Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A escola compõe um contexto variado de desenvolvimento e aprendizagem sendo considerada como um lugar que agrega uma diversidade de conhecimentos, regras, valores e atividades, atravessada por problemas e conflitos diferentes. Entende-se que é nesse espaço psicológico, social, cultural e físico que os indivíduos acionam o seu desenvolvimento global, através das atividades programadas e realizadas dentro e fora da sala de aula, ou seja, todo o currículo escolar se relaciona e precisa levar em consideração:

Continua após a publicidade..

Resposta:

Resposta: A alternativa correta é a letra D) Estágio de desenvolvimento cognitivo, físico e motor dos alunos, desde o maternal até a educação de adultos.

Essa escolha se justifica porque a escola é um ambiente que influencia significativamente no desenvolvimento global dos indivíduos, abrangendo aspectos psicológicos, sociais, culturais e físicos. Nesse contexto, o estágio de desenvolvimento cognitivo, físico e motor dos alunos é fundamental para entender como eles se relacionam com o meio escolar e como isso impacta no seu desempenho acadêmico.

O desenvolvimento cognitivo se refere à forma como os alunos processam e armazenam informações, enquanto o desenvolvimento físico se relaciona com a coordenação motora, equilíbrio e habilidades físicas. Já o desenvolvimento motor se refere à aquisição de habilidades motoras, como caminhar, correr, saltar, etc. Todos esses aspectos são cruciais para a formação dos alunos e influenciam na sua capacidade de aprender e se adaptar ao ambiente escolar.

A escola é um lugar onde os alunos desenvolvem suas habilidades e competências, e o estágio de desenvolvimento cognitivo, físico e motor é essencial para entender como eles se relacionam com os professores, os colegas e o meio escolar em geral. Além disso, essa compreensão é fundamental para que os professores possam planejar estratégias de ensino mais eficazes e que atendam às necessidades específicas dos alunos.

As outras alternativas não são corretas porque não abrangem de forma tão ampla e completa o desenvolvimento global dos alunos. A alternativa A se refere ao histórico familiar de adoecimento mental e esfera econômica envolvida nesse processo, o que é importante, mas não é o foco principal na compreensão do desenvolvimento dos alunos na escola. Já a alternativa B se refere ao comportamento inadequado e incoerente com o contexto escolar e relações estabelecidas, o que é um aspecto importante, mas não é o mais fundamental para entender o desenvolvimento dos alunos. A alternativa C se refere ao vínculo escolar adquirido ao longo dos anos, bem como a forma de se relacionar com os professores, o que é importante, mas não é o mais abrangente.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *