“A inclusão escolar é um importante tema no universo educacional na contemporaneidade e reúne em torno de si contribuições de diferentes campos do conhecimento que sobre ela se debruçam para produzir saberes que sustentam as pesquisas e as práticas educativas. O uso do termo inclusão expandiu-se no Brasil principalmente a partir da década de 90, período em que se firmaram os principais marcos regulatórios da educação inclusiva, e passou a ser utilizado de forma bastante abrangente e generalizada referindo-se às mais diversas situações de exclusão: exclusão racial, exclusão socioeconômica, exclusão de pessoas com deficiência, entre outras” (LERNER & VOLTOLINI, 2015, p. 75). A respeito da inclusão escolar, é possível afirmar:
- A) Tem sua origem atrelada a movimentos sociais mais amplos e compartilha de pressupostos filosóficos da Reforma Antipsiquiátrica.
- B) A última década foi marcada pela emergência de trabalhos que apontam para efetividade da proposta inclusiva e seus efeitos preponderantemente positivos na constituição da subjetividade de educadores, alunos e familiares.
- C) De acordo com boa parte dos autores da educação especial, a integração escolar de alunos com necessidades educacionais especiais substituiu o paradigma da inclusão, considerado ultrapassado e conservador.
- D) A inclusão escolar, conceitual e originalmente, diz respeito apenas a medidas técnicas e administrativas implantadas para permitir que uma criança com deficiência frequente a escola regular.
- E) A integração escolar fundamenta-se na ideia de que todas as crianças têm o direito de estar na escola mais próxima, independentemente de suas diferenças, o que implica, a partir desse conceito, uma transformação cultural e educativa nas escolas para acolher a todas as crianças.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Tem sua origem atrelada a movimentos sociais mais amplos e compartilha de pressupostos filosóficos da Reforma Antipsiquiátrica.
“A inclusão escolar é um importante tema no universo educacional na contemporaneidade e reúne em torno de si contribuições de diferentes campos do conhecimento que sobre ela se debruçam para produzir saberes que sustentam as pesquisas e as práticas educativas. O uso do termo inclusão expandiu-se no Brasil principalmente a partir da década de 90, período em que se firmaram os principais marcos regulatórios da educação inclusiva, e passou a ser utilizado de forma bastante abrangente e generalizada referindo-se às mais diversas situações de exclusão: exclusão racial, exclusão socioeconômica, exclusão de pessoas com deficiência, entre outras” (LERNER & VOLTOLINI, 2015, p. 75). A respeito da inclusão escolar, é possível afirmar:
a) Tem sua origem atrelada a movimentos sociais mais amplos e compartilha de pressupostos filosóficos da Reforma Antipsiquiátrica.
A questão está baseada no artigo "Psicanálise, Ética e Inclusão Escolar" de Lemer e Voltolini.
Essa primeira afirmativa está de acordo com o artigo. Veja:
"Esse tema tem sua origem atrelada a movimentos sociais mais amplos e compartilha de pressupostos filosóficos da Reforma Antipsiquiátrica que intentou sensibilizar a sociedade para os prejuízos da segregação e marginalização de grupos minoritários."
Assertiva Correta.
b) A última década foi marcada pela emergência de trabalhos que apontam para efetividade da proposta inclusiva e seus efeitos preponderantemente positivos na constituição da subjetividade de educadores, alunos e familiares.
A afirmativa distorce o seguinte trecho do artigo:
"A última década, porém, foi marcada pela emergência de trabalhos que apontavam para as limitações da proposta inclusiva, seus impasses e efeitos na constituição da subjetividade de educadores, alunos e familiares."
Assertiva Falsa.
c) De acordo com boa parte dos autores da educação especial, a integração escolar de alunos com necessidades educacionais especiais substituiu o paradigma da inclusão, considerado ultrapassado e conservador.
Essa afirmativa troca "inclusão escolar" por "integração escolar". Veja:
"De acordo com boa parte dos autores da educação especial, a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais substituiu o paradigma da integração, considerado ultrapassado e conservador."
Assertiva Falsa.
d) A inclusão escolar, conceitual e originalmente, diz respeito apenas a medidas técnicas e administrativas implantadas para permitir que uma criança com deficiência frequente a escola regular.
Essa afirmativa está descrevendo a integração escolar. Observe o trecho do artigo supracitado:
"De acordo com boa parte dos autores da educação especial, a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais substituiu o paradigma da integração, considerado ultrapassado e conservador.
(...)
Esse deslizamento terminológico deveu-se principalmente à concepção de que a integração escolar dizia respeito apenas a medidas técnicas e administrativas implantadas para permitir que uma criança com deficiência frequentasse a escola regular. "
Assertiva Falsa.
e) A integração escolar fundamenta-se na ideia de que todas as crianças têm o direito de estar na escola mais próxima, independentemente de suas diferenças, o que implica, a partir desse conceito, uma transformação cultural e educativa nas escolas para acolher a todas as crianças.
Mais uma distorção:
"A inclusão escolar, por sua vez, '[...] fundamenta-se na ideia de que todas as crianças têm o direito de frequentar a escola mais próxima, sejam quais forem suas diferenças', o que implica em uma transformação cultural e educativa nas escolas para acolher a todas as crianças (PLAISANCE, 2010, p. 34)."
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra A.
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