Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A indisciplina é um dos temas cíclicos na escola. Um comportamento analisado como amplo desafio a ser encarado pelos professores, constitui-se uma dificuldade de muitas escolas, não importando classe social ou nível de ensino. Qual a matéria-prima para se entender a indisciplina na escola?

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) a relação professor- aluno e a saída razoável está nos vínculos cotidianos.

 

A indisciplina é um dos temas cíclicos na escola. Um comportamento analisado como amplo desafio a ser encarado pelos professores, constitui-se uma dificuldade de muitas escolas, não importando classe social ou nível de ensino. Qual a matéria-prima para se entender a indisciplina na escola?

 

Essa questão pode ser respondida com o seguinte trecho do texto "Afetividade na relação professor-aluno: significados sob o olhar do professor do ensino médio" de Herculano:

 

"A relação professor-aluno, segundo Julio Groppa (1996), é a matéria-prima para se compreender a indisciplina na escola, já que nela residem os protagonistas, ou agentes institucionais dessa problemática chamada indisciplina. 'A saída possível está no coração mesmo da relação professor-aluno, isto é, nos vínculos cotidianos e, principalmente, na maneira com que nos posicionamos perante o nosso outro complementar.' (AQUINO, 1996, p. 50)."

 

Com base nisso, encontramos a resposta na Letra B.


a)  as atitudes autoritárias do professor.
b)  a relação professor-aluno e a saída razoável está nos vínculos cotidianos.
c)  as atitudes antidemocráticas dos alunos por não saberem como se portar na sala de aula.
d)  padronização e controle dos alunos.
e)  regimento interno escolar autoritário e errôneo.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *