A atuação profissional do psicólogo escolar é determinada pela influência de variáveis decorrentes de sua própria formação e opção teórica.
Durante sua formação, deve ser estimulado o desenvolvimento de profissionais que
- A) analisem o campo de relações sócio-político-pedagógicas para melhoria das condições do processo educacional.
- B) elaborem metodologias de trabalhos individuais, valorizando e potencializando a produção de saberes dos diferentes espaços educacionais.
- C) atuem na direção da ampliação da qualidade do processo educacional, por meio de práticas que avaliem o estudante e especifiquem suas dificuldades.
- D) compartilhem a prática e o conhecimento desenvolvido pela Psicologia, mas sem necessitar divulgar seus conhecimentos para os demais membros da comunidade escolar.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) analisem o campo de relações sócio-político-pedagógicas para melhoria das condições do processo educacional.
Durante sua formação, deve ser estimulado o desenvolvimento de profissionais que
A questão está baseada no seguinte texto:
"Atuação do Psicólogo na Educação Básica
A partir da década de 1990, entidades da Psicologia, a saber, ABRAPEE, CFP e ABEP estão trabalhando na construção de um modelo de atuação institucional para o psicólogo no campo da educação e que leve em conta uma postura ético-política frente aos desafios educacionais, tendo como práticas, ações que
• considerem a realidade da escola brasileira, articulando com setores da saúde, do trabalho, dos movimentos sociais, da assistência social e do poder judiciário,
• compreendam os fatores que produzem e causam sofrimento em educandos e educadores,
• analisem o campo de relações sócio-político-pedagógicas para melhoria das condições do processo educacional,
• comprometam-se com as funções sociais da escola de acesso aos bens culturais constituídos e a promoção de autonomia dos indivíduos,
• elaborem metodologias de trabalhos multidisciplinares, valorizando e potencializando a produção de saberes dos diferentes espaços educacionais,
• atuem na direção da ampliação da qualidade do processo educacional, através de práticas coletivas que potencializem pessoas e grupos da comunidade escolar,
• compartilhem a prática e o conhecimento desenvolvido pela Psicologia, socializando saberes e ampliando as possibilidades de atuação."
Fonte: "Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira" (Verona et al.)
Com isso, encontramos a resposta na Letra A.
a) analisem o campo de relações sócio-político-pedagógicas para melhoria das condições do processo educacional.
b) elaborem metodologias de trabalhos individuais, valorizando e potencializando a produção de saberes dos diferentes espaços educacionais.
c) atuem na direção da ampliação da qualidade do processo educacional, por meio de práticas que avaliem o estudante e especifiquem suas dificuldades.
d) compartilhem a prática e o conhecimento desenvolvido pela Psicologia, mas sem necessitar divulgar seus conhecimentos para os demais membros da comunidade escolar.
Deixe um comentário