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A avaliação intelectual geralmente é feita para

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Resposta:

A alternativa correta é letra B)  ter uma ideia do possível êxito do sujeito, do ponto de vista escolar (acadêmico) e ocupacional.

Gabarito Letra B

A avaliação intelectual geralmente é feita para

a)  apresentar evidências mais concretas do funcionamento do sujeito e assim prever com clareza situações de fracasso.

b)  ter uma ideia do possível êxito do sujeito, do ponto de vista escolar (acadêmico) e ocupacional.

c)  identificar, dentro do contexto escolar, os estudantes com menos aptidões.

d)  clarear as expectativas dos pais em relação à vida escolar dos filhos.

 

O objetivo da avaliação intelectual geralmente é ter uma ideia do possível êxito do sujeito, do ponto de vista escolar (acadêmico) e ocupacional, veja:

 

“Spearman, considerado o pai da psicometria, foi quem primeiramente tentou explicar o que era inteligência, nos primórdios do século XX. Depois que propôs o fator g como pressuposto, em seu referencial teórico, surgiram muitos pensadores, ora apresentando um modelo dicotômico, ora criando explicações que envolviam fatores múltiplos ou capacidades cognitivas múltiplas. Entretanto, no estado atual de nosso saber, pode-se afirmar que qualquer instrumento de mensuração da inteligência, na realidade, só mede “algumas áreas de funcionamento”. Em suma, “um QI é uma estimativa do nível atual de funcionamento, enquanto este é medido pelas várias tarefas requeridas num teste” (Groth-Marnat, 1999, p.153). E, no momento em que se salienta que é uma medida do nível atual, fica claro que não se trata de um dado fixo e imutável, podendo variar conforme uma série de fatores ambientais, psicopatológicos ou outros, que afetam as funções cognitivas, além de variáveis que podem influenciar o desempenho nas tarefas envolvidas, como compreensão das instruções, motivação, empenho em dar uma determinada impressão, etc. Entretanto, o fato de os testes de inteligência não nos oferecerem uma visão mais abrangente do que parecem medir tem, no momento, mais interesse teórico do que prático, porque a avaliação intelectual geralmente é feita para se ter uma idéia do possível êxito do sujeito, do ponto de vista escolar (acadêmico) e ocupacional, o que, a grosso modo, pode ser possível por meio dos instrumentos disponíveis.”

 

Assim, nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnstico-V. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000

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