la no presente e, às apalpadelas, perscrutar o seu futuro. Sobre a história da Psicopedagogia, analise as afirmativas a seguir.

I. Surgiu nos Estados Unidos, no século XIX, e as primeiras ideias sobre a Psicopedagogia vêm de encontro às dificuldades em relação à aprendizagem e à necessidade de justificar as desigualdades sociais; esperava-se que através da união da pedagogia, psicologia e psicanálise fosse possível conhecer a criança e o seu cotidiano, para compreender e determinar uma ação reeducadora.

II. Nas décadas de 60 e 70 surgiu, na Argentina, a Psicopedagogia e foi em Buenos Aires, sua capital, a primeira cidade a oferecer o curso de Psicopedagogia. Criou-se os Centros de Saúde Mental, onde equipes de psicopedagogos atuavam fazendo diagnóstico e tratamento.

III. Foi introduzida no Brasil baseada nos modelos médicos de atuação e foi dentro desta concepção de problemas de aprendizagem que se iniciaram a partir de 1970 com cursos de formação de especialistas em Psicopedagogia na Clínica Médico-Pedagógica de Porto Alegre. Entretanto, somente nos anos de 1990 esses cursos se propagaram, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde há maior demanda de especializações e de trabalhos realizados na área.

IV. Na década de 80, na cidade de São Paulo, surge a Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), fruto dos questionamentos e estudos de um grupo de profissionais atuantes e envolvidos nas questões relacionadas à aprendizagem. Os primeiros movimentos da ABPp surgem no Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo, pela necessidade das definições das funções do psicopedagogo.

Está correto o que se afirma em

  • A) I, II, III e IV.
  • B) III, apenas.
  • C) II e IV, apenas.
  • D) II, III e IV, apenas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) II, III e IV, apenas.

   

   

Essa afirmativa não está de acordo com o seguinte texto:

 

"A Psicopedagogia não nasceu aqui, tampouco na Argentina. Investigando a literatura sobre o tema, podemos verificar que a preocupação com os problemas de aprendizagem teve origem na Europa, ainda no século XIX."

 

Fonte: "A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática" (Bossa)

 

Assertiva Falsa.

 

As outras três afirmativas estão de acordo com o texto de Bossa sobre a história da psicopedagogia.

   

  

Portanto, estão corretas as afirmativas II, III e IV. Encontramos a resposta na Letra D.

 

Está correto o que se afirma em


a)  I, II, III e IV.
b)  III, apenas.
c)  II e IV, apenas.
d)  II, III e IV, apenas.

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2)   Texto associado

O texto a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.

De acordo com Weiss & Cruz (s/d apud GLAT, 2007), o sujeito que está em processo de construção de seu conhecimento, seja em situação de aprendizagem formal ou informal, não é determinado somente pelo seu potencial cognitivo. Ele é o resultado da interação entre seu aparelho biológico, suas estruturas psicoafetiva e psicocognitiva, interações com o meio social no qual ele está inserido. Para Piaget, a aprendizagem depende do estágio de desenvolvimento atingido pelo sujeito; para Vygotsky a aprendizagem favorece o desenvolvimento das funções mentais. Assim os educadores não devem deixar de perceber o sujeito em relação ao tempo e a cultura.

(SANTOS, 2009.)

Em “Os Idiomas do Aprendente”, de Alicia Fernandes, encontra-se a diferença entre fracasso escolar e dificuldade de aprendizagem. A autora define dificuldades de aprendizagem como uma situação “que provém de causas que se referem à estrutura individual da criança, tornando-se necessária uma intervenção psicopedagógica mais direcionada”. Considerando as dificuldades de aprendizagem, dentre elas a dislexia, a disgrafia, a disortografia, a discalculia, a dislalia e o TDAH (Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade), e que elas ocorrem com mais frequência nas salas de aula, analise a imagem a seguir de um aluno de 9 anos do 3º ano do ensino fundamental:

(Disponível em https://www.google.com/search?q=imagem+de++exemplo.)

É possível afirmar que trata-se de

  • A) dislalia.
  • B) dislexia.
  • C) disgrafia.
  • D) disortografia.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) dislexia.

