Ao retratar o psicólogo e seu vínculo com outros profissionais da escola, Martinez (2010) reforça que o psicólogo deve ter sensibilidade para integrar com modéstia e profissionalismo a uma equipe que geralmente já está constituída. Também cabe ao psicólogo assumir um plano de superação profissional que lhe permita estar à altura do que se pode esperar de sua ação nas condições concretas da escola em que atua, assim como propor criatividade, a partir da ampla gama de suas possibilidades de atuação, direções e estratégias de trabalho que constituam uma contribuição real para a escola em que trabalha. Para Martinez (2010) esse seria
- A) o ideal para atuação do psicólogo escolar, mas impossível de se fazer real.
- B) parte de uma atuação efetiva e eficaz representada pelos profissionais da psicologia que atuam em uma equipe multiprofissional.
- C) sua contribuição a uma atuação tradicional do psicólogo escolar.
- D) seu aporte à construção e a consolidação de uma nova e mais produtiva representação do psicólogo escolar em nosso contexto social.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) seu aporte à construção e a consolidação de uma nova e mais produtiva representação do psicólogo escolar em nosso contexto social.
Gabarito Letra D
Ao retratar o psicólogo e seu vínculo com outros profissionais da escola, Martinez (2010) reforça que o psicólogo deve ter sensibilidade para integrar com modéstia e profissionalismo a uma equipe que geralmente já está constituída. Também cabe ao psicólogo assumir um plano de superação profissional que lhe permita estar à altura do que se pode esperar de sua ação nas condições concretas da escola em que atua, assim como propor criatividade, a partir da ampla gama de suas possibilidades de atuação, direções e estratégias de trabalho que constituam uma contribuição real para a escola em que trabalha. Para Martinez (2010) esse seria
a) o ideal para atuação do psicólogo escolar, mas impossível de se fazer real.
b) parte de uma atuação efetiva e eficaz representada pelos profissionais da psicologia que atuam em uma equipe multiprofissional.
c) sua contribuição a uma atuação tradicional do psicólogo escolar.
d) seu aporte à construção e a consolidação de uma nova e mais produtiva representação do psicólogo escolar em nosso contexto social.
Para a autora, essas ações seriam o aporte do psicólogo à construção e consolidação de uma nova e mais produtiva representação do psicólogo escolar em nosso contexto social.
“Corresponde ao psicólogo ter a sensibilidade para se integrar com modéstia e profissionalismo a uma equipe que geralmente já está constituída. Também cabe ao psicólogo assumir um plano de superação profissional que lhe permita estar à altura do que se pode esperar de sua ação nas condições concretas da escola em que atua, assim como propor criativamente, a partir da ampla gama de suas possibilidades de atuação, direções e estratégias de trabalho que constituam uma contribuição real para a escola em que trabalha. Esse seria, enfim, seu aporte à construção e à consolidação de uma nova e mais produtiva representação do psicólogo escolar em nosso contexto social.”
Nosso gabarito é Letra D.
Fonte: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/6292/1/ARTIGO_QuePodeFazer.pdf
Deixe um comentário