Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A professora, percebendo que o aluno X apresenta algumas dificuldades cognitivas na execução das atividades propostas em sala de aula e, sabendo que o aluno Y possui grande desenvoltura na execução dessas mesmas atividades, decide juntar as carteiras dos dois, para que o segundo possa dar algum suporte ao primeiro. Essa professora parte do princípio de que o aluno X conseguirá realizar plenamente a atividade, desde que tenha o auxílio de outrem. Considerando as diferentes concepções de Psicologia do Desenvolvimento, é correto afirmar que essa professora baseia-se em que conceito?

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra E) Zona de Desenvolvimento Proximal, de Lev Vygotsky.

 

A professora, percebendo que o aluno X apresenta algumas dificuldades cognitivas na execução das atividades propostas em sala de aula e, sabendo que o aluno Y possui grande desenvoltura na execução dessas mesmas atividades, decide juntar as carteiras dos dois, para que o segundo possa dar algum suporte ao primeiro. Essa professora parte do princípio de que o aluno X conseguirá realizar plenamente a atividade, desde que tenha o auxílio de outrem. Considerando as diferentes concepções de Psicologia do Desenvolvimento, é correto afirmar que essa professora baseia-se em que conceito?

 

Observe o texto abaixo:

 

"Quanto à educação escolar, um dos aspectos mais relevantes da contribuição de Vygotsky à prática educativa refere-se ao seu conceito de zona de desenvolvimento proximal.

 

Em mais de um trabalho, o autor enfatiza que a aprendizagem é sempre fonte de desenvolvimento psicológico, não aceitando as teorias que subordinam a aprendizagem aos níveis de desenvolvimento já alcançado. Para o autor, a criança quando chega à escola traz uma série de aprendizagens já realizadas, e os professores não podem ignorá-las. Mas há diferenças nítidas nas formas como as aprendizagens passam a ocorrer na escola.

 

A contribuição de Vygotsky é de que, para que o aprendizado ocorra com maior aproveitamento, é necessário determinar pelo menos dois níveis de desenvolvimento. O primeiro, aquele que a criança já atingiu, pode ser considerado nível de desenvolvimento real, pois reflete ciclos de desenvolvimento já completados pela criança. Reflete-se naquilo que as crianças são capazes de fazer sozinhas. Este nível pode ser detectado por testes, tarefas, desafios que a criança resolve sem a ajuda de ninguém.

 

Por outro lado, se a criança resolve o problema depois de fornecermos pistas, indicarmos início de solução, ou o problema é resolvido com a colaboração de outras crianças, ou encontramos um outro nível de desenvolvimento que chamamos de potencial.

 

'Essa diferença entre o nível de desenvolvimento real e o potencial é o que chamamos de zona de desenvolvimento proximal. Ela é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através de solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.' (2003, p. 112)"

 

Fonte: "Psicologia e Educação" (Baeta)

 

Portanto, podemos organizar da seguinte maneira:

 

Nível de Desenvolvimento Real - o que as crianças já conseguem fazer sozinhas.

 

Nível de Desenvolvimento Potencial - o que as crianças só conseguem fazer com ajuda.

 

Zona de Desenvolvimento Proximal - lacuna entre os dois níveis.

 

Com isso, pode-se pensar que a professora buscou trabalhar nessa lacuna que é a Zona de Desenvolvimento Proximal. Portanto, a alternativa correta é a Letra E.

 

No entanto, é possível abrir recurso contra a questão, pois para trabalhar com a ZDP a professora também precisa estar baseada nos conceitos de Desenvolvimento Real e Potencial.

 

a)  Acomodação imposta pelo ambiente, de Piaget.
b)  Nível de Desenvolvimento Real, de Lev Vygotsky.
c)  Assimilação de aprendizagem orgânica, de Piaget.
d)  Nível de Desenvolvimento Potencial, de Lev Vygotsky.
e)  Zona de Desenvolvimento Proximal, de Lev Vygotsky.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *