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Ao estudar os processos de aprendizagem e desenvolvimento humano, Vygotsky construiu um arcabouço teórico com uma importante repercussão no processo de escolarização de nossas crianças. Essa nova abordagem fica explícita em algumas ideias que podemos considerar os pilares do pensamento de Vygotsky. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma dessas ideias basilares de Vygotsky.

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Resposta:

A alternativa correta é letra E) O processo de desenvolvimento vai do individual para o social, como resultado da apropriação de formas culturais de ação e de pensamento.

Gabarito: Letra E.

 

Ao estudar os processos de aprendizagem e desenvolvimento humano, Vygotsky construiu um arcabouço teórico com uma importante repercussão no processo de escolarização de nossas crianças. Essa nova abordagem fica explícita em algumas ideias que podemos considerar os pilares do pensamento de Vygotsky. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma dessas ideias basilares de Vygotsky.

 

A questão está baseada nos textos abaixo:

 

"Essa nova abordagem para a psicologia fica explícita em três ideias centrais que podemos considerar como sendo os 'pilares' básicos do pensamento de Vygotsky:

 

- as funções psicológicas têm um suporte biológico pois são produtos da atividade cerebral;

- o funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior, as quais desenvolvem-se num processo histórico;

- a relação homem / mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos.

(...)

A importância dos instrumentos na atividade humana, para Vygotsky, tem clara ligação com sua filiação teórica aos postulados marxistas. Vygotsky busca compreender as características do homem através do estudo da origem e desenvolvimento da espécie humana, tomando o surgimento do trabalho e a formação da sociedade humana, com base no trabalho, como sendo o processo básico que vai marcar o homem como espécie diferenciada. É o trabalho que, pela ação transformadora do homem sobre a natureza, une homem e natureza e cria a cultura e a história humanas. No trabalho desenvolvem-se, por um lado, a atividade coletiva e, portanto, as relações sociais, e, por outro lado, a criação e utilização de instrumentos.

(...)

O cerebro, no entanto, não é um sistema de funções fixas e imutáveis, mas um sistema aberto, de grande plasticidade, cuja estrutura e modos de funcionamento são moldados ao longo da história da espécie e do desenvolvimento individual. Dadas as imensas possibilidades de realização humana, essa plasticidade é essencial: o cérebro pode servir a novas funções, criadas na história do homem, sem que sejam necessárias transformações no órgão físico. Essa idéia da grande flexibilidade cerebral não de uma supõe um caos inicial, mas sim a presença estrutura básica estabelecida ao longo da evolução da espécie, que cada um de seus membros sigo ao nascer."

 

Fonte: "VYGOTSKY: Aprendizado e desenvolvimento Um processo sócio-histórico" (Oliveira)

 

e

 

"Desde o nascimento, a criança tem com o mundo uma relação mediada pelo outro e pela linguagem. Aos poucos, ela aprende a falar e passa a utilizar a própria linguagem para regular suas ações, conferir sentido aos objetos culturais. É na sua relação com o outro que a criança vai-se apropriando das significações socialmente construídas. Assim, é o grupo social que, por meio da linguagem e das significações, possibilita o acesso a formas culturais de perceber e estruturar a realidade.

 

Dessa forma, a abordagem histórico-cultural considera que o processo de desenvolvimento vai do social para o individual, ou seja, as nossas maneiras de pensar e agir são resultado da apropriação de formas culturais de ação e de pensamento.

 

Vygotsky (1984) assumiu uma perspectiva de desenvolvimento para as emoções, destacando que não há uma redução ou desaparecimento das mesmas, mas um deslocamento para o plano simbólico, da significação e do sentido."

 

Fonte: "Efeitos aversivos das práticas de avaliação da aprendizagem escolar" (Leite e Kager)

 

Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra E.


a)  As funções psicológicas, embora tenham inegavelmente uma base biológica, são determinadamente desenvolvidas pela mediação, isto é, pela dimensão social.


b)  O funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior, que são sempre dialéticas e se desenvolvem em um processo histórico.


c)  O desenvolvimento da espécie humana fundamentalmente ocorreu pela atividade trabalho, a partir da aquisição de instrumentos materiais, além dos instrumentos simbólicos.


d)  O cérebro é um órgão com grande plasticidade, cuja estrutura e funcionamento foram se desenvolvendo ao longo da história da espécie e do desenvolvimento pessoal.


e)  O processo de desenvolvimento vai do individual para o social, como resultado da apropriação de formas culturais de ação e de pensamento.

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