A teoria histórico-cultural, da qual Vygotsky é um dos principais criadores e representantes, tem importantes contribuições para pensar a relação entre educação e desenvolvimento humano. Muitas das ideias desse autor embasam documentos de orientação de ações práticas e intervenções nas escolas, bem como estudos e pesquisas sobre a questão da cultura e da educação. Tendo como base as ideias de Vygotsky, julgue o próximo item.
Os sistemas de signos, como a escrita e o sistema numérico, representam instrumentos da cultura humana que a criança aprende por meio da memorização e acomodação em esquemas cognitivos que tendem a alcançar estabilidade na vida adulta.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Errado
Base teórica para a análise da questão
Sobre o assunto abordado pela questão, peço gentilmente ao aluno que acompanhe os recortes textuais a seguir, extraídos da publicação de Oliveira (2008, pp. (78-79) mencionando as ideias de Vygotsky, atentando-se especialmente para os grifos em azul:
- Na concepção que Vygotsky tem do ser humano, portanto, a inserção do indivíduo num determinado ambiente cultural é parte essencial de sua própria constituição enquanto pessoa. É impossível pensar o ser humano privado do contato com um grupo cultural, que lhe fornecerá os instrumentos e signos que possibilitarão o desenvolvimento das atividades psicológicas mediadas, tipicamente humanas.
- O aprendizado, nesta concepção, é o processo fundamental para a construção do ser humano. O desenvolvimento da espécie humana e do indivíduo dessa espécie está, pois, baseado no aprendizado que, para Vygotsky, sempre envolve a interferência, direta ou indireta, de outros indivíduos e a reconstrução pessoal da experiência e dos significados.
Análise do Item
Comparando-se o que traz o item com o que preconiza a literatura supracitada ratifica-se que a colocação é falsa. Na perspectiva de Vygotsky os sistemas de signos (como a escrita e o sistema numérico) representam instrumentos da cultura humana que a criança aprende, principalmente, por meio do contato com o grupo cultural. Além disso, ressalta-se que ideias como “acomodação” e “esquemas cognitivos” (mencionadas pela banca) aludem as ideias de Piaget e não de Vygotsky.
Mediante a análise realizada, corrobora-se que o ITEM encontra-se INCORRETO.
________________
Fonte consultada:
OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2008.
Deixe um comentário