 

Em “Os Idiomas do Aprendente”, de Alicia Fernandes, encontra-se a diferença entre fracasso escolar e dificuldade de aprendizagem. A autora define dificuldades de aprendizagem como uma situação “que provém de causas que se referem à estrutura individual da criança, tornando-se necessária uma intervenção psicopedagógica mais direcionada”. Considerando as dificuldades de aprendizagem, dentre elas a dislexia, a disgrafia, a disortografia, a discalculia, a dislalia e o TDAH (Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade), e que elas ocorrem com mais frequência nas salas de aula, analise a imagem a seguir de um aluno de 9 anos do 3º ano do ensino fundamental:

  

Nota-se que há erros no texto: "chugar" ao invés de "jogar" ou "chutar", "chardim" ao invés de "jardim", etc.

 

É um texto que apresenta características da dislexia.

 

"2.1 Dislexia

 

De (origem grega, da contração das palavras dis= difícil, prejudicada, e lexis= palavra). Ocorre um retardo e desordem para ler, escrever e soletrar. Portanto, dislexia é o impedimento que aparece na leitura, bloqueando o aluno de ser fluente, pois faz trocas e omissões de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta, silabada, dá intervalos entre linhas ao ler um texto não consegue dar continuidade na mesma linha, possui desorganização espacial etc. Estudiosos afirmam que suas causas têm origem de fatores genéticos, porém ainda nada foi comprovado pela medicina.

 

2.2 Disgrafia

 

Normalmente vem associada à dislexia, porque se o aluno faz trocas e inversão de letras consequentemente apresenta dificuldade na escrita. Além disso, está associada a letras mal traçadas e ilegíveis, letras muito próximas e desorganização ao produzir um texto. A habilidade de escrita está abaixo do nível esperado para idade cronológica, escolaridade e inteligência, associada ou não ao transtorno de leitura.

 

2.3 Disortografia

 

É a dificuldade da linguagem escrita e também pode acontecer como consequência da dislexia. É um quadro, muitas vezes, descrito como característico da disgrafia. Esse transtorno da escrita apresenta-se como uma persistência de trocas de natureza ortográfica (como ch por x, ou s por z, e viceversa), aglutinações (de repente/derepente, tem que/temque), fragmentações (em baraçar); inversões (in/ni, es/se) e omissões (beijo/bejo), após a 2a série do Ensino Fundamental ou equivalente. Estas alterações devem ser observadas com determinada frequência, e em vocabulário conhecido pelo aluno."

 

Fonte: "Os Desafios e Processos que o Psicopedagogo Enfrenta nas Escolas do Ensino Fundamental" (Trevisan)

 

Veja a justificativa da banca para o gabarito:

 

"A dislexia, de origem grega, da contração das palavras dis = difícil, prejudicada, e lexis = palavra. Ocorre um retardo e desordem para ler, escrever e soletrar. Portanto, dislexia é o impedimento que aparece tanto na leitura, como na escrita. Em idade escolar, os sinais são muitos mais e mais variados, pois além da dificuldade na leitura e escrita, em memorizar letras e respetivos sons e na divisão silábica e fonética das palavras, a dislexia bloqueia o aluno de ser fluente, pois faz trocas e omissões de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta, leitura silabada, hesitante e com erros constantes, que podem incluir adição, substituição ou omissão de sílabas e letras, dá intervalos entre linhas ao ler um texto não consegue dar continuidade na mesma linha, etc. Na imagem em questão, apresenta erros ortográficos frequentes, possui desorganização espacial, confusão entre letras com grafia similar (por exemplo: p, q, d, b...), mas sobretudo trocas fonológicas e lexicais - trocar o j pelo ch, o Z pelo j, o m pelo n...

 

Ciasca (2005, p. 66), define dislexia como uma falha no processamento da habilidade da leitura e escrita durante o desenvolvimento. A dislexia como um atraso do desenvolvimento ou a diminuição em traduzir sons em símbolos gráficos e compreender qualquer material escrito é o mais incidente dos distúrbios específicos da aprendizagem, com cifras girando em torno a 15% da população com distúrbios da aprendizagem(...) (CIASCA, 2005, apud TOSTES, 2016, p. 130)

 

Já a disortografia, é a dificuldade da linguagem escrita apenas e também pode acontecer como consequência da dislexia. Portanto o argumento que cita alternativa D, como correta, não procede. Esse transtorno da escrita apresenta-se como uma persistência de trocas de natureza ortográfica, fragmentações, inversões e omissões de letras, troca os sons em palavras e aplicação incorreta de regras gramaticais. Portanto, diferente da dislexia a disortografia, é um transtorno de aprendizagem específico que se manifesta em dificuldades na escrita, mais especialmente na gramática. A banca mantém, gabarito publicado B.

