A aprendizagem da leitura e escrita é um processo complexo e dinâmico, que envolve o desenvolvimento de habilidades cognitivas, linguísticas, sociais e afetivas. Nesse processo, o aprendiz é um sujeito ativo, que constrói significados a partir de suas experiências, conhecimentos prévios e interações com os textos e com os outros. Uma prática pedagógica deve ser favorecedora da aprendizagem da leitura e escrita, tendo o aprendiz como sujeito de seu processo de aprendizagem. Assinale a alternativa que representa corretamente tal prática.
- A) Aplicar provas e testes periódicos para avaliar o nível de leitura e escrita dos aprendizes, atribuindo notas e classificando-os em categorias de desempenho.
- B) Utilizar materiais didáticos padronizados e sequenciados, que apresentem os conteúdos de forma gradual e sistemática, seguindo uma ordem alfabética ou silábica.
- C) Corrigir os erros ortográficos e gramaticais dos textos produzidos pelos aprendizes, apontando as formas corretas e exigindo que eles reescrevam os textos conforme as normas da língua padrão.
- D) Proporcionar situações de leitura e escrita autênticas e significativas, que tenham um propósito comunicativo e social, e que permitam ao aprendiz escolher os textos e os gêneros de seu interesse.
Resposta:
A alternativa correta é a letra D) Proporcionar situações de leitura e escrita autênticas e significativas, que tenham um propósito comunicativo e social, e que permitam ao aprendiz escolher os textos e os gêneros de seu interesse.
A alternativa D é a mais adequada porque ela prioriza a aprendizagem significativa e autônoma do aluno, permitindo que ele escolha os textos e gêneros que lhe interessam. Isso estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas, linguísticas, sociais e afetivas, além de promover a construção de significados e a interação com os textos de forma mais eficaz.
As outras alternativas não são adequadas porque elas não consideram a autonomia do aluno nem a construção de significados. A alternativa A prioriza a avaliação e a classificação dos alunos, o que pode gerar estresse e inibição. A alternativa B propõe materiais didáticos padronizados e sequenciados, o que pode limitar a criatividade e a liberdade do aluno. A alternativa C se concentra na correção de erros ortográficos e gramaticais, o que pode ser limitante e não considerar a complexidade do processo de aprendizagem.
Portanto, a alternativa D é a mais adequada porque ela considera a aprendizagem como um processo complexo e dinâmico, que envolve a construção de significados, a interação com os textos e a autonomia do aluno.
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