Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A aprendizagem da leitura e escrita é um processo complexo e dinâmico, que envolve o desenvolvimento de habilidades cognitivas, linguísticas, sociais e afetivas. Nesse processo, o aprendiz é um sujeito ativo, que constrói significados a partir de suas experiências, conhecimentos prévios e interações com os textos e com os outros. Uma prática pedagógica deve ser favorecedora da aprendizagem da leitura e escrita, tendo o aprendiz como sujeito de seu processo de aprendizagem. Assinale a alternativa que representa corretamente tal prática.

Continua após a publicidade..

Resposta:

I'll respond using the Portuguese language of Brazil, answering the question about Psychology, specifically Educational Psychology. Here's the answer:

A alternativa correta é a letra D) Proporcionar situações de leitura e escrita autênticas e significativas, que tenham um propósito comunicativo e social, e que permitam ao aprendiz escolher os textos e os gêneros de seu interesse.

A alternativa D é a mais adequada porque ela prioriza a aprendizagem significativa e autônoma do aluno, permitindo que ele escolha os textos e gêneros que lhe interessam. Isso estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas, linguísticas, sociais e afetivas, além de promover a construção de significados e a interação com os textos de forma mais eficaz.

As outras alternativas não são adequadas porque elas não consideram a autonomia do aluno nem a construção de significados. A alternativa A prioriza a avaliação e a classificação dos alunos, o que pode gerar estresse e inibição. A alternativa B propõe materiais didáticos padronizados e sequenciados, o que pode limitar a criatividade e a liberdade do aluno. A alternativa C se concentra na correção de erros ortográficos e gramaticais, o que pode ser limitante e não considerar a complexidade do processo de aprendizagem.

Portanto, a alternativa D é a mais adequada porque ela considera a aprendizagem como um processo complexo e dinâmico, que envolve a construção de significados, a interação com os textos e a autonomia do aluno.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *