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Ao discorrer sobre as contribuições da Análise do Comportamento à Educação, Carrara (2004) apresenta princípios frequentemente associados aos projetos educacionais behavioristas.

Assinale a alternativa que apresenta um desses princípios.

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Resposta:

A alternativa correta é letra D) Progressão gradual para estabelecer repertórios complexos.

Gabarito: Letra D

 

Assinale a alternativa que apresenta um desses princípios.

Vamos ver todos os princípios presentes na bibliografia:

“Provisoriamente, apesar da incógnita, retomemos os princípios frequentemente associados aos projetos educacionais behavioristas, nos quais se destacam:

1) a necessidade de que se garanta uma boa densidade de reforçamento, sempre dirigida aos comportamentos compatíveis que levem diretamente ao comportamento desejado;

2) a importância de assegurar oportunidades, em sala de aula, para que o aluno tenha condições de emitir os comportamentos selecionados em função dos objetivos;

3) a recomendação de se utilizar, preferencialmente, situações de aprendizagem que apresentem maior probabilidade de gerar reforçadores naturais. Como já se mencionou, ainda que o professor possa se ver obrigado a, inicialmente, valer-se do expediente de usar reforçadores sociais arbitrários, deve buscar sua pronta substituição pelos reforçadores naturais. Obviamente, não tem sentido que o aluno aprenda a diferença entre as cores verde, amarelo e vermelho de um semáforo em virtude do elogio do professor ou de meio ponto a mais na nota: o que deve controlar a discriminação feita pelo estudante é o valor de sobrevivência social resultante do dominar essa informação, ou seja, o controle pelas consequências naturais na sua vida cotidiana gerado pela aquisição dessa discriminação simples. Portanto, embora seja aceitável o uso provisório de reforçadores arbitrários (artificiais), esse procedimento só tem sentido se for etapa que antecede outra, em que o aprender adquire perenidade em função de consequências naturais. Deve-se, ainda, tomar o cuidado para não entender essa proposição como tendo fundo utilitarista (no sentido ético mais negativo do pragmatismo); na verdade, é imprescindível que o comportamento do educando seja mantido por consequências naturais de sua vida cotidiana, mas esta não necessariamente está limitada ao fazer ou às situações consumatórias corriqueiras. Ler, horas a fio, um livro de ficção, embora não torne facilmente explícita uma situação típica de so­ brevivência da espécie, muito menos um rol imediatamente obje tivo de consequências operantes, sinaliza claramente a possibilidade de que o comportamento de ler também esteja controlado pelas consequências intrínsecas já associadas pelo leitor, na sua história de vida, a outros valores essenciais (reforçadores): daí a leitura ser reportada como “interessante”, por exemplo;

4) a utilização do “princípio de progressão gradual para estabelecer repertórios complexos”, conforme sugere Matos (1993): Dê inicialmente o máximo de ajuda necessária ao aluno e retire gradualmente essa ajuda; estabeleça critérios os mínimos possíveis de desempenho e aumente gradualmente suas exigências; construa sequências longas passo a passo; finalmente, diminua gradualmente a frequência e a magnitude dos reforçadores extrínsecos à situação. Os critérios de mudança nos estímulos antecedentes (instruções, situações, ilustrações, generalizações etc.) e nas regras de consequenciação devem ser: 1) consistentes com o desempenho do aluno e 2) relevantes, isto é, devem acompanhar o progresso do aluno (o que será retomado mais tarde) e estar estreitamente vinculados aos comportamentos que se desejam que os alunos aprendam, (p. 157)

5) o fato de que facilita o ensino constatar a existência ou instalar comportamentos que constituem condições para a aprendizagem em geral, tais como o prestar atenção e o seguir instruções verbais, frequentemente presentes em todas as demais situações de ensino, qualquer que seja o seu nível. Naturalmente, pode-se correr o risco de incidir numa regressão infinita quanto a eventuais “pré-requisitos”, de modo que, para melhor compreender essa questão, recomenda-se, à vista do Behaviorismo Radical, uma leitura da questão da complementaridade entre os aspectos filogenético c ontogenético;

6) a necessidade de evitar, tanto quanto possível, ocasiões que levem o aluno a cometer erros desnecessários (o que não deve ser confundido com a ideia corrente e, não raro, mal compreendida, do “erro construtivo”, na verdade uma resposta funcional e produtiva da criança que deve ser valorizada)”


a)  Preferência ao aprendizado por meio de condicionamento respondente.
b)  Uso perene de reforçadores arbitrários nos processos educacionais.
c)  Modulação fisiológica e sensorial por meio de condicionamento operante.
d)  Progressão gradual para estabelecer repertórios complexos.
e)  Punição positiva de comportamentos inadequados em ambiente escolar.

Nosso gabarito é Letra D.

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