 

Fonte:

  • WEISS, M. L. L. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 14a ed.

    Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.

  • WEISS, M. L. L. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. Porto

    Alegre: Artes Médicas, 1992

  • TOSTES, E. A. T; BELLAN, M; GURNHAK, L. T; SILVA, V. L. M. X. da. Os desafios e processos que o

    psicopedagogo enfrenta nas escolas do ensino fundamental. Revista Científica UNAR (ISSN 1982-4920),

    Araras (SP), v.13, n.2, p.126-138, 2016.

  • UHLMANN, M. M. B; CIPOLA E. S. M; JÚNIOR A. P. A. de O. A função diagnóstica da avaliação psicopedagógica.

    Revista Científica UNAR, v.16, n.1, SP. 2018.

  • VISCA, J. Clínica Psicopedagógica. Epistemologia Convergente. Porto Alegre, Artes Médicas, 1987."

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra B.

 

É possível afirmar que trata-se de

a)  dislalia. b)  dislexia. c)  disgrafia. d)  disortografia.

 

3)   Texto associado

O texto a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.

De acordo com Weiss & Cruz (s/d apud GLAT, 2007), o sujeito que está em processo de construção de seu conhecimento, seja em situação de aprendizagem formal ou informal, não é determinado somente pelo seu potencial cognitivo. Ele é o resultado da interação entre seu aparelho biológico, suas estruturas psicoafetiva e psicocognitiva, interações com o meio social no qual ele está inserido. Para Piaget, a aprendizagem depende do estágio de desenvolvimento atingido pelo sujeito; para Vygotsky a aprendizagem favorece o desenvolvimento das funções mentais. Assim os educadores não devem deixar de perceber o sujeito em relação ao tempo e a cultura.

(SANTOS, 2009.)

Utilizando-se do método histórico-crítico, Vygotsky empreende um estudo original e profundo do desenvolvimento intelectual do homem, cujos resultados demonstram ser o desenvolvimento das funções psicointelectuais superiores um processo absolutamente único. Assim, do ponto de vista da aprendizagem, a importância dos estudos de Vygotsky é inquestionável, pois ele critica as teorias que separam a aprendizagem do desenvolvimento.

(GIUSTA, 1985.)

Sobre a teoria de Vygotsky, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A) A cultura é parte essencial do processo de construção da natureza humana.
  • B) O funcionamento psicológico tem como base as relações sociais dentro de um contexto histórico.
  • C) A relação entre o homem e o mundo é mediada por sistemas simbólicos, que auxiliam a atividade humana.
  • D) A aprendizagem é um processo de reorganização cognitiva e depende do nível de desenvolvimento do sujeito.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) A aprendizagem é um processo de reorganização cognitiva e depende do nível de desenvolvimento do sujeito.

   

Utilizando-se do método histórico-crítico, Vygotsky empreende um estudo original e profundo do desenvolvimento intelectual do homem, cujos resultados demonstram ser o desenvolvimento das funções psicointelectuais superiores um processo absolutamente único. Assim, do ponto de vista da aprendizagem, a importância dos estudos de Vygotsky é inquestionável, pois ele critica as teorias que separam a aprendizagem do desenvolvimento.

  

  

 

Sobre a teoria de Vygotsky, assinale a afirmativa INCORRETA.

 

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"Implicações do pensamento piagetiano para a aprendizagem

(...)

A aprendizagem depende do nível de desenvolvimento do sujeito, e um processo de reorganização cognitiva. Os conflitos cognitivos são importantes para o desenvolvimento da aprendizagem. A interação social favorece a aprendizagem. As experiências de aprendizagem necessitam estruturar-se de modo a privilegiarem a a colaboração, a cooperação e intercâmbio de pontos de vista na busca conjunta do conhecimento."

 

Fonte: "Psicologia e desenvolvimento humano" (Quadros)

 

Portanto, a alternativa que não fala sobre a teoria de Vygotsky, mas sobre a de Piaget, é a Letra D.

 

As outras alternativas citam elementos importantes da teoria de Vygotsky: cultura, relações sociais, contexto histórico e sistemas simbólicos.


a)  A cultura é parte essencial do processo de construção da natureza humana.


b)  O funcionamento psicológico tem como base as relações sociais dentro de um contexto histórico.


c)  A relação entre o homem e o mundo é mediada por sistemas simbólicos, que auxiliam a atividade humana.


d)  A aprendizagem é um processo de reorganização cognitiva e depende do nível de desenvolvimento do sujeito.

