“A escola não muda a sociedade, mas pode, partilhando esse projeto com segmentos sociais que assumem os princípios democráticos, articulando-se a eles, constituir-se não apenas como espaço de reprodução, mas também como espaço de transformação. […] A eleição de conteúdos, por exemplo, ao incluir questões que possibilitem a compreensão e a crítica da realidade, ao invés de 11rata-los como dados abstratos a serem aprendidos apenas para ‘passar de ano’, oferece aos alunos a oportunidade de se apropriarem deles como instrumentos para refletir e mudar sua própria vida”. É assim que os PCNs introduzem os temas transversais. Com relação à transversalidade, faça a associação entre as questões propostas para discussão na primeira coluna com o respectivo tema transversal que lhe corresponde na segunda coluna.
1. Jogar lixo na rua causa doenças, provoca enchentes e contamina a água e o solo.
2. É preciso usar sempre o preservativo masculino ou feminino para ter relações seguras e responsáveis?
3. A máxima latina mínima de malis nos ensina o princípio de comportamento segundo o qual entre dois males devemos escolher sempre o menor.
4. Quem usa o cartão de crédito de forma descontrolada quase sempre acaba endividado.
5. Por que não é correto apelidar de “baleia” minha colega de escola que está um pouco acima do peso?
( ) Orientação Sexual
( ) Meio Ambiente
( ) Trabalho e Consumo
( ) Pluralidade Cultural
( ) Ética
A sequência CORRETA da correlação feita é:
- A) 3-5-4-1-2.
- B) 2-3-1-4-5.
- C) 5-4-1-3-2.
- D) 1-5-4-2-3.
Resposta:
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
Com relação à transversalidade, faça a associação entre as questões propostas para discussão na primeira coluna com o respectivo tema transversal que lhe corresponde na segunda coluna.
Segundo da Silva & Cols. (2017, p.91):
“Os Temas Transversais são constituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e compreendem seis área: Ética ((Respeito Mútuo, Justiça, Solidariedade), Orientação Sexual ((Corpo: Matriz da sexualidade), relações de gêneros, prevenção das doenças sexualmente transmissíveis), Meio Ambiente (Os ciclos da natureza, sociedade e meio ambiente, manejo e conservação ambiental), Saúde (autocuidado, vida coletiva), Pluralidade Cultural (Pluralidade Cultural e Cidadania) e Trabalho e Consumo (Relações de Trabalho; Trabalho, Consumo, Meio Ambiente e Saúde; Consumo, Meios de Comunicação de Massas, Publicidade e Vendas; Direitos Humanos, Cidadania).”
1. Jogar lixo na rua causa doenças, provoca enchentes e contamina a água e o solo.
Note que a afirmativa está relacionada ao parâmetro “meio ambiente”, aludindo a conservação ambiental.
2. É preciso usar sempre o preservativo masculino ou feminino para ter relações seguras e responsáveis?
Destaca-se que a assertiva pertence ao parâmetro “Orientação Sexual” trazendo relação com a questão da “prevenção das doenças sexualmente transmissíveis”.
3. A máxima latina mínima de malis nos ensina o princípio de comportamento segundo o qual entre dois males devemos escolher sempre o menor.
O item é pertinente ao parâmetro “Ética” e alude ao aspecto Justiça.
4. Quem usa o cartão de crédito de forma descontrolada quase sempre acaba endividado.
A afirmativa traduz nuances do parâmetro “Trabalho e Consumo”.
5. Por que não é correto apelidar de “baleia” minha colega de escola que está um pouco acima do peso?
A proposição representa o parâmetro “Pluralidade Cultural”.
Considerando as afirmativas apresentadas e correspondências obtidas conforme parâmetros dos Temas Transversais, teríamos dessa forma a seguinte associação:
( 2 ) Orientação Sexual
( 1 ) Meio Ambiente
( 4 ) Trabalho e Consumo
( 5 ) Pluralidade Cultural
( 3 ) Ética
Realizando a análise das proposições apresentadas ressalta-se que a SEQUÊNCIA CORRETA seria 2-1-4-5-3, portanto, questão NULA.
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Fonte consultada:
da Silva, W., Martins, P., & Barbosa, I. (2017). Temas Transversais, oficinas pedagógicas e aprendizagem significativa: uma discussão acerca do ensino de ciências na Amazônia. Revista Areté| Revista Amazônica de Ensino de Ciências, 8(15), 89-99.
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