A atuação do psicopedagogo e as suas contribuições para o processo de avaliação englobam o ser cognoscente (o educando) e a instituição formal de ensino (a escola), dentro do contexto psicopedagógico educacional. Na visão de Luckesi (2003), a avaliação é uma ferramenta da qual o ser humano não se livra. Ela faz parte de seu modo de agir e, por isso, é necessário que seja usada da melhor forma possível. Segundo Perrenoud (1999), nossas práticas de avaliação são atravessadas por duas lógicas não necessariamente excludentes: a formativa e a somativa. Considerando a prática da avaliação formativa, é correto afirmar que:
- A) Apoia-se em uma lógica ou em uma concepção classificatória de avaliação cuja função, ao final de uma unidade de estudos, semestre ou ano letivo, é a de verificar se houve aquisição de conhecimento.
- B) Predomina, nessa lógica, o viés burocrático que empobrece a aprendizagem, estimulando ações didáticas voltadas para o controle das atividades exercidas pelo aluno, mas não necessariamente geradoras de conhecimento.
- C) Ela se relaciona mais ao produto demonstrado pelo aluno em situações previamente estipuladas e definidas pelo professor, e se materializa na nota, objeto de desejo e sofrimento dos alunos, de suas famílias e até do próprio professor.
- D) Preocupa-se com o processo de apropriação dos saberes pelo aluno, os diferentes caminhos que percorre, mediados pela intervenção ativa do professor, a fim de promover a regulação das aprendizagens, revertendo a eventual rota do fracasso e reinserindo o aluno no processo educativo.
Resposta:
A alternativa correta é a letra D) Preocupa-se com o processo de apropriação dos saberes pelo aluno, os diferentes caminhos que percorre, mediados pela intervenção ativa do professor, a fim de promover a regulação das aprendizagens, revertendo a eventual rota do fracasso e reinserindo o aluno no processo educativo.
A avaliação formativa, como concebida por Perrenoud (1999), é fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Ela se preocupa com o acompanhamento do aluno ao longo do processo educativo, identificando suas necessidades e potencialidades. Dessa forma, o professor pode intervir de maneira eficaz, proporcionando oportunidades para que o aluno supere suas dificuldades e consolide seus conhecimentos.
A opção D) destaca a importância da avaliação formativa em promover a regulação das aprendizagens. Isso significa que o professor não se limita a avaliar o produto final do aluno, mas acompanha seu processo de aprendizagem, identificando os obstáculos e fornecendo apoio para que o aluno possa superá-los. Essa abordagem permite que o aluno seja reinserido no processo educativo, revertendo a eventual rota do fracasso.
Além disso, a avaliação formativa permite que o professor identifique as necessidades específicas de cada aluno, proporcionando uma educação mais personalizada e eficaz. Isso se contrapõe à avaliação somativa, que se concentra apenas no produto final do aluno, sem considerar o processo de aprendizagem.
Portanto, a opção D) é a mais coerente com a concepção de avaliação formativa, que se preocupa com o processo de aprendizagem do aluno e busca promover sua regulação e desenvolvimento.
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