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A sala de aula é um espaço onde acontecem múltiplas determinações decorrentes da cadeia de práticas pedagógicas que a circunda. Quando se considera a necessidade de olhar essas práticas na perspectiva da totalidade, compreende-se melhor essas relações, tal como realça Lukacs (1967, p. 240). A pedagogia e suas práticas são da ordem da práxis; assim, ocorrem em meio a processos que estruturam a vida e a existência. A pedagogia caminha por entre culturas, subjetividades, sujeitos e práticas. Caminha pela escola, mas a antecede, acompanha-a e caminha além. A pedagogia interpõe intencionalidades e projetos alargados; a didática, paralelamente, compromete-se a dar conta daquilo que se instituiu chamar de saberes escolares. A lógica da didática é a lógica da produção da aprendizagem (nos alunos), a partir de processos de ensino previamente planejados. Sobre os princípios da prática pedagógica na perspectiva crítica, assinale a afirmativa INCORRETA.

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Resposta:

A resposta correta é a letra D) Não se estrutura em mecanismos paralelos e divergentes de rupturas e conservação, ao mesmo tempo que as diretrizes de políticas públicas consideram a prática pedagógica como mero exercício reprodutor de fazeres e ações externas aos sujeitos.

Essa afirmação é INCORRETA porque a pedagogia não pode ser reduzida a um mero exercício reprodutor de fazeres e ações externas aos sujeitos. A pedagogia é uma prática que busca compreender as relações entre os sujeitos, a cultura e a sociedade, e não se limita a uma reprodução de conhecimentos ou habilidades pré-definidos.

Além disso, a pedagogia crítica busca promover transformações sociais e políticas, questionando as estruturas de poder e as relações de dominação. Ela não se estrutura em mecanismos paralelos e divergentes de rupturas e conservação, pois busca romper com as estruturas opressivas e promover a emancipação dos sujeitos.

Portanto, a afirmação que a pedagogia se estrutura em mecanismos paralelos e divergentes de rupturas e conservação é uma visão reducionista e conservadora da pedagogia, que não considera a sua dimensão crítica e transformadora.

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