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“Abordar a história, os compromissos e as perspectivas da Psicologia Escolar e Educacional significa tratar de três dimensões fundamentais de seu estatuto como área de conhecimento articulada a um campo de prática social. A natureza dessa relação se expressa, pelo menos, em duas dimensões: a psicologia educacional como um dos fundamentos científicos da educação e da prática pedagógica e a psicologia escolar como modalidade de atuação profissional que tem no processo de escolarização seu campo de ação, com foco na escola e nas relações que aí se estabelecem. Dada a complexidade e a multiplicidade dessas questões, seu estudo comporta um amplo espectro de focos possíveis, tornando necessária uma delimitação que implica a opção por alguns caminhos em detrimento de outros, que podem ser abordados em outras oportunidades” (ANTUNES, 2008, p. 469). Sobre o campo da Psicologia Escolar e Educacional, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

 

Afirmativa I– Até a Regulamentação da Profissão de Psicólogo, em 1962, o Campo da Educação era a base principal para o Desenvolvimento da Psicologia no Brasil. A partir daí, torna-se secundário para os profissionais da área

 

PORQUE

 

Afirmativa II– A partir da regulamentação da profissão, alunos e profissionais passam a preferir o campo da psicologia clínica e da psicologia organizacional.

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Resposta:

A alternativa correta é letra E) As duas afirmativas estão corretas e se relacionam.

Essa questão foi retirada do seguinte trecho do artigo "Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas" de Antunes:

"Esse processo culmina, em 1962, com a regulamentação da profissão de psicólogo e o estabelecimento de cursos específicos para sua formação. As ações desenvolvidas no período anterior deram as bases para os campos tradicionais de atuação da psicologia: educação, clínica e trabalho.  

Um fato interessante a ser mencionado é que, justamente com a regulamentação da profissão, o campo da educação, antes base principal para o desenvolvimento da psicologia no Brasil, torna-se secundário para os profissionais da área. Isso se revela não apenas no âmbito curricular, mas, sobretudo, na preferência de alunos e profissionais pelos campos da clínica e da organização do trabalho."

Com base nisso, nota-se que as duas afirmativas abaixo estão corretas e se relacionam.

Afirmativa I- Até a Regulamentação da Profissão de Psicólogo, em 1962, o Campo da Educação era a base principal para o Desenvolvimento da Psicologia no Brasil. A partir daí, torna-se secundário para os profissionais da área

PORQUE 

Afirmativa II- A partir da regulamentação da profissão, alunos e profissionais passam a preferir o campo da psicologia clínica e da psicologia organizacional.

Com base nisso, encontramos a resposta na Letra E.


a)  A primeira afirmativa está correta, e a segunda, equivocada.
b)  As duas afirmativas estão corretas, mas não se relacionam.
c)  A primeira afirmativa está equivocada, e a segunda, correta.
d)  As duas afirmativas estão equivocadas.
e)  As duas afirmativas estão corretas e se relacionam.

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