A partir do Materialismo Histórico-Dialético (Karl Marx), é apresenta uma visão crítica para atuação do psicólogo na escola. Esta visão crítica significou uma perspectiva dialética de compreensão do espaço escolar.
Assim, julgue as proposições e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso com relação para a perspectiva do materialismo históricodialético na atuação do psicólogo na escola.
( ) Esta perspectiva vê o homem como sujeito histórico que produz e é produzido pelas condições histórico-materiais da sociedade.
( ) Esta perspectiva compreende que a escola está vinculada à forma como a sociedade está organizada.
( ) Esta perspectiva defende que a escola é um espaço de socialização dos conhecimentos socialmente produzidos.
( ) Esta perspectiva entende que é através da participação política que o homem se humaniza, necessitando se apropriar dos bens culturais para que esta humanização ocorra plenamente.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
- A) V, V, V e F.
- B) V, V, F e F.
- C) F, V, V e F.
- D) F, F, F e V.
- E) V, F, V e F.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) V, F, V e F.
Gabarito: Letra E
(V) Esta perspectiva vê o homem como sujeito histórico que produz e é produzido pelas condições histórico-materiais da sociedade.
Verdadeiro! Essa é uma importante contribuição dessa abordagem para a psicologia escolar e educacional.
“Consideramos que os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural podem ajudar na superação de uma visão tradicional que, muitas vezes, dirige a prática dos psicólogos, influenciados por uma visão calcada no ideário liberal. Ao considerar o homem como um sujeito histórico, que produz e é produzido pelas condições materiais, essa vertente da Psicologia pode ser uma grande aliada na defesa da compreensão da formação humana no processo educativo.”
(F) Esta perspectiva compreende que a escola está vinculada à forma como a sociedade está organizada.
A alternativa traz essa afirmativa como falsa, mas as perspectivas críticas da psicologia escolar, baseadas em Vygostsky e Marx, trazem sim essa compreensão.
“Continuando neste movimento de crítica à Psicologia Tradicional, com ênfase naturalizante e biologizante, a partir da década de 1990, outra forma de atuação passa a ser desenvolvida, agora tomando como referência pressupostos marxistas, pautada na Psicologia Histórico-Cultural a partir dos estudos desenvolvidos pela Escola de Vigotski e pela Pedagogia Histórico-Crítica, elaborada por Dermeval Saviani. Os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural primam pela superação de uma Psicologia guiada pela lógica formal, contribuindo para compreender os fenômenos escolares e o desenvolvimento do psiquismo a partir da lógica dialética. Nesta perspectiva teórica, é o historicismo que engendra a compreensão do desenvolvimento do psiquismo. A Pedagogia Histórico-Crítica, por sua vez, traz para o centro do debate a compreensão de que a escola está vinculada à forma como a sociedade está organizada, aos interesses do capital, e defende a socialização do conhecimento, contribuindo para o processo de humanização dos alunos (Saviani, 2003).”
(V) Esta perspectiva defende que a escola é um espaço de socialização dos conhecimentos socialmente produzidos.
Verdadeiro! Essa é a função da escola nessa perspectiva.
“Tanamachi e Meira (2003), pautadas nos pressupostos do pensamento crítico expressos na Pedagogia Histórico-Crítica e na Psicologia Sócio-Histórica, defendem que o objeto do psicólogo em uma instituição de ensino é:
[...] o encontro entre os sujeitos e a educação e a finalidade central de seu trabalho deve ser contribuir para a construção de um processo educacional que seja capaz de socializar o conhecimento historicamente acumulado e de contribuir para a formação ética e política dos sujeitos (Tanamachi e Meira, 2003, pp. 42-43).
Assim, ao delimitar a área de intervenção mais importante em que a Psicologia pode contribuir, surge sua contribuição na direção da escola para que cumpra sua função de socialização dos conhecimentos já produzidos pelos homens, conforme defende Saviani (2003). Segundo Tanamachi e Meira (2003), partindo de uma concepção vigotskiana, o psicólogo pode contribuir para desvelar a ideologia implícita nas concepções que cristalizam a defesa de que os problemas educacionais estão no interior dos próprios alunos, combatendo, assim, as explicações que "psicologizam" esses problemas educacionais.”
(F) Esta perspectiva entende que é através da participação política que o homem se humaniza, necessitando se apropriar dos bens culturais para que esta humanização ocorra plenamente.
Falso. Para essa abordagem, é através da educação que o homem se humaniza:
“Concordamos com Meira e Tanamachi e também defendemos que a atuação da Psicologia na escola com pressupostos Marxianos/Vigotskianos é uma proposta que leva em conta o processo ensino-aprendizagem e de humanização a que se propõe. Leontiev (1978) defende a ideia de que é pela educação que o homem se humaniza, que ele precisa se apropriar dos bens culturais para se tornar humanizado. Vigotski (2000) deixa claro o quanto a aprendizagem promove o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, tais como memória lógica, abstração e atenção concentrada, entre outras funções. Para o autor, a escola deve trabalhar com conhecimentos científicos e, neste processo, conforme anuncia Facci (2004), o professor faz a mediação entre o conhecimento curricular e o aluno, provocando transformação nas funções psicológicas superiores dos alunos e, consequentemente, na forma de conhecer a realidade.”
Assim, a sequência correta, de acordo com o gabarito, é V F V F
Gabarito Letra E
Referência
Lessa, Patrícia Vaz de, & Facci, Marilda Gonçalves Dias. (2011). A atuação do psicólogo no ensino público do Estado do Paraná. Psicologia Escolar e Educacional, 15(1), 131-141. https://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572011000100014
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