Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Ainda considerando as “Referências técnicas para atuação de psicólogos na educação básica” (CFP, 2019) no eixo da dimensão ético-política, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Para a discussão sobre as políticas públicas de educação, a Psicologia Escolar e Educacional manteve suas bases epistemológicas e suas finalidades como a explicação das dificuldades escolares centradas somente nas crianças e suas famílias.

( ) Colocar em análise as políticas públicas para educação é problematizar tanto os princípios, como os valores e condições institucionais que se fazem presentes no cotidiano escolar.

( ) Algumas pesquisas e trabalhos no âmbito das políticas públicas de educação têm apontado que uma das dificuldades a serem consideradas em sua implantação se trata de executá-la de forma tecnicista, o que incide na alienação do trabalho pedagógico.

( ) É necessário que os profissionais da psicologia se envolvam, também, no controle social das políticas públicas de educação, como, por exemplo, na participação em conselhos municipais e estaduais, visando à garantia dos recursos fundamentais para o direito à uma educação de qualidade.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) F – V – V – V.

   

 


 

( F ) Para a discussão sobre as políticas públicas de educação, a Psicologia Escolar e Educacional manteve suas bases epistemológicas e suas finalidades como a explicação das dificuldades escolares centradas somente nas crianças e suas famílias.

INCORRETA. Divergindo do exposto as “Referências técnicas para atuação de psicólogas na educação básica” CFP (2019, p.27) preconizam:

“A discussão referente à temática das políticas públicas em educação é recente no campo da Psicologia Escolar e Educacional e é de fundamental importância para a atuação do profissional da área. Essa discussão só tem sido possível à medida que a Psicologia e, mais especificamente, a Psicologia Escolar e Educacional passaram a ser questionadas nas suas bases epistemológicas e nas suas finalidades.”

 

 

( V ) Colocar em análise as políticas públicas para educação é problematizar tanto os princípios, como os valores e condições institucionais que se fazem presentes no cotidiano escolar.

CORRETA. Segundo as “Referências técnicas para atuação de psicólogas na educação básica” CFP (2019, p.29) tem-se:

“Colocar em análise as políticas públicas para a educação é problematizar os princípios, os valores e as condições institucionais presentes no cotidiano da escola em que participam todos os envolvidos na comunidade escolar.”

 

 

( V ) Algumas pesquisas e trabalhos no âmbito das políticas públicas de educação têm apontado que uma das dificuldades a serem consideradas em sua implantação se trata de executá-la de forma tecnicista, o que incide na alienação do trabalho pedagógico.

CORRETA. Corroborando isto, na publicação as “Referências técnicas para atuação de psicólogas na educação básica” CFP (2019, p.29) consta:

“Atualmente, trabalhos sobre o tema estão sendo publicados e as pesquisas têm mostrado algumas dificuldades que precisam ser enfrentadas principalmente no que tange à implantação de políticas públicas em educação, tais como: a) manutenção de formas hierarquizadas e pouco democráticas de implementação das políticas educacionais; b) desconsideração da história profissional e política daqueles que fazem o dia a dia da escola; c) implantação de políticas educacionais sem a necessária articulação com a devida infraestrutura para sua real efetivação; d) manutenção de concepções preconceituosas a respeito de estudantes e suas famílias, oriundos das classes populares; e) dificuldade de serem criados espaços de debates sobre as reais finalidades das políticas educacionais implementadas; f) implantação tecnicista da política leva à alienação do trabalho pedagógico

 

 

( V ) É necessário que os profissionais da psicologia se envolvam, também, no controle social das políticas públicas de educação, como, por exemplo, na participação em conselhos municipais e estaduais, visando à garantia dos recursos fundamentais para o direito à uma educação de qualidade.

CORRETA. Corroborando isto, as “Referências técnicas para atuação de psicólogas na educação básica” CFP (2019, p.30) preconizam:

“Dessa forma, é necessário que as(os) profissionais da psicologia se envolvam também no controle social das políticas públicas de educação como, participando dos conselhos municipais e estaduais, visando a garantia dos recursos fundamentais para o direito à uma educação de qualidade.”

 

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

 
 

Considerando as alternativas disponíveis, apenas a LETRA “C” traduz corretamente a sequência de análise das proposições avaliadas (F – V – V – V). As demais alternativas apenas apresentam outros parâmetros a fim de confundir o candidato. Considerando isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “C” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.

   

_______________

Fonte consultada:

Conselho Federal de Psicologia (Brasil). Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na educação básica / Conselho Federal de Psicologia. —— 2. ed. —— Brasília : CFP, 2019.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *