A escola desempenha um papel importante na promoção da saúde mental infantojuvenil, podendo disponibilizar um ambiente seguro e estruturado para ajudar crianças e adolescentes a desenvolverem habilidades sociais, emocionais e comportamentais. “[…] a escola é um dos principais contextos de vida de crianças e adolescentes na atualidade, possuindo, assim, um caráter psicossocial relevante que deve ser assumido e explorado” (CID, et al., 2019, p.4).
Que intervenções podem ser desenvolvidas nas escolas de educação básica para a promoção da saúde mental dos estudantes? Assinale a alternativa correta:
- A) Formação continuada de toda a equipe escolar, ações direcionadas aos problemas enfrentados pelos alunos no ambiente escolar e demais situações sociais, envolver os pais e familiares no cotidiano escolar, criar rede de apoio para estudantes (equipe escolar, familiares, serviços de saúde e os próprios estudantes).
- B) Ações direcionadas aos problemas enfrentados pelos alunos no ambiente escolar e demais situações sociais, envolver apenas os professores na promoção da saúde mental, criar rede de apoio para estudantes com diagnósticos de transtorno mental.
- C) Formação continuada de toda a equipe escolar para diagnosticar os alunos com possíveis transtornos mentais.
- D) Ações direcionadas aos problemas enfrentados pelos alunos no ambiente escolar e demais situações sociais e medicação dos estudantes no ambiente escolar.
- E) A escola deve promover atendimento exclusivo para os alunos com diagnóstico de transtorno de personalidade.
Resposta:
A resposta correta é a letra A)
A escola desempenha um papel fundamental na promoção da saúde mental infantojuvenil, podendo disponibilizar um ambiente seguro e estruturado para ajudar crianças e adolescentes a desenvolverem habilidades sociais, emocionais e comportamentais. Como afirma CID et al. (2019, p.4), a escola é um dos principais contextos de vida de crianças e adolescentes na atualidade, possuindo, assim, um caráter psicossocial relevante que deve ser assumido e explorado.
Portanto, a intervenção mais eficaz para a promoção da saúde mental dos estudantes é a forma contínua de toda a equipe escolar, que se direciona aos problemas enfrentados pelos alunos no ambiente escolar e demais situações sociais. Além disso, é fundamental envolver os pais e familiares no cotidiano escolar, criar rede de apoio para estudantes, incluindo a equipe escolar, familiares, serviços de saúde e os próprios estudantes.
Essa abordagem holística permite que a escola seja um ambiente de apoio e desenvolvimento para os estudantes, onde eles possam receber ajuda e suporte para lidar com os desafios que enfrentam. Além disso, a equipe escolar pode trabalhar em conjunto com os pais e familiares para desenvolver estratégias de apoio e intervenção mais eficazes.
Já as outras opções não são tão eficazes, pois se limitam a apenas uma parte da equipe escolar ou se concentram em diagnosticar os alunos com possíveis transtornos mentais, o que não é suficiente para promover a saúde mental dos estudantes.
Em resumo, a alternativa A é a mais completa e abrangente, pois envolve toda a equipe escolar e os pais e familiares, e se direciona aos problemas enfrentados pelos alunos no ambiente escolar e demais situações sociais.
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