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4) Em relação ao trabalho com alunos com necessidades educacionais especiais, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(_) Os alunos, independentemente do tipo de deficiência, devem ser expostos a formas positivas de comunicação e interação, de ajudas e trocas sociais diferenciadas e a situações de aprendizagem desafiadoras: que sejam solicitados a pensar, a resolver problemas, a expressar sentimentos e desejos, a formular escolhas e tomar iniciativas.

(_) As crianças com deficiência sensorial, auditiva ou visual necessitam de um ambiente de aprendizagem que estimule a construção do sistema de significação e linguagem, a exploração ativa do meio como forma de aquisição de experiências, o uso do corpo, do brinquedo e da ação espontânea como instrumentos para a compreensão do mundo.

(_) O eixo central do trabalho do professor deve ser proporcionar melhores condições de aprendizagem para os alunos com necessidades especiais, com foco específico na avaliação das deficiências e buscando os níveis de aprendizagem da turma.

  • A) E - E - E.
  • B) E - C - C.
  • C) C - E - E.
  • D) E - C - E.
  • E) C - C - E.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) C - C - E.

Gabarito: Letra E

 

(C) Os alunos, independentemente do tipo de deficiência, devem ser expostos a formas positivas de comunicação e interação, de ajudas e trocas sociais diferenciadas e a situações de aprendizagem desafiadoras: que sejam solicitados a pensar, a resolver problemas, a expressar sentimentos e desejos, a formular escolhas e tomar iniciativas.

Certo! Veja:

“Estudos em diferentes momentos históricos acerca das possibilidades cognitivas de crianças com deficiência mental e paralisia cerebral, como os de Inhelder (1963) e Moreno & Sastre (1987) mostram oscilações e ritmos diferentes no processo de desenvolvimento e construção de conhecimento dessas crianças. Evidenciam esses estudos que os programas das escolas especiais, muitas vezes, centram-se nas limitações, nos déficits, nas impossibilidades, e não aproveitam as potencialidades e os recursos de que esses alunos dispõem, para que suas possibilidades intelectuais e de adaptação ao meio sejam aumentadas. Dessa maneira, as ações da criança sobre o meio: fazer coisas, brincar e resolver problemas podem produzir formas de conhecer e pensar mais complexas, combinando e criando novos esquemas, possibilitando novas formas de fazer, compreender e interpretar o mundo que a cerca. Torna-se necessário, então, que os alunos com necessidades educacionais especiais, independentemente do tipo de deficiência, sejam expostos a formas positivas de comunicação e interação, de ajudas e trocas sociais diferenciadas, a situações de aprendizagem desafiadoras: que sejam solicitados a pensar, a resolver problemas, a expressar sentimentos, desejos e a formular escolhas e tomar iniciativas.”

 

(C) As crianças com deficiência sensorial, auditiva ou visual necessitam de um ambiente de aprendizagem que estimule a construção do sistema de significação e linguagem, a exploração ativa do meio como forma de aquisição de experiências, o uso do corpo, do brinquedo e da ação espontânea como instrumentos para a compreensão do mundo.

Certo! Veja:

“ As crianças com deficiência sensorial, auditiva ou visual necessitam de um ambiente de aprendizagem que estimule a construção do sistema de significação e linguagem, a exploração ativa do meio como forma de aquisição de experiências, o uso do corpo, do brinquedo e da ação espontânea como instrumentos para a compreensão do mundo. Elas necessitam da mediação do professor para a formação de conceitos, o desenvolvimento da autonomia e independência, incentivando-as se comunicarem, interagirem e participarem de todas as atividades em grupo”

 

(E) O eixo central do trabalho do professor deve ser proporcionar melhores condições de aprendizagem para os alunos com necessidades especiais, com foco específico na avaliação das deficiências e buscando os níveis de aprendizagem da turma.

Errado. O eixo central da proposta inclusiva é proporcionar melhores condições de aprendizagem para todos por meio de uma transformação radical da cultura pedagógica.

