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A pedagogia da autonomia sustenta que o ensino deve se basear um uma dinâmica de aprendizagem na qual o:

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Resposta:

A alternativa correta é letra C) professor e o aluno participam de uma relação mútua de criação do conhecimento sobre o mundo que os cercam

Gabarito: Letra C.

 

A pedagogia da autonomia sustenta que o ensino deve se basear um uma dinâmica de aprendizagem na qual o:

 

Veja mais sobre a pedagogia da autonomia:

"Desta forma, pretende-se argumentar que os modos como Paulo Freire reencontrou as bases epistemológicas presentes na Pedagogia do oprimido, na sua obra não por acaso intitulada: Pedagogia da esperança, e a forma como ponderou, na Pedagogia da autonomia, sua última obra em vida, sobre as relações entre os agentes educacionais no ato de ensinar e aprender, produzem conceitos relevantes para que se possa refletir sobre como elementos fundamentais do processo educacional-formativo, tal como a relação entre professor(a), estudantes e conhecimento, são, por assim dizer, reconfigurados nos tempos da cultura digital.

(...)

Na Pedagogia da autonomia, os conceitos são sintetizados em assertivas sobre o ato de ensinar, e, portanto, sobre a relação entre educadores(as) e estudantes, em torno do ato de conhecer. Os subtítulos dos três capítulos desta obra são bastante reveladores do diálogo que Freire (1996) busca estabelecer com educadores e educadoras e que nos servem para desenvolver uma reflexão crítica sobre a educação em tempos de cultura digital.

 

No primeiro capítulo, “Não há docência sem discência”, ele afirma que ensinar exige: rigorosidade metódica; pesquisa; respeito aos saberes dos educandos(as); criticidade; estética e ética; corporificação das palavras pelo exemplo; risco, aceitação do novo e rejeição de qualquer forma de discriminação; reflexão crítica sobre a prática; reconhecimento e assunção da identidade cultural.

 

No segundo capítulo, “Ensinar não é transferir conhecimento”, ressalta que ensinar exige: consciência do inacabamento; reconhecimento de ser condicionado; respeito à autonomia do ser do educando; bom senso; humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos(as) educadores(as); apreensão da realidade; alegria e esperança; convicção de que a mudança é possível. Exige-se curiosidade presente nos atos de ensinar e aprender.

 

No terceiro capítulo, “Ensinar é uma especificidade humana”, Freire então enfatiza que ensinar exige: segurança, competência profissional e generosidade; comprometimento; compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo; que exige liberdade e autoridade; tomada consciente de decisões; saber escutar; reconhecer que a educação é ideológica; que exige disponibilidade para o diálogo e, por fim, querer bem aos estudantes. O tema da ética universal do ser humano articula os capítulos e suas subseções da Pedagogia da autonomia."

 

Fonte: "Por uma pedagogia da esperança e da autonomia na era da cultura digital" (Zuin)

 

Paulo freire enfatizava a relação educador-educando e criticava a "educação bancária":

"Um dos principais conceitos elaborados por Freire tanto na Pedagogia do oprimido, quanto na Pedagogia da esperança, é o da chamada educação bancária, que foi assim definida por Freire na Pedagogia do oprimido:  

 

'Em lugar de comunicar-se, o educador faz “comunicados” e depósitos que os educandos, meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem. Eis a concepção “bancária” da educação, em que a única margem de ação que se oferece aos educandos é a de receberem os depósitos, guardá-los e arquivá-los. Margem para serem colecionadores ou fixadores das coisas que arquivam.… Educadores e educandos se arquivam na medida em que, nesta distorcida visão de educação, não há criatividade, não há transformação, não há saber. Só existe saber na invenção, na reinvenção, na busca inquieta, impaciente, permanente, que os homens fazem no mundo, com o mundo e com os outros. Busca esperançosa também.'  (Freire, 1978, p. 66)"

 

Fonte: "Por uma pedagogia da esperança e da autonomia na era da cultura digital" (Zuin)

 

Com isso, a questão que está mais adequada à proposta da Pedagogia da Autonomia é a Letra C.


a)  professor ensina regras de convívio e erudição para que os alunos possam se destacar retoricamente em conflitos exigidos pela vida social


b)  professor explica conhecimentos técnicos para que os alunos possam competir melhor no mercado de trabalho após a sua formação


c)  professor e o aluno participam de uma relação mútua de criação do conhecimento sobre o mundo que os cercam
 

d)  professor ensina o que o aluno, como objeto passivo, precisa aprender e reproduzir socialmente

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