Alícia Fernandèz e Sara Paín classificam dois tipos de problemas de aprendizagem: (1) problemas de aprendizagem reativos, e; (2) problemas de aprendizagem sintomas. No que se refere ao segundo tipo, é correto afirmar que:
- A) Manifesta-se quando as articulações recíprocas entre cognição e afetividade estão comprometidas, fato que resulta no aprisionamento do aprender do indivíduo por parte de suas estruturas simbólicas subconscientes.
- B) Manifesta-se quando as articulações recíprocas entre o aprendente e a escola estão comprometidas, fato que promove o surgimento de dificuldades no aprender como resposta a situações curriculares e didático-pedagógicas disfuncionais.
- C) Manifesta-se quando as articulações recíprocas entre a escola e a comunidade que a envolve não colaboram para a promoção funcional da aprendizagem do indivíduo, fato que permite o surgimento do não aprender em suas muitas formas de realização.
- D) Manifesta-se quando as articulações recíprocas entre as dimensões da inteligência, do desejo, do organismo e do corpo estão comprometidas, fato que resulta no aprisionamento do aprender do indivíduo por parte de suas estruturas simbólicas inconscientes.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Manifesta-se quando as articulações recíprocas entre as dimensões da inteligência, do desejo, do organismo e do corpo estão comprometidas, fato que resulta no aprisionamento do aprender do indivíduo por parte de suas estruturas simbólicas inconscientes.
Alícia Fernandèz e Sara Paín classificam dois tipos de problemas de aprendizagem: (1) problemas de aprendizagem reativos, e; (2) problemas de aprendizagem sintomas. No que se refere ao segundo tipo, é correto afirmar que:
Estafor Ventre comenta sobre a teoria de Alícia Fernandèz e Sara Paín:
"O problema de aprendizagem que constitui um “sintoma” ou uma “inibição” se configura em um indivíduo e compromete a dinâmica de articulação entre os níveis de inteligência, o desejo, o organismo e o corpo, o que resulta em um aprisionamento da inteligência e da corporeidade por parte da estrutura simbólica inconsciente (FERNÁNDEZ, 2001).
É possível considerar o problema de aprendizagem como sintoma, no sentido de que o não aprender não se configura como um quadro permanente; contudo, introduz-se em uma série de comportamentos simbólicos, nos quais se destaca como sinal de descompensação (PAÍN, 1992)".
Agora, vamos analisar as alternativas.
a) Manifesta-se quando as articulações recíprocas entre cognição e afetividade estão comprometidas, fato que resulta no aprisionamento do aprender do indivíduo por parte de suas estruturas simbólicas subconscientes.
Como vimos, as articulações comprometidas ocorrem entre a inteligência, o desejo, o organismo e o corpo. A afirmativa está incorreta ao falar apenas da cognição e afetividade.
Assertiva Falsa.
b) Manifesta-se quando as articulações recíprocas entre o aprendente e a escola estão comprometidas, fato que promove o surgimento de dificuldades no aprender como resposta a situações curriculares e didático-pedagógicas disfuncionais.
Novamente a banca trouxe articulações equivocadas.
Assertiva Falsa.
c) Manifesta-se quando as articulações recíprocas entre a escola e a comunidade que a envolve não colaboram para a promoção funcional da aprendizagem do indivíduo, fato que permite o surgimento do não aprender em suas muitas formas de realização.
Outra vez, articulações erradas. Vimos que as teóricas falam sobre articulações recíprocas entre a inteligência, o desejo, o organismo e o corpo.
Assertiva Falsa.
d) Manifesta-se quando as articulações recíprocas entre as dimensões da inteligência, do desejo, do organismo e do corpo estão comprometidas, fato que resulta no aprisionamento do aprender do indivíduo por parte de suas estruturas simbólicas inconscientes.
Esta é a alternativa adequada, conforme o que vimos acima.
Assertiva Correta.
A alternativa correta é, portanto, a Letra D.
Deixe um comentário