 

Nosso gabarito é Letra E

Fonte: Bruno, Marilda Moraes Garcia Educação infantil : saberes e práticas da inclusão : introdução. [4. ed.] / elaboração Marilda Moraes Garcia Bruno. – Brasília : MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006

5) No que diz respeito à deficiência, para Vygotsky, analisar os itens abaixo:

I. A concepção da deficiência se caracteriza como deficiência primária e deficiência secundária. A deficiência primária é inerente à existência da pessoa, pois está relacionada às limitações que podem influenciar no desenvolvimento das atividades, do cognitivo ou da personalidade, as quais são estabelecidas por características físicas, sensoriais ou cognitivas. O conceito de deficiência secundária diz respeito ao âmbito das relações sociais estabelecidas no decorrer da história de vida da pessoa com deficiência primária.

II. Ao considerar o caráter social do desenvolvimento, Vygotsky aponta que a deficiência sensorial, física ou mental/intelectual afeta simplesmente o organismo físico em si, ou seja, o indivíduo sente sua deficiência exclusivamente pelo aspecto biológico.

III. O que determina a deficiência é meramente a questão biológica.

Está(ão) CORRETO(S):

  • A) Somente o item I.
  • B) Somente os itens I e II.
  • C) Somente os itens I e III.
  • D) Somente os itens II e III.
  • E) Todos os itens.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Somente o item I.

Gabarito: Letra A

 

Certo! Veja:

“No que diz respeito à concepção da deficiência, Vigotski (1997) a caracteriza como deficiência primária e deficiência secundária. A deficiência primária é inerente à existência da pessoa, pois está relacionada às limitações que podem influenciar no desenvolvimento das atividades, do cognitivo ou da personalidade, as quais são estabelecidas por características físicas, sensoriais ou cognitivas. Este tipo de deficiência pode ser identificada pelas alterações biológicas que provoca, como a cegueira, a surdez ou ainda as deficiências mental/intelectual ou física. Já o conceito de deficiência secundária diz respeito ao âmbito das relações sociais estabelecidas no decorrer da história de vida da pessoa com deficiência primária. Assim, a deficiência secundária é compreendida como uma conseqüência social da deficiência primária, “as funções particulares podem representar um desvio considerável da norma e, não obstante, a personalidade ou o organismo em geral podem ser totalmente normais” (STERN apud VIGOTSKI, 1997, p. 84)”

 

Errado. Como vimos na afirmativa anterior, Vygotsky trabalha com o aspecto social das deficiências, para além do aspecto biológico. 

 

Errado. O aspecto cultural e social da deficiência também é muito relevante, uma vez que acaba por definir as potencias e obstáculos que as pessoas com deficiência vão enfrentar.

 

Nosso gabarito é Letra A

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6) Uma das técnicas psicopedagógicas é a técnica do “eu” ideal e real, a qual abrange:

I. Levantar os aspectos afetivo-cognitivos que impedem a aprendizagem, que são pertinentes ao próprio sujeito.

II. Detectar, por meio da projeção no desenho, como este se percebe, subsidiando a confirmação de hipóteses e delineando o trabalho de tratamento.

III. Analisar o desenho do ponto de vista cognitivo, correspondente à realidade e ao motor.

Está(ão) CORRETO(S):

  • A) Somente o item I.
  • B) Somente o item III.
  • C) Somente os itens I e II.
  • D) Somente os itens II e III.
  • E) Todos os itens.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Todos os itens.

Gabarito: Letra E

 

Vamos relembrar essa técnica:

“Técnica do "EU" Ideal e Real

Em todo diagnóstico psicopedagógico, o avaliador deve direcionar suas conclusões no sentido de separar o que é causado pela escola, pela família e o que é do próprio sujeito, como elementos orgânicos e/ou da interação dos grupos anteriores, ficando depositário das deficiências e "atrapalhado" para o conhecimento.

Essa técnica tem como objetivos:

- levantar os aspectos afetivo-cognitivos que impedem a aprendizagem que são pertinentes ao próprio sujeito;

- detectar por meio da projeção no desenho como este se percebe, subsidiando a confirmação de hipótese e delineando o trabalho de tratamento;

- verificar a quantidade de afeto que o sujeito despende a si mesmo, na questão do amor próprio, aceitação ou rejeição;

- analisar o desenho do ponto de vista cognitivo (maturacional), correspondente à realidade e motor.

Para a execução dessa técnica utiliza-se papel sulfite, lápis preto, borracha, régua, apontador (os materiais deverão estar dispostos sobre a mesa). A aplicação da mesma constará de quatro momentos:

1º Momento: elaboração do desenho pelo sujeito. Dá-se a seguinte consigna: "gostaria que você me mostrasse, desenhando, como gostaria de ser."

