A indisciplina é um dos temas cíclicos na escola. Um comportamento analisado como amplo desafio a ser encarado pelos professores, constitui-se uma dificuldade de muitas escolas, não importando classe social ou nível de ensino. Qual a matéria-prima para se entender a indisciplina na escola?
- A) as atitudes autoritárias do professor.
- B) a relação professor- aluno e a saída razoável está nos vínculos cotidianos.
- C) as atitudes antidemocráticas dos alunos por não saberem como se portar na sala de aula.
- D) padronização e controle dos alunos.
- E) regimento interno escolar autoritário e errôneo.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) a relação professor- aluno e a saída razoável está nos vínculos cotidianos.
A indisciplina é um dos temas cíclicos na escola. Um comportamento analisado como amplo desafio a ser encarado pelos professores, constitui-se uma dificuldade de muitas escolas, não importando classe social ou nível de ensino. Qual a matéria-prima para se entender a indisciplina na escola?
Essa questão pode ser respondida com o seguinte trecho do texto "Afetividade na relação professor-aluno: significados sob o olhar do professor do ensino médio" de Herculano:
"A relação professor-aluno, segundo Julio Groppa (1996), é a matéria-prima para se compreender a indisciplina na escola, já que nela residem os protagonistas, ou agentes institucionais dessa problemática chamada indisciplina. 'A saída possível está no coração mesmo da relação professor-aluno, isto é, nos vínculos cotidianos e, principalmente, na maneira com que nos posicionamos perante o nosso outro complementar.' (AQUINO, 1996, p. 50)."
Com base nisso, encontramos a resposta na Letra B.
a) as atitudes autoritárias do professor.
b) a relação professor-aluno e a saída razoável está nos vínculos cotidianos.
c) as atitudes antidemocráticas dos alunos por não saberem como se portar na sala de aula.
d) padronização e controle dos alunos.
e) regimento interno escolar autoritário e errôneo.
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