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A família do educando confia à escola a tarefa de educar e muitas das vezes acaba se afastando do seu papel de educar, sendo a participação do núcleo familiar fator decisivo para a formação do sujeito e das implicações deste na sociedade.

 

Assinale a alternativa que está INCORRETA.

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir em relação ao aluno.

Gabarito: Letra A

 

Assinale a alternativa que está INCORRETA.

a) A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir em relação ao aluno.

Certo!

“A família e a escola são parceiros fundamentais no desenvolvimento de ações que favoreceram o sucesso escolar e social das crianças, formando uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir. A educação perpassa tanto o ambiente escolar quanto o familiar. A interação entre ambos é muito importante para o sucesso do processo ensino-aprendizagem.”

 

b) Escola e famílias compartilham da tarefa de preparar as crianças e os jovens para a inserção crítica, participativa e produtiva na sociedade, mas divergem nas de ensinar. A escola tem a função de favorecer a aprendizagem dos conhecimentos construídos pela humanidade e valorizados pela sociedade em um dado momento histórico, de ampliar as possibilidades de convivência social e de legitimar uma ordem social.

Certo! A alternativa traz corretamente a função da escola.

“Sob a perspectiva deste estudo, escola e famílias compartilham da tarefa de preparar as crianças e os jovens para a inserção crítica, participativa e produtiva na sociedade, mas divergem nas de ensinar. A escola tem a função de favorecer a aprendizagem dos conhecimentos construídos pela humanidade e valorizados pela sociedade em um dado momento histórico, de ampliar as possibilidades de convivência social e de legitimar uma ordem social. A família, por sua vez, nos últimos tempos tem tido a tarefa de promover a socialização das crianças, estabelecendo condições para seu "bom" desenvolvimento, o que inclui a aprendizagem de padrões comportamentais, atitudes e valores aceitos pela sociedade em geral e pela comunidade a que pertencem. Assim, os objetivos são distintos, mas que se interpenetram.”

 

c) A família é a principal instituição social na vida de uma criança. Família e escola devem estar interligadas com a proposta pedagógica da escola. Onde a família precisa participar ativamente dos processos pedagógicos.

Certo! É fundamental que a família conheça a proposta pedagógica da escola, mas o que a alternativa quer dizer com “participar ativamente”? Na grande maioria das vezes, os pais não terão conhecimento técnico suficiente para opinar sobre as decisões pedagógicas da escola, então essa afirmativa seria incorreta, mas se participar for saber e estar integrada com a escola, então a afirmativa está correta.

 

d) As escolas devem proporcionar assistência às famílias para que estas consigam cumprir as suas obrigações básicas na educação e desenvolvimento da criança.

Certo! Esse é um tipo de atividade que a escola pode exercer em relação à família. Mas é importante ressaltar que nem sempre as escolas devem essa assistência.

“Segundo Marques (2002), baseado na tipologia de Joyce Epstein há seis tipos de atividades para envolvimento entre escola e família: Tipo 1 -ajuda da escola às famílias -as escolas proporcionam assistência às famílias para que estas consigam cumprir as suas obrigações básicas com o vestuário, alimentação e saúde; tipo 2 - comunicação escola famílias - as escolas comunicam regularmente às famílias acerca do progresso dos alunos e sobre o programa educativo; tipo 3 - ajuda da família à escola - envolvimento da família em atividades de voluntariado na escola; tipo 4- envolvimento da família no processo educativo em casa - apoio na realização dos trabalhos de casa e apoio ao estudo; tipo 5 -participação na tomada de decisões e na direção da escola - desempenho de tarefas nos órgãos da escola; tipo 6 - intercâmbio com a comunidade - partilha de responsabilidades e recursos entre a escola e as instituições comunitárias que trabalham com as crianças e os jovens (MARQUES, 2002).”

 

e) A escola é a representação mais poderosa na influência e desenvolvimento da personalidade e formação de consciência da criança. A base extremamente estabelecida no âmbito escolar provoca uma sensação prazerosa às crianças, que encontram um espaço natural para seu desenvolvimento, cultivo de valores humanos.

Errado. A família é a representação mais poderosa na influência do desenvolvimento da personalidade e consciência da criança.

A família, por outro lado, é a representação mais poderosa na influência e desenvolvimento da personalidade e formação de consciência da criança. A base extremamente estabelecida no âmbito familiar provoca uma sensação prazerosa às crianças, que encontram um espaço natural para seu desenvolvimento, cultivo de valores humanos, solidificação da responsabilidade e uma segurança inigualável. O papel da família modificou-se ao longo dos anos. A convivência e o diálogo familiar são questões primordiais, construindo, assim, filhos (e alunos) com uma base sólida.”

 

Assim, a afirmativa incorreta é a Letra E, embora o gabarito diga Letra A e que haja margem para anulação da questão.

 

Referência

Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues, & Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli. (2005). A importância do que se aprende na escola: a parceria escola-famílias em perspectiva. Paidéia (Ribeirão Preto)15(31), 239-247. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200011

Família & Escola: a importante parceria no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Disponível em: https://direcionalescolas.com.br/familia-escola-importante-parceria-desenvolvimento-e-aprendizagem-das-criancas/

A importância da família no processo de desenvolvimento da aprendizagem da criança. Disponível em: https://apeoc.org.br/extra/artigos_cientificos/A_IMPORTANCIA_DA_FAMILIA_NO_PROCESSO_DE_DESENVOLVIMENTO_DA_APRENDIZAGEM_DA_CRIANCA.pdf

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