2º Momento: Solicita-se que fale sobre o desenho. O aplicador deve explorar ao máximo, utilizando-se de questionamentos (todo relato deve ser anotado).

3º Momento: "agora, gostaria que você desenhasse como você é.". 4º Momento: Tem-se o mesmo procedimento do segundo momento.

Toda dinâmica deve ser anotada. A avaliação deve ser feita direcionada pelos objetivos e levando-se em conta outros aspectos emergentes.”

 

 

 

   

Todas as afirmativas estão corretas.

Nosso gabarito é Letra E.

7) Os fatores fundamentais que precisam ser levados em consideração no diagnóstico de um problema de aprendizagem são:

I. Fatores inorgânicos.

II. Fatores específicos.

III. Fatores psicógenos.

IV. Fatores ambientais.

Estão CORRETOS:

  • A) Somente os itens I e III.
  • B) Somente os itens II e III.
  • C) Somente os itens I, II e IV.
  • D) Somente os itens II, III e IV.
  • E) Somente os itens III e IV.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Somente os itens II, III e IV.

Gabarito: Letra D

 

Vamos relembrar os fatores a serem considerados para o diagnóstico de um problema de aprendizagem:

 

“Para o diagnóstico, são considerados diferentes fatores:

• Fatores orgânicos, que vão desde a integridade dos órgãos dos sentidos até os problemas da desnutrição proteica;

• Fatores específicos de adequação perceptomotriz e os problemas da análise e síntese, todos com íntima relação com a situação de lateralidade mal estabelecida e falta de conhecimento do esquema corporal;

• Fatores psicógenos;

 • Fatores ambientais. Nesse contexto, compreende-se que, para atender crianças com dificuldades para a aprendizagem, é necessária uma equipe multidisciplinar e interdisciplinar, para que se possa entender a criança como um ser global, e não dividida em pequenas situações que serão, cada uma, avaliadas e tratadas ao mesmo tempo e de forma isolada”

 

 

 

 

Todas as afirmativas estão corretas, menos a I, uma vez que são considerados fatores orgânicos, e não inorgânicos.

Nosso gabarito é Letra D.

 

Fonte: Transtornos da aprendizagem : abordagem neurobiológica e Multidisciplinar [recurso eletrônico] / Organizadores, Newra Tellechea Rotta, Lygia Ohlweiler, Rudimar dos Santos Riesgo. – 2. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2016

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8) Situação hipotética 6A1-I

Em um debate entre professores sobre a relação professor-aluno, Ana compartilhou que, ao desenvolver suas formas de ensino, se preocupa mais com a realidade de cada sala de aula para facilitar a aprendizagem do que com um método de ensino específico. Para ela, os professores não devem ser autoritários, mas, sim, estabelecer uma relação horizontal com seus alunos que seja marcada pela confiança e aceitação genuínas.

João discordou, dizendo que, em sala de aula, visa provocar reflexões que levem os alunos a buscarem respostas para estimular seus processos de assimilação e acomodação.

Apesar de discordarem em alguns aspectos sobre a relação professor-aluno, ambos os professores concordaram que aprender a aprender é mais importante que focar em memorização pura e simples (decoreba).

Infere-se do discurso de Ana na situação hipotética 6A1-I que ela se pauta nos princípios de uma abordagem

  • A) comportamental.
  • B) psicanalítica.
  • C) humanista.
  • D) cognitivista.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) humanista.

 

Situação hipotética 6A1-I 

  

  

 

Infere-se do discurso de Ana na situação hipotética 6A1-I que ela se pauta nos princípios de uma abordagem

 

Ana usou conceitos da abordagem humanista de Rogers. Veja mais sobre a aceitação:

 

"TRANSMITIR ACEITAÇÃO

 

O nível de aceitação que o líder consegue transmitir aos outros é um requisito crítico na liderança centrada no grupo. Muito se disse sobre a aceitação ao se descrever o papel do terapeuta centrado no cliente. O líder centrado no grupo deve ter, aparentemente, mais ou menos as mesmas atitudes que o terapeuta individual. Deve mostrar-se disposto a aceitar o grupo da forma como é no momento, mesmo que o grupo não tenha metas definidas, que os membros sejam hostis e desconfiados em relação ao líder, ou que 0 grupo seja dependente e submisso. Isto significa que o líder centrado no grupo deve transmitir uma aceitação sincera daquilo que os membros do grupo querem discutir, daquilo que decidem fazer e de como planejam fazê-lo."

