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A responsabilidade pela educação das crianças e dos adolescentes incide sobre dois agentes socializadores: a família e a escola. A educação abarca largos processos formativos que se sucedem na convivência humana. Um princípio norteador básico desta premissa assinala que a escola (bem como a família) não é apenas um ambiente de transmissão da cultura e de socialização, mas é também:

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Resposta:

A alternativa correta é letra A) um espaço de construção de identidade.

Gabarito: Letra A

A responsabilidade pela educação das crianças e dos adolescentes incide sobre dois agentes socializadores: a família e a escola. A educação abarca largos processos formativos que se sucedem na convivência humana. Um princípio norteador básico desta premissa assinala que a escola (bem como a família) não é apenas um ambiente de transmissão da cultura e de socialização, mas é também:
a)  um espaço de construção de identidade.
b)  de caráter operativo dual.
c)  um espaço de desenvolvimento de patriotismo.
d)  um lócus político-partidário.
e)  um fomentador de ideologias.

 

É na família e na escola que o indivíduo constrói sua identidade. Essa premissa é, inclusive, utilizada como princípio norteador para subsídios para as práticas escolares que incentivem a interação escola-família:

 

“O presente estudo assume uma proposta de interação escola-família que está baseada nos seguintes princípios norteadores:

• A educação de qualidade, como direito fundamental de todas as pessoas, tem como elementos essenciais a equidade, a relevância e a pertinência, além de dois elementos de caráter operativo: a eficácia e a eficiência.

• O Estado (nos níveis federal, estadual e municipal) é o responsável primário pela educação escolar.

A escola não é somente um espaço de transmissão da cultura e de socialização. É também um espaço de construção de identidade.

• O reconhecimento de que a escola atende alunos diferentes uns dos outros possibilita a construção de estratégias educativas capazes de promover a igualdade de oportunidades.

• É direito das famílias ter acesso a informações que lhes permitam opinar e tomar decisões sobre a educação de seus filhos e exercer seus direitos e responsabilidades.

• O sistema de educação, por meio das escolas, é parte indispensável da rede de proteção integral que visa assegurar outros direitos das crianças e adolescentes.

• A proteção integral das crianças e adolescentes extrapola as funções escolares e deve ser articulada por meio de ações que integrem as políticas públicas intersetoriais”

 

As outras afirmativas reforçam exaustivamente a ideia de introdução à ideologias, o que não é função da escola.

 

Nosso gabarito é Letra A

 

Fonte: Interação escola-família: subsídios para práticas escolares / organizado por Jane Margareth Castro e Marilza Regattieri. – Brasília : UNESCO, MEC, 2009.

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