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“A Psicologia da aprendizagem pode reivindicar todo estudo que, de perto ou de longe, trate das estruturas e mecanismos psicológicos suscetíveis de intervir numa situação educativa, formal ou informal”. (FOULIN e MOUCHON, 2000, p. 3). Sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, que advertiu que a inteligência acadêmica (obtida através de qualificações e méritos educacionais) não pode ser o fator decisivo para determinar a inteligência de uma pessoa, marque a única alternativa CORRETA:

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Resposta:

A alternativa correta é letra D) A inteligência interpessoal e a intrapessoal fazem parte da Teoria das Inteligências Múltiplas.

 
 

“A Psicologia da aprendizagem pode reivindicar todo estudo que, de perto ou de longe, trate das estruturas e mecanismos psicológicos suscetíveis de intervir numa situação educativa, formal ou informal”. (FOULIN e MOUCHON, 2000, p. 3). Sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, que advertiu que a inteligência acadêmica (obtida através de qualificações e méritos educacionais) não pode ser o fator decisivo para determinar a inteligência de uma pessoa, marque a única alternativa CORRETA:

 
 

Segundo Garutti (2012, p.292):

 

“A Teoria das Inteligências Múltiplas foi desenvolvida por Howard Gardner, psicólogo da Universidade de Harvard na década de 70. Após anos de estudos publicou seu primeiro livro, “Estruturas da Mente”, no ano de 1983, o qual gerou um grande impacto na área da educação, porque se acreditava que através da Teoria das Inteligências Múltiplas muitos problemas no campo educacional poderiam ser resolvidos, e o mesmo poderia surtir como progresso educacional.”


 

a)  Depois de muitos anos de pesquisas com a inteligência humana, o psicólogo autor da teoria concluiu que o cérebro do homem possui quatro tipos de inteligência: linguística, lógico-matemática, espacial e musical.

INCORRETA. Ao contrário do que afirma o item, a teoria de Gardner propõe que todos os indivíduos com desenvolvimento típico, dispõem de oito tipos  de inteligências, no caso: linguística, lógico-matemática, espacial, corporalcinestésica, musical, interpessoal, intrapessoal e naturalista, e que cada indivíduo tem maior habilidade para desenvolver uma determinada inteligência.  

 
 

b)  A Teoria das Inteligências Múltiplas foi desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Jean Piaget. De acordo com Piaget, são raríssimos os casos em que uma pessoa possui diversas inteligências desenvolvidas.

INCORRETA. Note que de acordo com a literatura supracitada a Teoria das Inteligências Múltiplas foi desenvolvida por Howard Gardner, psicólogo da Universidade de Harvard na década de 70.

 
 

c)  A linha de desenvolvimento de cada inteligência será determinada apenas por fatores genéticos e neurobiológicos, existindo inúmeros casos de pessoas que se desenvolveram em todas as modalidades de inteligência contida nessa teoria.

INCORRETA. Na realidade a linha de desenvolvimento de cada inteligência é influenciada tanto por fatores genéticos quanto neurológicos, bem como por aspectos ambientais. Gardner defende que as inteligências são interdependentes e alguns estudiosos do tema sugerem que todos os indivíduos possuem e têm condições de se desenvolver em todas as inteligências.

 
 

d)  A inteligência interpessoal e a intrapessoal fazem parte da Teoria das Inteligências Múltiplas.

CORRETA. A afirmação é procedente. Garutti (2012, p.297) as conceitua da seguinte forma:

 

Inteligência Interpessoal – A capacidade de perceber e fazer distinções no humor, intenções, motivações e sentimentos das outras pessoas. Isso pode incluir sensibilidade a expressões faciais, voz e gestos; a capacidade de discriminar muitos tipos diferentes de sinais interpessoais; e a capacidade de responder efetivamente a estes sinais.

Inteligência Intrapessoal – Capacidade de autoconhecimento, ou seja, habilidade de agir adaptativamente com base neste conhecimento. Esta inteligência inclui possuir uma imagem precisa de si mesmo, tendo consciência dos estados de humor, intenções, motivações, temperamento e desejos; e a capacidade de autodisciplina, auto entendimento e autoestima.”

 

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Fonte consultada:

 

Garutti, G. (2012). A teoria das inteligências múltiplas como conceito de educação ambiental. Revista Intersaberes7(14), 291-308.

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