 

Fonte: "Terapia Centrada no Cliente" (Rogers)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.

 

a) comportamental. b) psicanalítica. c) humanista. d) cognitivista.

9) Situação hipotética 6A1-I

Em um debate entre professores sobre a relação professor-aluno, Ana compartilhou que, ao desenvolver suas formas de ensino, se preocupa mais com a realidade de cada sala de aula para facilitar a aprendizagem do que com um método de ensino específico. Para ela, os professores não devem ser autoritários, mas, sim, estabelecer uma relação horizontal com seus alunos que seja marcada pela confiança e aceitação genuínas.

João discordou, dizendo que, em sala de aula, visa provocar reflexões que levem os alunos a buscarem respostas para estimular seus processos de assimilação e acomodação.

Apesar de discordarem em alguns aspectos sobre a relação professor-aluno, ambos os professores concordaram que aprender a aprender é mais importante que focar em memorização pura e simples (decoreba).

A partir da situação hipotética 6A1-I, é correto afirmar que João se orienta pelos princípios de uma abordagem

  • A) construtivista.
  • B) humanista.
  • C) sócio-histórica.
  • D) vigotskiana.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) construtivista.

 

Situação hipotética 6A1-I 

    

A partir da situação hipotética 6A1-I, é correto afirmar que João se orienta pelos princípios de uma abordagem

 

João utilizou os conceitos de assimilação e acomodação. Esses conceitos foram desenvolvidos pela abordagem construtivista de Piaget. Veja mais abaixo:

 

"Adaptação é o termo de Piaget para 0 modo como a criança lida com as novas informações à luz do que ela já sabe. A adaptação ocorre por intermédio de dois processos complementares: (1) assimilação, que é absorver informação nova e incorporá-la às estruturas cognitivas existentes, e (2) acomodação, que é ajustar as próprias estruturas cognitivas para encaixar a informação nova. Considere novamente o ato de sugar. O bebê que mama no peito ou na mamadeira e que começa a sugar o canudinho de uma caneca para crianças está demonstrando assimilação - usando um velho esquema esquema para lidar com uma situação nova: a caneca."

 

Fonte: "Desenvolvimento Humano" (Papalia e Feldman)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra A.

 

a) construtivista. b) humanista. c) sócio-histórica. d) vigotskiana.

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10) Situação hipotética 6A1-I

Em um debate entre professores sobre a relação professor-aluno, Ana compartilhou que, ao desenvolver suas formas de ensino, se preocupa mais com a realidade de cada sala de aula para facilitar a aprendizagem do que com um método de ensino específico. Para ela, os professores não devem ser autoritários, mas, sim, estabelecer uma relação horizontal com seus alunos que seja marcada pela confiança e aceitação genuínas.

João discordou, dizendo que, em sala de aula, visa provocar reflexões que levem os alunos a buscarem respostas para estimular seus processos de assimilação e acomodação.

Apesar de discordarem em alguns aspectos sobre a relação professor-aluno, ambos os professores concordaram que aprender a aprender é mais importante que focar em memorização pura e simples (decoreba).

Ao fim do debate apresentado na situação hipotética 6A1-I, o ponto de concordância entre Ana e João se apoia nas teorias de

  • A) Jean Piaget e Carl Jung.
  • B) Carl Rogers e Jean Piaget.
  • C) Karl Marx e Jerome Bruner.
  • D) Carl Rogers e Sigmund Freud

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Carl Rogers e Jean Piaget.

 

Situação hipotética 6A1-I 

 

  

  

 

Ao fim do debate apresentado na situação hipotética 6A1-I, o ponto de concordância entre Ana e João se apoia nas teorias de

 

Conforme vimos nas questões anteriores, o conceito de aceitação genuína é da abordagem humanista de Rogers e os conceitos de assimilação e acomodação são da abordagem construtivista de Piaget.

 

Ambos teóricos desenvolvem propostas que não estão focadas em "memorização pura e simples".

 

Portanto, encontramos a resposta na Letra B.

 

a) Jean Piaget e Carl Jung. b) Carl Rogers e Jean Piaget. c) Karl Marx e Jerome Bruner. d) Carl Rogers e Sigmund Freud

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