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A professora notou que Manuela, 9 anos, vem apresentando baixo rendimento escolar geral e dificuldades com leitura e escrita. Solicita, pois, avaliação de uma equipe multidisciplinar, a fim de, entre outras coisas e encaminhamentos possíveis, diferenciar se trata-se de uma dificuldade pontual ou transtorno de aprendizagem.

A psicóloga educacional lhe explica que, o transtorno da aprendizagem pode ser suspeitado naquela criança que apresenta algumas características, como

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Resposta:

A alternativa correta é letra C) inteligência normal, ausência de alterações motoras ou sensoriais e bom ajuste emocional.

   

  

A psicóloga educacional lhe explica que, o transtorno da aprendizagem pode ser suspeitado naquela criança que apresenta algumas características, como

 

Veja mais sobre transtornos de aprendizagem no texto abaixo:

 

"As dificuldades de aprendizagem específicas referem-se a situações que acontecem com crianças que não conseguem um grau de adiantamento escolar compatível com sua capacidade cognitiva, não apresentando problemas auditivos, visuais, sensoriais ou psicológicos importantes, os quais possam explicar tais dificuldades (Adams 1973 apud Ohlweiler).

(...)

Além das dificuldades de aprendizagem, podem também existir casos onde há prevalência de transtornos de aprendizagem, que se traduzem por um conjunto de sinais sintomatológicos, os quais ocasionam uma série de perturbações no aprender da criança, interferindo negativamente no processo de aquisição e manutenção de informações acentuadamente. Os transtornos de aprendizagem compreendem, assim, uma incapacidade específica, como da leitura, da escrita e/ou da matemática, em indivíduos que apresentam resultados significativamente abaixo do esperado para seu nível de desenvolvimento, escolaridade e capacidade intelectual.

 

Pode-se suspeitar de transtornos de aprendizagem em crianças com as seguintes características: inteligência normal, ausência de alterações motoras ou sensórias, bom ajuste emocional, nível socioeconômico e cultural aceitável.

 

(...)

 

Para o diagnóstico de transtorno de aprendizagem, o comprometimento deve estar presente desde os primeiros anos de vida, devido a um atraso no desenvolvimento da habilidade em questão, e ter tido início desde os primeiros anos escolares. Mesmo diante de um processo de intervenção psicopedagógica eficaz e centrado no transtorno específico do paciente, o mesmo muitas vezes persiste ao longo da vida, não havendo então cura para tal problema, apenas uma melhora significativa em relação à área da aprendizagem afetada, de modo que o sujeito possa dar continuidade a sua vida escolar, mesmo diante de suas limitações.  

 

Os transtornos da aprendizagem classificam- se, de acordo com a CID-10 e o DSM-IV, em três tipos específicos: transtorno da leitura, transtorno da matemática e transtorno da expressão escrita, não diferindo muito nos dois manuais quanto à caracterização dos mesmos."

 

Fonte: "Aprendizagem e transtorno bipolar: reflexões psicopedagógicas" (Brum et al.)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.


a)  inteligência abaixo da média, condições neurológicas associadas e problemas de comportamento.
b)  dificuldades com ajuste emocional, inteligência abaixo da média e alterações sensoriais.
c)  inteligência normal, ausência de alterações motoras ou sensoriais e bom ajuste emocional.
d)  carência cultural, inteligência normal, alternações na coordenação motora global e fina.
e)  alternações na coordenação motora fina, impedimentos físicos e sensoriais e inteligência acima da média.

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