A responsabilidade pela educação das crianças e dos adolescentes incide sobre dois agentes socializadores: a família e a escola. A educação abarca largos processos formativos que se sucedem na convivência humana. Um princípio norteador básico desta premissa assinala que a escola (bem como a família) não é apenas um ambiente de transmissão da cultura e de socialização, mas é também:
- A) um espaço de construção de identidade.
- B) de caráter operativo dual.
- C) um espaço de desenvolvimento de patriotismo.
- D) um lócus político-partidário.
- E) um fomentador de ideologias.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) um espaço de construção de identidade.
Gabarito: Letra A
A responsabilidade pela educação das crianças e dos adolescentes incide sobre dois agentes socializadores: a família e a escola. A educação abarca largos processos formativos que se sucedem na convivência humana. Um princípio norteador básico desta premissa assinala que a escola (bem como a família) não é apenas um ambiente de transmissão da cultura e de socialização, mas é também:
a) um espaço de construção de identidade.
b) de caráter operativo dual.
c) um espaço de desenvolvimento de patriotismo.
d) um lócus político-partidário.
e) um fomentador de ideologias.
É na família e na escola que o indivíduo constrói sua identidade. Essa premissa é, inclusive, utilizada como princípio norteador para subsídios para as práticas escolares que incentivem a interação escola-família:
“O presente estudo assume uma proposta de interação escola-família que está baseada nos seguintes princípios norteadores:
• A educação de qualidade, como direito fundamental de todas as pessoas, tem como elementos essenciais a equidade, a relevância e a pertinência, além de dois elementos de caráter operativo: a eficácia e a eficiência.
• O Estado (nos níveis federal, estadual e municipal) é o responsável primário pela educação escolar.
• A escola não é somente um espaço de transmissão da cultura e de socialização. É também um espaço de construção de identidade.
• O reconhecimento de que a escola atende alunos diferentes uns dos outros possibilita a construção de estratégias educativas capazes de promover a igualdade de oportunidades.
• É direito das famílias ter acesso a informações que lhes permitam opinar e tomar decisões sobre a educação de seus filhos e exercer seus direitos e responsabilidades.
• O sistema de educação, por meio das escolas, é parte indispensável da rede de proteção integral que visa assegurar outros direitos das crianças e adolescentes.
• A proteção integral das crianças e adolescentes extrapola as funções escolares e deve ser articulada por meio de ações que integrem as políticas públicas intersetoriais”
As outras afirmativas reforçam exaustivamente a ideia de introdução à ideologias, o que não é função da escola.
Nosso gabarito é Letra A
Fonte: Interação escola-família: subsídios para práticas escolares / organizado por Jane Margareth Castro e Marilza Regattieri. – Brasília : UNESCO, MEC, 2009.
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