A relação entre o desenvolvimento humano e a aprendizagem é um tema central na psicologia educacional, que busca compreender os processos psicológicos envolvidos na construção do conhecimento e na promoção da educação.
Trata-se de uma afirmação correta sobre a relação entre desenvolvimento humano e aprendizagem, de acordo com as perspectivas teóricas de Piaget e Vygotsky:
- A) Para Vygotsky, o desenvolvimento é um processo social e cultural, que ocorre de forma dialética e dependente da aprendizagem; enquanto para Piaget, o desenvolvimento é um processo natural e inato, que ocorre de forma linear e independente da aprendizagem.
- B) Piaget concebe que desenvolvimento e aprendizagem são processos complementares e que se modificam ao longo da vida, de acordo com as interações e as demandas do meio. Para Vygotsky, o desenvolvimento e a aprendizagem são processos que seguem etapas fixas e universais, não podendo ser alteradas por fatores externos.
- C) Piaget assegura que desenvolvimento e a aprendizagem são processos de influência mútua e dependem de diversos fatores, como as características individuais, o contexto social e as experiências vivenciadas. Para Vygotsky, são processos que se realizam na zona de desenvolvimento proximal, isto é, a distância entre o nível real e o nível potencial do indivíduo.
- D) Para Vygotsky, o desenvolvimento e a aprendizagem são processos que se influenciam mutuamente e dependem de diversos fatores, como as características individuais, o contexto social e as experiências vivenciadas. Piaget afirma que são processos consolidados zona de desenvolvimento potencial, ou seja, a distância entre o nível real e nível proximal do indivíduo.
Resposta:
A alternativa correta é a letra C)
De acordo com a perspectiva teórica de Piaget,, ontem desenvolvimento humano e aprendizagem são processos de influência mútua e dependem de diversos fatores, como as características individuais, o contexto social e as experiências vivenciadas. Por outro lado, Vygotsky defende que o desenvolvimento e a aprendizagem são processos que se realizam na zona de desenvolvimento proximal, isto é, a distância entre o nível real e o nível potencial do indivíduo.
Essa afirmação correta sobre a relação entre desenvolvimento humano e aprendizagem está em consonância com a teoria de Piaget, que considera que o desenvolvimento é um processo natural e inato que ocorre de forma linear e independente da aprendizagem. Já Vygotsky concebe o desenvolvimento como um processo social e cultural que ocorre de forma dialética e dependente da aprendizagem.
Portanto, a resposta correta é a letra C, pois Piaget assegura que desenvolvimento e aprendizagem são processos de influência mútua e dependem de diversos fatores, como as características individuais, o contexto social e as experiências vivenciadas. Já Vygotsky defende que os processos se realizam na zona de desenvolvimento proximal, ou seja, a distância entre o nível real e o nível potencial do indivíduo.
Essa resposta correta destaca a importância de considerar a interação entre o desenvolvimento humano e a aprendizagem, bem como a influência de fatores individuais e sociais nesse processo. Além disso, essa perspectiva teórica pode contribuir para uma melhor compreensão da construção do conhecimento e da promoção da educação.
Em resumo, a resposta correta é a letra C, pois Piaget defende que desenvolvimento e aprendizagem são processos de influência mútua e dependem de diversos fatores, enquanto Vygotsky concebe os processos como ocorrendo na zona de desenvolvimento proximal.
Deixe um comentário