Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A psicologia escolar refere-se a um campo de ação determinado, isto é, o processo de escolarização, tendo por objeto a escola e as relações que nela se estabelecem. Sobre os compromissos e perspectivas para a psicologia escolar no Brasil, assinale a alternativa correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra E) A psicologia escolar deve fornecer elementos que permitam a compreensão dos processos psicológicos que constituem o sujeito do processo educativo, contribuindo para a ação pedagógica.

Gabarito: Letra E.

 

A psicologia escolar refere-se a um campo de ação determinado, isto é, o processo de escolarização, tendo por objeto a escola e as relações que nela se estabelecem. Sobre os compromissos e perspectivas para a psicologia escolar no Brasil, assinale a alternativa correta.

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"A educação é constituída por múltiplos determinantes, dentre os quais os fatores de ordem psicológica; portanto, a psicologia tem contribuição para a Educação.

 

Que seja uma psicologia capaz de compreender o processo ensino-aprendizagem e sua articulação com o desenvolvimento, fundamentada na concreticidade humana (determinações sócio-históricas), compreendida a partir das categorias totalidade, contradição, mediação e superação. Deve fornecer categorias teóricas e conceitos que permitam a compreensão dos processos psicológicos que constituem o sujeito do processo educativo e são necessários para a efetivação da ação pedagógica.

(...)

A psicologia deve assumir seu lugar como um dos fundamentos da educação e da prática pedagógica, contribuindo para a compreensão dos fatores presentes no processo educativo a partir de mediações teóricas "fortes", com garantia de estabelecimento de relação indissolúvel entre teoria e prática pedagógica cotidiana.

 

Esta psicologia deve propiciar a compreensão do educando a partir da perspectiva de classe e em suas condições concretas de vida, condição necessária para se construir uma prática pedagógica realmente inclusiva e transformadora.

(...)

O psicólogo não é pedagogo, mas se quiser trabalhar com educação terá que mergulhar nessa realidade como alguém que faz parte dela, reconhecendo-se como portador de um conhecimento que pode e deve ser socializado com os demais educadores, tanto no trabalho interdisciplinar, como na formação de educadores, sobretudo professores;"

 

Fonte: "Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas" (Antunes)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra E.


a)  A psicologia escolar tem pouco a contribuir para a educação, uma vez que os fatores determinantes são predominantemente de ordem socioeconômica.


b)  A psicologia escolar deve limitar sua atuação à compreensão do educando como indivíduo isolado, desconsiderando suas condições concretas de vida.


c)  A psicologia escolar deve evitar se envolver na formação do educador/professor, uma vez que isso não afeta diretamente o processo educativo.


d)  A psicologia escolar tem pouca relevância na compreensão dos fatores presentes no processo educativo, uma vez que estes são determinados exclusivamente por fatores externos à sala de aula.


e)  A psicologia escolar deve fornecer elementos que permitam a compreensão dos processos psicológicos que constituem o sujeito do processo educativo, contribuindo para a ação pedagógica.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *