A teoria de Vygotsky foi construída com base no desenvolvimento do indivíduo, a partir de um processo sócio-histórico, destacando a importância da linguageme da aprendizagem de forma crescente. Sobre a teoria histórico-cultural, assinale a alternativa correta.
- A) Inicialmente, ocorre o conhecimento enquanto fala e depois a linguagem é desenvolvida.
- B) A teoria de Vygotsky tem como base o dualismo cartesiano.
- C) O discurso não verbalizado, interno, é uma forma de pensamento e linguagem, sendo a linguagem um instrumento do pensamento.
- D) O desenvolvimento da linguagem é condizente aos estágios maturacionais consecutivos ascendentes.
- E) O discurso orientado é o último estágio da sequência ontogenética, a qual inicia no pensamento autístico.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) O discurso não verbalizado, interno, é uma forma de pensamento e linguagem, sendo a linguagem um instrumento do pensamento.
A teoria de Vygotsky foi construída com base no desenvolvimento do indivíduo, a partir de um processo sócio-histórico, destacando a importância da linguageme da aprendizagem de forma crescente. Sobre a teoria histórico-cultural, assinale a alternativa correta.
Segundo Nóbrega (2004, p.226):
“...o discurso interior para Vygotsky é uma forma interna de pensamento e linguagem, ou seja, discurso não verbalizado, passando a linguagem a ser um instrumento de pensamento, coroando o discurso interior, e, como encontramos em Oliveira (1992), constitui uma espécie de “dialeto pessoal”, sendo fragmentado, abreviado, contendo quase só núcleos de significado.”
a) Inicialmente, ocorre o conhecimento enquanto fala e depois a linguagem é desenvolvida.
INCORRETA. A noção é pertinente a teoria de Piaget. Confira o que expressa (p.226):
“No tocante à linguagem, Piaget considera que primeiro se tem o conhecimento enquanto fala, depois é que se desenvolve a linguagem. Já para Vygotsky, pensamento e linguagem andam primariamente paralelos e posteriormente juntos (por volta dos 2 anos de idade), onde o significado, a partir de então, ocupa lugar central.”
b) A teoria de Vygotsky tem como base o dualismo cartesiano.
INCORRETA.(p.230)
“Vygotsky ao estudar a relação pensamento e linguagem das crianças (funções psicológicas superiores) fez uso do social, situandose na característica funcional, “rejeitando a idéia de funções mentais fixas e imutáveis e acreditando na plasticidade cerebral, considerando o cérebro como um sistema aberto”
c) O discurso não verbalizado, interno, é uma forma de pensamento e linguagem, sendo a linguagem um instrumento do pensamento.
CORRETA. Afirmativa compatível com o que expressa a literatura de Nóbrega (2004), portanto, alternativa CERTA.
d) O desenvolvimento da linguagem é condizente aos estágios maturacionais consecutivos ascendentes.
INCORRETA. Na realidade, tal perspectiva é condizente com a teoria de Piaget. Sobre isso (p.230) destaca:
“...Piaget construiu sua teoria centrada em estágios, onde a capacidade para adquirir a linguagem segue caminhos maturacionais consecutivos ascendentes.”
e) O discurso orientado é o último estágio da sequência ontogenética, a qual inicia no pensamento autístico.
INCORRETA. (p.228)
“...Piaget parte do interno para o externo, com a seqüência ontogenética de pensamento autístico, depois discurso egocêntrico e, por fim, discurso orientado ou socializado.”
_______________
Fonte consultada:
NÓBREGA, E. V. B. ; Vygotsky e Piaget: uma visão paralela. Graphos (João Pessoa), João Pessoa - PB, v. 6, p. 225-231, 2004.
Deixe um comentário